Como criar Gráficos no Excel

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(1/5) Aprendendo a Criar Gráficos no Excel

Seja bem-vindo a primeira lição deste mini-curso dividido em 10 partes sobre como criar Gráficos no Excel. Meu objetivo aqui é guiá-lo no que realmente você precisa saber sobre criar Gráficos no Excel.

Durante o curso, vou falar especificamente sobre Gráficos no Excel, então para isso, precisarei contextualizar alguns tópicos. Talvez você já seja um profissional com conhecimentos avançados em Excel, mas digo que o conteúdo desse mini curso gratuito sobre Gráficos no Excel pode te dar dicas valiosas que vão melhorar seu desempenho no dia a dia.

As lições são simples, mas requerem prática.
Pronto para a primeira lição? Vamos lá!


 

Um erro Comum dos Iniciantes em Excel

Em todas as empresas por onde eu passo para dar cursos de Excel, não é raro eu escutar:

Edson, antes de aprender Gráficos no Excel, eu preciso primeiro obter um conhecimento avançado em toda a ferramenta

#MITO – Acredite, isso não é verdade!

Conheço diversas pessoas que não sabem fazer um PROCV e/ou PROCH, mas que sabem fazer Gráficos muito bons! Melhores inclusive, de profissionais que possuem um conhecimento avançado em Excel.

A Microsoft projetou o Excel justamente para que você não precisasse aprender TUDO antes para só depois, fazer gráficos no Excel.

Talvez você não saiba, mas para criar Gráficos, não é preciso saber 1 FÓRMULA SEQUER! O processo de criação é altamente intuitivo, principalmente nas versões acima do Excel 2007. Mas é claro que as configurações, as personalizações, os parâmetros um pouco mais avançados, não são tão intuitivos assim, é necessário ir mais afundo. Mas calma! Não se preocupe! Estou aqui para te ajudar!

Porque aprender Gráficos no Excel pode Salvar o seu emprego

Todas as empresas passam por situações de crise, concorda? Independente do ramo da empresa onde você trabalha, uma crise financeira sempre aparece. Talvez a sua empresa possa estar passando uma crise financeira agora e você nem esteja sabendo.

O que você acha de apresentar um gráfico para seu chefe, das principais despesas que a empresa ou o seu departamento teve no último ano juntamente com esse gráfico, você colocar um plano de ação anexo dizendo exatamente qual é o melhor caminho a seguir para reduzir esses custos?

Você acha que seu chefe ia gostar? Eu não tenho dúvidas!

Talvez você esteja pensando que essa informação, o seu chefe já tenha. Eu te digo que nem sempre!
Nas empresas onde passo para dar o curso de Excel, sempre preciso dar um suporte extra para criar relatórios gráficos desse tipo, principalmente em Micro, Pequenas e Médias empresas.

Mas caso seu chefe já possua essa informação, nada impede de você agregar outros tipos de dados estratégicos, por exemplo:

Se você trabalha no RH: Que tal um gráfico sobre o TurnOver da sua área dos últimos 12 meses? Assim, você poderá fazer um plano de ação para reduzir a rotatividade na sua empresa. Rotatividade significa custo, quanto menos as pessoas ficam, mais aumenta os custos operacionais.

Se você trabalha na área Comercial: Que tal um gráfico dos produtos mais vendidos e dos produtos menos vendidos nos últimos 6 meses? Assim, você poderá fazer um plano de ação para aumentar ainda mais a escalabilidade dos produtos que vendem bem e, um plano de ação para identificar o motivo pelo qual o produto “X” vende menos.

Se você trabalha na área de compras: Que tal fazer um relatório gráfico sobre os melhores e piores fornecedores dos últimos 12 meses? Assim, você poderá criar um plano de ação para premiar os principais fornecedores que sua empresa possui e principalmente, encerrar o contrato com os piores.

 

Bom, acho que você entendeu o espírito, não é?

Criando Gráficos (Passo a Passo)

Agora você vai aprender como criar Gráficos no Excel. Então, faça o seguinte:

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