92 Atalhos do Excel que vão facilitar a sua vida

92 Atalhos do Excel que vão facilitar a sua vida

Há vários atalhos do Excel que facilitam demais na hora de criar uma planilha e/ou ajustar sua base de dados.

Boa parte das vezes, demoramos para realizar os ajustes necessários no Excel, pois, temos que selecionar todas as funções. Mas, há muitas opções, menus, guias e botões para utilizar e até os localizar, nos custa tempo e hoje em dia, queremos sempre otimizar nossas atividades.

92 Atalhos do Excel que Vão Facilitar a Sua Vida

Bem, através deste post, você conseguirá aprender mais de 92 atalhos que vão te ajudar a manusear a sua base de dados no Excel, sem a necessidade de selecionar e buscar as funções na barra de tarefas.

Nossa recomendação é que você aprenda atalhos das funções que você mais usa no seu dia a dia e comece a acessá-los por atalhos.

Assim, você conseguirá ser bem mais produtivo!

Antes da listagem dos atalhos do Excel, deixo um vídeo do nosso canal no Youtube, com exemplos de algum deles e como utilizá-los:

92 Atalhos do Excel

  1. CRTL + SHIFT + 1 – Deixa o número com duas casas depois da vírgula.
  2. CTRL + SHIFT + 4 – Transforma o número em moeda.
  3. CTRL + SHIFT + 5 – Transforma o número em porcentagem.
  4. CTRL + N – Deixa as informações da célula em negrito.
  5. CTRL + I – Deixa as informações na célula em itálico.
  6. CTRL + 1 – Mostra as opções disponíveis para formatar a célula.
  7. CTRL + 2 – Deixa as informações da célula em negrito.
  8. CTRL + 3 – Deixa as informações da célula em negrito.
  9. CTRL + 4 – Deixa as informações da célula sublinhado.
  10. CTRL + 5 – Deixa as informações da célula riscado.
  11. CTRL + ESPAÇO – Seleciona toda a coluna.
  12. SHIFT + ESPAÇO – Seleciona toda a linha.
  13. CTRL + – (menos) – Excluí as células, lhe apresentando as possibilidades.
  14. CTRL + + (mais) – Insere células.
  15. CTRL + ESPAÇO + CTRL + SHIFT + + (mais) – Insere uma coluna.
  16. SHIFT + ESPAÇO + CTRL + SHIFT + + (mais) – Insere uma linha.
  17. CTRL + Z – Desfaz a função realizada anteriormente.
  18. ALT + + (mais) – Aplica a função de SOMA, buscando números.
  19. ALT + ENTER – Insere uma linha dentro da célula.
  20. CTRL + HOME – Move o cursor para o início da planilha.
  21. HOME – Move o cursor para a primeira célula da sua coluna.
  22. CTRL + END – Move o cursor para o último dado da planilha.
  23. CTRL + L – Mostra a opção de Localizar e Substituir.
  24. CTRL + U – Mostra a opção de Localizar e Substituir.
  25. CTRL + G – Mostra a opção Ir Para.
  26. CTRL + F5 – Mostra a opção Ir Para.
  27. CTRL + Setas – (qualquer uma das quatro opções) – Move o cursor para a extremidade selecionada.
  28. CTRL + SHIFT + ESPAÇO – Seleciona todas as células que estão ao redor da que foi selecionada.
  29. CTRL + SHIFT + O – Seleciona todas as células preenchidas.
  30. SHIFT + Setas – Seleciona as células, uma por uma, de acordo com o sentido da seta.
  31. SHIFT + HOME – Seleciona toda a linha até a primeira coluna.
  32. CTRL + SHIFT + HOME – Seleciona as células que estão acima da selecionada.
  33. CTRL + SHIFT + END – Seleciona as células que estão abaixo da selecionada.
  34. ENTER – Mover o cursor para baixo.
  35. SHIFT + ENTER – Mover o cursor para cima.
  36. TAB – Move o cursor para direita.
  37. SHIFT + TAB – Mover o cursor para esquerda.
  38. ESC – Cancelar.
  39. Clique duas vezes na célula + CTRL + SHIFT + ESPAÇO – Seleciona cada palavra descrita na célula.
  40. Clique duas vezes na célula + SHIFT + HOME – Vai selecionar toda a frase.
  41. CTRL + Y – Refaz minha última atividade no Excel.
  42. CTRL + C – Copia a célula.
  43. CTRL + X – Recorta a célula.
  44. CTRL + V – Cola as informações copiada ou recortada da célula.
  45. CTRL + : – Coloca a data atual.
  46. CTRL + SHIFT + : – Coloca a hora atual na célula.
  47. CTRL + T – Seleciona todas as células.
  48. CTRL + D – Copia e cola a informação da célula acima.
  49. CTRL + SHIFT + (mais) – Inclui linha, célula ou coluna.
  50. SHIFT + F2 – Insere comentário.
  51. SHIFT + F10 – Mostra opções para formatar as células.
  52. ALT + F1 – Insere um gráfico com base na tabela selecionada.
  53. F11 – Inclui um gráfico em outra página.
  54. CTRL + K – Inclui algum link.
  55. CTRL + 9 – Oculta a linha que você selecionou.
  56. CTRL + SHIFT + 9 – Vai reexibir as linhas que estavam ocultas.
  57. CTRL + 0 – Oculta a coluna que você selecionou.
  58. CTRL + SHIFT + 0 – Vai reexibir a colunas que forma ocultas.
  59. ALT + SHIFT + Seta para direta – Agrupa as linhas ou colunas.
  60. ALT + SHIFT + Seta para esquerda – Desagrupada as linhas ou colunas.
  61. CTRL + S – Deixa as informações na célula sublinhada.
  62. CTRL + SHIFT + $ – Transforma o número em moeda.
  63. CTRL + SHIFT + # – Transforma o número em data
  64. CTRL + SHIFT + % –Transforma o número em porcentagem.
  65. CTRL + SHIFT + @ – Transforma o número em hora.
  66. CTRL + SHIFT + ! – Transforma em número com vírgula.
  67. CTRL + SHIFT + ^ – Transforma em número científico.
  68. CTRL + SHIFT + & – Inclui borda na célula.
  69. CTRL + SHIFT + _ – Exclui a borda na célula.
  70. F4 – Repete a última formatação aplicada na célula.
  71. Na fórmula aplicar = – Permite incluir uma nova função.
  72. ALT + = – Insere a SOMA.
  73. Na fórmula aplicar SHIFT + F3 – Mostra as opções para inserir fórmulas.
  74. Na fórmula aplicar F4 – Fixa a célula selecionada.
  75. Na fórmula aplicar CTRL + SHIFT + F3 – Cria nomes.
  76. Na fórmula aplicar CTRL + SHIFT + U – Expande a barra de fórmula.
  77. CTRL + N – Cria uma nova pasta de trabalho.
  78. CTRL + TAB – Move para a próxima pasta de trabalho.
  79. CTRL + SHIFT + TAB – Move para a pasta de trabalho anterior.
  80. CTRL + P – Abre a página para impressão.
  81. ALT + ESPAÇO – Abre o menu do Excel.
  82. CTRL + F9 – Minimiza a janela.
  83. CTRL + F10 – Maximiza a janela.
  84. ALT + F8 – Apresenta as linhas de referência para impressão.
  85. ALT + F4 – Fecha a janela.
  86. FN + seta para cima – Move a tela para cima.
  87. FN + seta para baixo – Move a tela para baixo.
  88. ALT + FN + seta para cima – Move a tela para esquerda.
  89. ALT + FN + seta para baixo – Move a tela para direita.
  90. CTRL + SHIFT + FN + seta para cima – Seleciona a pasta de trabalho atual e a que está direita.
  91. CTRL + SHIFT + FN + seta para baixo – Seleciona a pasta de trabalho atual e a que está esquerda.
  92. CTRL + FN + seta para baixo – Move para a pasta de trabalho direita.
  93. CTRL + FN + seta para cima – Move para a pasta de trabalho esquerda.

 

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: