A importância do Fluxo de Caixa – Planilha Gratuita

A Importância do Fluxo de Caixa

A importância do Fluxo de Caixa – Planilha Gratuita

Você sabe qual é a importância do Fluxo de Caixa? O que é e para que serve? Se ainda não sabe, vamos explicar agora! Em qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, com 1 funcionário ou uma multinacional, a organização financeira é fundamental. E quanto maior a empresa, mais trabalho na hora de organizar tudo. Para facilitar esse processo existe o Fluxo de Caixa.

Muitas empresas utilizam softwares de gestão financeira, assim como o aplicativo Nummer. Mas você vai ver que também é possível utilizar o Excel para fazer esse controle financeiro.

Curso de Excel para Iniciantes Ninja do Excel

O que é

Resumidamente, o Fluxo de caixa é uma ferramenta para controle e planejamento financeiro. E nisso, temos a importância do Fluxo de Caxa, pois com ele podemos apurar e projetar o saldo disponível da empresa, podendo assim ficar de olho no capital de giro tanto para aplicações quanto para gastos eventuais.

Ter um controle detalhado do seu fluxo de caixa é uma das principais atividades de uma empresa. Manter o fluxo de caixa de uma empresa é extremamente importante para os negócios. Sem essa ferramenta, é praticamente impossível crescer no mundo dos negócios.

Mas para isso não basta ter um fluxo de caixa. É importante utilizá-lo de maneira correta. Nele, a empresa deve registrar todas as movimentações, desde vendas, pagamentos, duplicatas, entre outros. Tanto os já realizados quanto os previstos e agendados.

Veja mais: Aplicativo de gestão financeira Nummer 

Pesquisas mostram que uma das principais causas de fechamento de empresas no Brasil é por má gestão financeira da empresa.

A importância do fluxo de caixa se dá pelas informações estimadas de acordo com os relatórios. Um fluxo de caixa bem feito, mostrará para você todos os pontos fortes e fracos da sua empresa, possibilitando planejamentos a longo prazo e estimativas de caixa. Com um controle financeiro organizado, o empresário tem a tranquilidade de tomar decisões que não comprometerão o lucro, poderá se planejar melhor em seus pedidos e pagamentos.

Como fazer?

Existem muitas formas de fazer o seu próprio fluxo de caixa. Seja manualmente, por meio de aplicativos de gestão financeira como o Nummer ou pagando alguém que faça essa gestão. Mas deixo para você a possibilidade de utilizar o Excel.

Você verá a importância do Fluxo de Caixa na sua empresa conforme você começar a utilizar essa planilha e efetuar o seu controle.  Utilizá-la é simples, basta fazer os lançamentos nas células identificadas e colocar os valores nos locais indicados, o resto será atualizado automaticamente.

Com esta planilha você terá o controle absoluto de todo o seu fluxo de caixa. Todas as entradas e saídas relatadas de forma detalhada.

modelo-planilha-declaração-fluxo-de-caixa

Faça agora o download do Modelo de Planilha – Declaração de fluxo de caixa e Saiba a importância do fluxo de caixa para a sua empresa!

Baixe esta planilha aqui...

 

Veja Também:

Deixe seu comentário
  • Mayte, eu te respondi via Email 😉

  • Ingridt Neundorf

    Ola…tem algum modelo de controle de flusao de caixa e de clinte para academia.
    Parabéns pelo seu trabalho.

    Att

    • Olá Ingridt, infelizmente não tenho esse modelo de Planilha disponível, mas se quiser, posso desenvolver para você. Entre em contato através do email edson@ninjadoexcel.com.br 😉