6 Formas de analisar dados SEM O EXCEL

Sempre que falamos em análise de dados, logo nos vem à mente o Microsoft Excel, afinal, é um dos melhores e mais usados softwares para analisar dados e criar relatórios. Mas talvez, você já deve ter se questionado se há outras opções, fora o Excel.

Sabemos que existem outras opções, como o Google Sheets, da família do Google Docs. Mas neste artigo, quero trazer outras opções para você.

Confesso que não foi tão fácil criar este post, pois como você já devem perceber, sou o FÃ nº 01 do Microsoft Excel, mas é sempre bom ter a mente aberta para testar novas opções.

Lembrando que nosso foco aqui não é falar diretamente do Excel e dados empresariais, então, você verá alguns aplicativos focados mídias sociais e estratégias de marketing, etc. Mas vamos nos atender à visualização e análise de dados, ok?

E então? Vamos começar?

1. DataHero

O Datahero é um aplicativo é muito bacana! Com ele você pode criar diversos Dashboards bem profissionais com poucos cliques. É possível criar gráficos com praticamente todos os dados e você pode importar arquivos em extensões como xlsx, csv. A qualidade dos gráficos são bem interessantes, ponto muito forte para a interação com os Gráficos, o que torna importante para decisões em tempo real. Com o DataHero, você também pode fazer diversas conexões (nativas) com vários aplicativos como o Shopify, Mailchimp, Zendesk, etc.

excel ninja do do excel datahero

2. Nuvi

O Nuvi é um aplicativo focado em Mídias sociais. Com ele, é possível analisar em tempo real o engajamento e comentários no Facebook, Youtube, Twitter, Instagram e outros. As opções de interação são muito interessantes, tudo em tempo real. Outra característica bem interessante do Nuvi são os Status por cores, o que facilita muito a compreensão dos Dashboards. 

3. Exhibit

O Exhibit foi criado pelo MIT! Com ele, é possível criar rapidamente, páginas na web com dados, gráficos interativos, mapas e série histórica de dados. A característica bem forte deste aplicativo são as interações e personalizações em mapas ao redor do mundo. Basta você pensar na estatística que você quer apresentar em uma localidade específica (Bairro, cidade, estado, País) e usar o Exhibit. O resultado fica muito interessante. Vale ressaltar que é um aplicativo Open Source.

excel ninjadoexcel exhibit

4. Kartograph

O Kartograph foi criado à partir das necessidades de Jornalistas. Apesar de sua interface não muito convidativa, é um bom aplicativo para se criar dados e gráficos em mapas. Ponto negativo deste aplicativo é que não é tão simples de se mexer. Mas como disse no início deste artigo, vale a pena manter a mente aberta e testar novas ferramentas e funcionalidades.

excel ninja do excel kartograph

5. Visual.ly

O Visual.ly é muito legal! Particularmente, eu uso bastante. Com ele é possível criar Infográficos, vídeos e apresentações interativas. No próprio site do Visual.ly, você encontra diversos modelos prontos, bastando apenas escolher e começar a usar.

excel ninja do excel visual.ly

6. Better World Flux

O Better World Flux é um aplicativo focado em processo em linha do tempo. Por exemplo, você pode selecionar diversos países e alguns indicadores e você verá como foi a evolução durante anos. Infelizmente, não é possível (pelo menos até a data deste artigo), criar ou fazer upload de seus próprios dados e isso realmente é frustrante. Mas uma coisa legal é observar a disposição dos gráficos para apresentar uma série histórica, isso pode servir de inspiração para criar seus próprios relatórios.

excel ninja do excel better world flux

Quero saber sua opinião

Gostaria de te convidar a participar deste artigo, você topa?
Logo abaixo, você tem a oportunidade de deixar seu comentário.

O que acha desses aplicativos? Você acha que eles são um possível substituto do Microsoft Excel? Sim? Não? Talvez? Comente abaixo 🙂


Se você gostou deste artigo e acha que merece ser compartilhado, por favor, compartilhe e ajude este mensagem a chegar mais longe 🙂


curso online dashboards no excel

 

Deixe seu comentário