Como Fixar Célula no Excel

Quando se trata de tarefas repetitivas, o preenchimento automático nos ajuda muito automatizando tarefas que poderiam demorar bastante para concluirmos fazendo-as em questão de segundos. Porém, nem sempre é possível usá-lo sem que façamos algum ajuste, como por exemplo, fixar células.

A fixação de célula é um recurso simples, no entanto, muito poderoso.

Vejamos abaixo como funciona.

Planilha da aula disponível para download. 

Donwload da Planilha de Excel

No primeiro momento vamos utilizar o preenchimento automático com células relativas. Tomando como exemplo temos uma planilha que contém dados sobre o pagamento de uma empresa. Temos como objetivo encontrar o Salário Líquido que é a subtração do Salário Bruto pelo Desconto. Para fazer isso, clique na célula E4, digite o sinal de “=”, clique na célula C4 (célula que contém o Salário Bruto), digite o sinal de subtração, “-”, clique na célula D4 (célula que corresponde ao Desconto) e pressione Enter:

Pronto. Encontramos o Salário Líquido de Pedro:

Aulas Demonstrativas Curso de Excel Avançado Avançado

 

Como sabemos que para encontrar os Salário Líquido de todos os outros funcionários a planilha segue uma sequência lógica, clicamos então novamente na célula do resultado encontrado. Perceba que na parte debaixo da célula temos uma pequena “quebra”:

Posicione o mouse neste local e quando surgir uma “cruzinha” preta arraste para baixo até o último dado da planilha.

Primeira parte do trabalho concluído.

Fixar células

Vimos no exemplo acima o quanto é fácil preencher uma planilha que segue uma sequência lógica. Porém, para concluirmos nosso trabalho temos que adicionar o Bônus de R$ 250,00 que a empresa está dando para cada funcionário. Para tanto, deve-se clicar na célula F4, correspondente ao Bônus, digitar o sinal de “=”, clicar na célula E4, do Salário Líquido, digitar “+”, clicar na célula do valor do Bônus, H4 e pressionar Enter:

E mais uma veja, perceba como é muito fácil:

Façamos, então, o mesmo procedimento anterior: usar o preenchimento automático:

No entanto, perceba que ocorre um erro: o Excel não somou os outros valores.

Isso ocorreu porque o Excel teve o seguinte entendimento: No caso de Pedro ele somou as células: =E4+H4 (célula H4 contém o valor do Bônus):

Para Paulo, ele somou: =E5+H5 (a célula H5 está vazia). E assim ele foi fazendo para todas as células abaixo. Veja nas seguintes imagens:

 

Calma, isso foi só para exemplificar e você entender a lógica do Excel.

Para corrigir o problema clique duas vezes na célula F4, selecione H4 e pressione a tecla F4 do seu teclado para fixar células:

Sua fórmula ficará assim:

=E4+$H$4

Pressione Enter.

Agora sim, utilize o auto preenchimento e o serviço estará concluído:

Fixar células é realmente algo essencial. Gostou? Agora é sua vez. Pratique bastante!

Agora é com você! Clique na imagem abaixo e conheça nossos pacotes promocionais. Aprende Excel do Básico ao Avançado.

Conheça nossos cursos de excel online ninja do excel

Veja Também:

Deixe seu comentário