Como saber quem alterou a planilha no Excel

Hoje em dia um dos critérios mais cobrados pelas empresas na hora da contração é o trabalho em equipe. Isso é um fator muito importante. Pensando nisso, no Excel é possível fazer o compartilhamento de uma pasta de trabalho para que vários usuários possam trabalhar no mesmo documento. No entanto, para o gerente ou pessoa responsável é sempre bom saber quem alterou a planilha no Excel.

Pois bem, isso é muito fácil e hoje é isso que você vai aprender.

Com um documento do Excel aberto e compartilhado vá na Guia Revisão na opção Controlar Alterações e Realçar Alterações.

Nesta janela você vai poder escolher algumas maneiras de monitorar as ações feitas por usuários. Será possível saber, por exemplo, a partir de uma data específica, as alterações que determinado usuário fez e também sobre as alterações sofridas por determinada célula.

Para este recurso funcionar é necessário marcar a caixa de diálogo “Controlar alterações ao editar. Também compartilha a pasta de trabalho”.

Conheça nossos cursos de excel online ninja do excel

Quando

Marcando a caixa Quando você poderá escolher uma data especifica para verificar as alterações feitas na planilha ou caso deseje, pode ver TODAS as alterações que foram feitas.

Curso de Excel Gráficos e Dashboards Ninja do Excel

Autor

Nesta caixa você poderá escolher um usuário especifico e observar as alterações feitas por ele na planilha ou pode analisar todos os usuários.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Onde

Caso não queria monitorar a planilha inteira você pode escolher determinada célula ou intervalo de células para fazer sua verificação.

Uma das coisas mais interessantes deste recurso é que se você marcar a caixa de diálogo: Realçar alterações feitas na tela, as células ficaram marcadas de maneira que fica muito fácil saber quem e quais alterações foram feitas.

Por exemplo, veja na primeira imagem de nossa planilha que o preço da geladeira é de R$ 1.156,00, porém alguém alterou para R$ 500,00. Note que ao colocar o cursor do mouse em cima da célula ela me mostra qual alteração foi feita e por quem.

Vamos voltar mais uma vez na Guia Revisão na opção Controlar Alterações e Realçar Alterações. Marque a opção “Listar alterações em uma nova planilha”. Pressionando OK se abrirá uma nova planilha com o histórico sobre as alterações feitas na planilha.

O histórico você mesmo pode determinar seu período. Para isso basta ir na Guia Revisão, depois em Compartilhar Pasta de Trabalho e Avançada. Aqui você pode determinar a quantidade de dias que deseja que este histórico prevaleça e mesmo se preferir até não ter histórico.

 

Curso de Excel Completo online Ninja do Excel

Veja Também:

Deixe seu comentário