5 coisas para EVITAR fazer no Excel – Atenção para a n.4

Aprenda 5 coisas que você deve EVITAR fazer no Excel

Vocês sabem o quanto eu sou muito suspeito em falar que o Microsoft Excel é maravilhoso! Sem essa ferramenta, as empresas não estariam onde estão hoje.

Veja um infográfico que fiz sobre a importância de se aprender Excel.

Acontece que como o Excel é muito completo, com diversos recursos, fórmulas e funções, as vezes exageramos ao fazer coisas completamente desnecessárias.

Neste artigo, vou falar sobre 5 recursos que você precisa pensar MUITO BEM antes de colocar em sua planilha, pois ao passo que a planilha vai “tomando corpo” e ficando mais complexa, esses recursos podem atrapalhar [e muito!] a manipulação.

Veja só:

1 – Células Mescladas

Células mescladas é uma maravilha! Eu amo esse recurso. Porém, tome cuidado, pois elas podem atrapalhar a funcionalidade da planilha, por exemplo: Você perde a capacidade de classificar os dados corretamente ou executar códigos em VBA. Sem falar que pode complicar sua vida se você for precisar fazer uma tabela dinâmica, SOMASE, CONT.SE e por aí vai.
Mas atenção, se sua planilha for simples, use e abuse desse recurso, pois é extremamente útil.

 2 – Linhas e Colunas Ocultas

Preste bem atenção nesse tópico:
Linhas e colunas ocultas são muito bem vindas para as planilhas de exibição ou seja, as planilhas que serão impressas a fim de apresentar um relatório. Porém, tome muito cuidado em usar este recurso nas planilhas que estão por trás da planilha de exibição, que são a base de dados para fórmulas e funções como, Procv, Tabela Dinâmica, SOMASE, etc. Na prática, linhas e colunas ocultas podem confundir outros usuários que estão tentando seguir uma lógica da sua planilha, eles podem excluir sem querer, podem desconsiderar uma informação importante e sem contar que, esse recurso também impacta diretamente códigos VBA.

3 – Evite células em Branco

Eu sei que não são em todas as planilhas que tem 100% de suas células preenchidas com com algum dado. Porém deixar as células vazias podem causar problemas em algumas funções, por exemplo: AUTOSOMA ou usar filtragem com células em branco vai afetar os cálculos do Excel. Se na sua planilha tiver células vazias, preencha-as com “zero” ou alguma palavra, como NA.

4 – Evite fórmulas complexas desnecessárias

Vejo muitos usuários querendo colocar todos os trabalhos dentro de uma fórmula só. Por exemplo: = (Saláriohora * QuantidadeDehoras) + (ValorHoraExtra * HoraExtradoMes) – (DescontoCestaBasica) – (atrasosdoMês) – (ConvênioMédico) + (Comissão) – (encargos) = SalárioLíquido

Eu sempre falo que ser Ninja do Excel não é somente aprender funções e fórmulas. Também é preciso pensar sempre em como facilitar as rotinas através da ferramenta. Nesse caso acima, é nítido que não há necessidade de colocar todas as variáveis dentro de uma única fórmula. Separar as informações, os subtotais é importante para ter uma visualização completa do relatório.

5 – Cuidado com as funções voláteis

Função volátil é aquela função que atualiza juntamente com dados externos, como a função HOJE(), AGORA().
Já presenciei inúmeras situações, onde usuários usaram essas funções dentro de fórmulas complexas de forma equivocada. O maior erro é quando o usuário simplesmente se esquece que essas funções são atualizadas sempre e em muitos casos, os dados da fórmulas precisam continuar os mesmos.
Recomendo que use essas funções em cabeçalhos e rodapés somente, sem vínculos em fórmulas, pois o risco de se perder, é alto.


 

Espero que tenha gostado desse post. 
O que você achou? Deixe seu comentário. Eu respondo todos pessoalmente 😉

  • Elisângela Pantoja

    Gostei das Aulas,,,,mas você ensina também o power point?

    • Olá Elisângela,
      Obrigado por comentar. Eu também sou Ninja do PowerPoint, mas por enquanto não posto conteúdos sobre.

      Abraços!

  • Anderson Leal

    Uma dica que substitui o recurso de mesclar células:

    1 – Selecione o intervalo que deseja mesclar, por exemplo A1:A5;
    2 – Pressione Ctrl + 1 para abrir a caixa de diálogo “Formatar Células”;
    3 – Selecione a guia “Alinhamento”;
    4 – Em “Alinhamento de texto” na opção “Horizontal” selecione “Centralizar seleção”;
    5 – Clique em OK.

    Veja que o resultado é o mesmo oferecido pelo comando “Mesclar e Centralizar”.

    Abraço!

    • Show de bola Anderson! Obrigado por contribuir, dando uma ótima opção!
      Valeu! Abraço!