Como arredondar valores no Excel

Você que usa Excel já deve ter percebido que quando formata uma célula para receber dados como Porcentagem e digita 9,7%, por exemplo, ela automaticamente arredonda para 10%. Se clica ne célula e observar na barra de fórmula vai perceber que o valor real é 9,7%, no entanto o mostrado é 10%. Nem sempre gostamos quando isso acontece, por outro lado, se você é um gerente financeiro e na hora de seus realizar seus cálculos para a folha de pagamento eles vieram com muitas casas decimais causando certa complicação para entender, fazer o arrendamento é algo essencial e o Excel é excelente para fazer isso. Na aula de hoje, você vai aprender a fazer diversos tipos de arredondamento no Excel.

Na a aula de hoje faremos 3 funções para arredondamento no Excel: ARRED, ARREDONDAR.PARA.BAIXO e ARRENDONDAR.PARA.CIMA.

Usamos como exemplo essa planilha que está disponível para download:

Donwload da Planilha de Excel

Arredondamento no Excel – Função ARRED

Sintaxe da função ARRED

Núm: Obrigatório. O número que você deseja arredondar.

Núm_digitos: Obrigatório. O número de casas decimais que deseja.

A função ARRED arredonda um número de acordo com as casas decimais desejadas pelo usuário. Por exemplo, se a célula B3, você tem o valor 375,659843, no entanto, só costuma trabalhar com duas casas decimais. Vamos fazer da seguinte forma:

Clique na célula C3, digite a função =ARRED, pressione TAB, selecione a célula B3; e digite 2, pois só queremos 2 dígitos após a virgula:

Agora pressione Enter para vermos o resultado:

Planos Corporativos - Curso de Excel para empresas

Arredondamento no Excel – Função ARRENDONDAR.PARA.BAIXO

Sintaxe da função ARRED

Núm: Obrigatório. O número que você deseja arredondar.

Núm_digitos: Obrigatório. O número de casas decimais que deseja.

Está função arredonda um número para baixo até zero. Quando o último número é menor que 5 o Excel, por padrão, arredonda para baixo.

Na célula D3 digite a função =ARREDONDAR.PARA.BAIXO, pressione TAB. Clique na célula B3, ponto e vírgula, e digite o número 2, pois estamos trabalhando com duas casas decimais após a virgula:

Pressione Enter e temos mais um resultado:

Arredondamento no Excel – Função ARREDONDAR.PARA.CIMA

Para esta situação os números são arredondados para cima. Para tanto, teremos como exemplo o número. A sintaxe a da função é a mesma das funções acima citadas.

Para resolvermos essa situação, digitamos na célula E3 a função =ARREDONDAR.PARA.CIMA, pressionamos a tecla TAB, selecionamos a célula que contém nosso valor, B3, ponto e vírgula, e digite o número 2, para termos duas casas decimais após a virgula:

Pressione Enter para termos nosso último resultado:

Muito fácil, não?

Você ainda tem a possibilidade de usar esses dois botões, onde o da esquerda aumenta o número de casas decimais enquanto o da direita diminui casas decimais sem a necessidade de fazer funções.

Veja como ficaria:

Agora é com você. Clique na imagem abaixo e conheço nossos pacotes de cursos promocionais.

Curso de Excel Gráficos e Dashboards Ninja do Excel

Veja também:

Deixe seu comentário