As 30 Fórmulas mais importantes do Excel

As 30 Fórmulas mais importantes do Excel

Fórmulas no Excel sempre foram o bicho de sete cabeças para você? Sempre te disseram que você deveria aprender algumas fórmulas no Excel, mas nunca disseram quais são essas formulas? Você nunca conseguiu aprender fórmulas no Excel?

Antes de tudo, saiba que você não precisa ser um Expert no Excel para aprender fórmulas. O Excel possui centenas de fórmulas e funções e nenhum expert consegue lembrar 100% de todas as fórmulas de cabeça. Então, fique tranquilo, é possível aprender.

Por quê você deve aprender a criar Fórmulas no Excel

O principal objetivo que você deve ter em mente ao querer aprender fórmulas no Excel é para automatizar o seu trabalho e deixar seu trabalho mais eficiente, ou seja, fazer mais em menos tempo.

Aprender a criar fórmulas no Excel vão fazer com que você seja um profissional mais produtivo.

Continue comigo aqui neste artigo e você vai ter acesso à 30 fórmulas mais importantes do Excel.

Parece interessante? Então compartilhe esse post com seus amigos na esperança de espalharmos mais rapidamente essa mensagem sobre as 30 fórmulas mais importantes do Excel 😉

ninja do excel - compartilhar no facebook

O projeto 30 Dias 30 Fórmulas no Excel

30-formulas-mais-importantes-do-excel

Certo dia, estava assistindo algumas palestras do site TED (se você não conhece o TED, faça o um favor a sí mesmo e conheça) e, um das palestras me chamou muita atenção!

A palestra se chama: Faça algo diferente por 30 dias 

Basicamente o que esta palestra incentiva é que você tente algo diferente por 30 dias consecutivos, sem pausas! Desde ir para academia, tirar uma foto por dia, dizer eu te amo, etc. Veja abaixo a palestra que estou dizendo. Recomendo MUITO que você assista!

Então, após assistir esta palestra inspiradora, eu decidi disponibilizar no meu canal do Youtube01 fórmula por dia durante 30 dias. Então nasceu o projeto: 30 Dias 3 fórmulas no Excel. Eu separei as 30 fórmulas mais usadas e a partir de agora, você pode acessar todas.

Se você está querendo aprender Excel, recomendo você seguir este programa de 30 dias, 30 Fórmulas no Excel. Tenho certeza que no final dos 30 dias, você vai estar ainda melhor nesta ferramenta que pode te ajudar a mudar (literalmente) seu negócio, seu empresa, seu trabalho.

Preparado? Então vamos nessa!

Aula Introdutória da série 30 Dias 30 Fórmulas no Excel

Neste vídeo eu explico sobre a série 30 Dias 30 Fórmulas no Excel. Assista para você entender mais sobre o projeto.

 


Fórmula 01 – Função SE 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar na função SE (condição SE), pois é uma das famosas fórmulas do Excel. Se você está prestes a fazer um teste de emprego que caia Excel, tenha certeza que a função SE vai cair no teste.

A Função SE, basicamente quer dizer:

SE(Algo for Verdadeiro, faça tal coisa, caso contrário, faça outra coisa)

Portanto, uma instrução SE pode ter dois resultados. O primeiro resultado é se a comparação for Verdadeira, o segundo se a comparação for Falsa.

Sintaxe da Função SE:

=SE(teste_lógico, [valor_se_verdadeiro], [valor_se_falso])

A estrutura apresentada possui três argumentos, sendo dois deles obrigatórios. Vejamos:

  • teste_lógico: argumento obrigatório, é a condição que será testada através da função.
  • valor_se_verdadeiro: definirá o valor a ser retornado caso o resultado do teste for verdadeiro. É um argumento obrigatório.
  • valor_se_falso: este argumento não é obrigatório. Representa o valor que será retornando se o resultado do teste for falso.

 


Fórmula 02 – Função E 

Use a função E é uma das funções lógicas, para determinar se todas as condições em um teste forem verdadeiros.

Nesta aula, você também vai aprender como fazer uma junção da Função E com a Função SE

Sintaxe da Função E

=E(“Comparação 1”; “comparação 2″…)

A função pode ser escrita com até 255 condições.


Fórmula 03 – Função OU

A Função OU é uma das funções lógicas, para determinar se alguma condição em um teste é verdadeira.

Nesta aula, você também vai aprender como fazer uma junção da Função OU com a Função SE.

Sintaxe da função OU

=OU(‘valor1’, ‘valor2’, …)

A função pode ser escrita com até 255 condições.


Fórmula 04 – Função DIATRABALHO

A Função DIATRABALHO retorna um número que representa uma data que é o número indicado de dias úteis antes ou após uma data (a data inicial). Os dias úteis excluem fins de semana e quaisquer datas identificadas como feriados.

Use DIATRABALHO para excluir os fins de semana ou feriados ao calcular as datas de vencimento de fatura, horas de entrega esperadas ou o número de dias de trabalho executado.

Sintaxe da Função DIATRABALHO

  • =DIATRABALHO(data_inicial, dias, [feriados])A sintaxe da função DIATRABALHO tem os seguintes argumentos:Data_inicial Obrigatório. Uma data que representa a data inicial.Dias Obrigatório.
  • O número de dias úteis antes ou depois de data_inicial. Um valor positivo para gera uma data futura; um valor negativo gera uma data passada.
  • Feriados Opcional. Uma lista opcional com uma ou mais datas a serem excluídas do calendário de trabalho, como feriados estaduais, federais e flutuantes. A lista pode ser um intervalo de células que contém as datas ou uma constante de matriz dos números de série que representam as datas.

Fórmula 05 – Função SOMARPRODUTO

A Função SOMARPRODUTO multiplica os componentes correspondentes nas matrizes fornecidas e retorna a soma destes produtos.

Sintaxe da Função DIATRABALHO

=DIATRABALHO(data_inicial, dias, [feriados])

A sintaxe da função DIATRABALHO tem os seguintes argumentos:

  • Data_inicial Obrigatório. Uma data que representa a data inicial.Dias Obrigatório.
  • O número de dias úteis antes ou depois de data_inicial. Um valor positivo para gera uma data futura; um valor negativo gera uma data passada.
  • Feriados Opcional. Uma lista opcional com uma ou mais datas a serem excluídas do calendário de trabalho, como feriados estaduais, federais e flutuantes. A lista pode ser um intervalo de células que contém as datas ou uma constante de matriz dos números de série que representam as datas.

Fórmula 06 – Função CONT.SE

A Função CONT.SE conta o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes.

Sintaxe da Função CONT.SE

=CONT.SE(intervalo, critério)

A sintaxe da função DIATRABALHO tem os seguintes argumentos:

  • Intervalo (obrigatório): O grupo de células que você deseja contar. O Intervalo pode conter números, matrizes, um intervalo nomeado ou referências que contenham números. Valores em branco e de texto são ignorados.
  • Critérios (obrigatório): Um número, expressão, referência de célula ou cadeia de texto que determina quais células serão contadas.

Fórmula 07 – Função SOMASE

Você pode usar a função SOMASE para somar os valores em uma intervalo que atendem aos critérios que você especificar.

Sintaxe da Função SOMASE

  • =SOMASE(intervalo, critérios, intervalo_soma)A sintaxe da função SOMASE tem os seguintes argumentos:
  • Intervalo: O intervalo de células a ser avaliada por critérios. Células em cada intervalo devem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contenham números. Valores em branco e texto são ignorados.
  • Critérios: (Obrigatório) Os critérios na forma de um número, expressão, referência de célula, texto ou função que define quais células serão adicionadas.

IMPORTANTE: Qualquer critério de texto ou qualquer critério que inclua símbolos lógicos ou matemáticos deve estar entre aspas duplas (“). Se os critérios forem numéricos, as aspas duplas não serão necessárias.

intervalo_soma (Opcional). As células reais a serem adicionadas, se você quiser adicionar células diferentes das especificadas no argumento intervalo. Se o argumento intervalo_soma for omitido, o Excel adicionará as células especificadas no argumento intervalo (as mesmas células às quais os critérios são aplicados).

Você pode usar os caracteres curinga – o ponto de interrogação (?) e o asterisco (*) – como o argumento critérios. O ponto de interrogação corresponde a qualquer caractere único; o asterisco corresponde a qualquer sequência de caracteres. Para localizar um ponto de interrogação ou asterisco real, digite um til (~) antes do caractere.


Fórmula 08 – Função DATAM

A Função DATAM retorna um número de série de data que é o número de meses indicado antes ou depois de data_inicial. Use DATAM para calcular datas de liquidação ou datas de vencimento que caem no mesmo dia do mês da data de emissão.

Sintaxe da Função DATAM

=DATAM(data_inicial, meses)

A sintaxe da função DATAM tem os seguintes argumentos:

  • Data_inicial: Uma data que representa a data inicial. As datas devem ser inseridas usando a função data ou como resultados de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATE(2008,5,23) para o dia 23 de maio de 2008. Podem ocorrer problemas se as datas forem inseridas como texto.
  • Meses: O número de meses antes ou depois de data_inicial. Um valor positivo para meses gera uma data futura; um valor negativo gera uma data passada.

Fórmula 09 – Função FREQUÊNCIA

Esta função no Excel, calcula a FREQUÊNCIA com que os valores ocorrem em um intervalo de valores e, em seguida, retorna uma matriz vertical de números. Por exemplo, use FREQUÊNCIA para contar o número de resultados de teste. Pelo fato de FREQUÊNCIA retornar uma matriz, deve ser inserida como uma fórmula matricial.

Sintaxe da Função FREQUÊNCIA

=FREQUÊNCIA(data_inicial, meses)
=FREQUÊNCIA(matriz_dados, matriz_bin

A sintaxe da função FREQUÊNCIA tem os seguintes argumentos:

  • matriz_dados (Obrigatório): Uma matriz ou uma referência a um conjunto de valores cujas FREQUÊNCIAs você deseja contar. Se matriz_dados não contiver valores, FREQUÊNCIA retornará uma matriz de zeros.
  • matriz_bin (Obrigatório): Uma matriz ou referência a intervalos nos quais você deseja agrupar os valores contidos em matriz_dados. Se matriz_bin não contiver valores, FREQUÊNCIA retornará o número de elementos em matriz_dados.

Fórmula 10 – Função ÍNDICE e CORRESP (Aula ao vivo)

Esta aula foi ao vivo através do meu canal do Youtube.


Fórmula 11 – Função SEERRO

A função SEERRO no Excel, retorna um valor especificado se uma fórmula gerar um erro; caso contrário, retorna o resultado da fórmula. Use a função SEERRO para capturar e controlar os erros em uma fórmula.

Sintaxe da Função SEERRO

SEERRO(valor, valor_se_erro)

A sintaxe da função SEERRO tem os seguintes argumentos:

  • Valor Obrigatório. O argumento verificado quanto ao erro.
  • Valor_se_erro Obrigatório. O valor a ser retornado se a fórmula gerar um erro. Os seguintes tipos de erro são considerados: #N/D, #VALOR!,#REF!, #DIV/0!, #NÚM!, #NOME? ou #NULO!.

Se Valor ou Valor_se_erro for uma célula vazia, SEERRO a tratará como um valor de cadeia vazio (“”). Se o Valor for uma fórmula de matriz, SEERRO retornará uma matriz de resultados para cada célula no intervalo especificado no valor.


Fórmula 12 – Função ALEATÓRIO

A função ALEATÓRIO no Excel, retorna um número aleatório inteiro entre os números especificados. Um novo número aleatório inteiro será retornado sempre que a planilha for calculada.

Sintaxe da Função ALEATÓRIO

=ALEATÓRIO(valor, valor_se_erro)
=ALEATÓRIOENTRE(inferior, superior)

A sintaxe da função ALEATÓRIOENTRE tem os seguintes argumentos:

  • Inferior Obrigatório. O menor inteiro que ALEATÓRIOENTRE retornará.
  • Superior Obrigatório. O maior inteiro que ALEATÓRIOENTRE retornará.

Fórmula 13 – Função CONCATENAR

Use função CONCATENAR, umas das funções de texto, para unir duas ou mais cadeias de texto em uma única cadeia.

Sintaxe da Função ALEATÓRIO

=CONCATENAR(texto1, [texto2], …)

=CONCATENAR(“População de fluxo para “, A2, ” “, A3, ” é “, A4, “/km”)

=CONCATENAR(B2,” “,C2)


 Fórmula 14 – Função HOJE e AGORA

A função HOJE, retorna o número de série da data atual. O número de série é o código de data/hora usado pelo Excel para cálculos de data e hora. Se o formato da célula era Geral antes de a função ser inserida, o Excel irá transformar o formato da célula em Data. Se quiser exibir o número de série, será necessário alterar o formato das células para Geral ou Número.

Sintaxe da Função HOJE

=HOJE()
A sintaxe da função HOJE não tem argumentos.

Sintaxe da Função AGORA

=AGORA()
A sintaxe da função AGORA não tem argumentos.

 


 Fórmula 15 – Função ARRUMAR

A função ARRUMAR, remove todos os espaços do texto exceto os espaços únicos entre palavras. Use ARRUMAR no texto que recebeu de outro aplicativo que pode ter espaçamento irregular.

Sintaxe da Função ARRUMAR

=ARRUMAR(texto)

A sintaxe da função ARRUMAR tem os seguintes argumentos:

  • Texto Obrigatório. O texto do qual se deseja remover espaços.

 Fórmula 16 – Função DIATRABALHO.INTL

A função DIATRABALHO.INTL, retorna o número de série da data antes ou depois de um número específico de dias úteis com parâmetros de fim de semana personalizados. Parâmetros de fim de semana indicam quais e quantos dias são de fim de semana. Dias de fim de semana e dias especificados como feriado não são considerados dias úteis.

Sintaxe da Função DIATRABALHO.INTL

A sintaxe da função DIATRABALHO.INTL tem os seguintes argumentos:

=DIATRABALHO.INTL(data_inicial, dias, [fins de semana], [feriados])

  • Data_inicial (Obrigatório): A data de início, truncada para que apareça como um número inteiro.
  • Dias (Obrigatório): O número de dias úteis antes ou depois de data_inicial. Um valor positivo gera uma data futura; um valor negativo gera uma data passada; um valor zero gera uma data_inicial. O deslocamento de dia é truncado para que apareça como um número inteiro.
  • Fim de Semana (Opcional): Indica os dias da semana que são de fim de semana e não são considerados dias úteis. Fim de Semana é um número de fim de semana ou uma cadeia de caracteres que especificam quando ocorrem os fins de semana.

 Fórmula 17 – Função SUBSTITUIR

A função SUBSTITUIR, coloca novo_texto no lugar de texto_antigo em uma cadeia de texto. Use SUBSTITUIR quando quiser substituir texto específico em uma cadeia de texto.

Sintaxe da Função SUBSTITUIR

SUBSTITUIR(texto, texto_antigo, novo_texto, [núm_da_ocorrência])

A sintaxe da função SUBSTITUIR tem os seguintes argumentos:

  • Texto (Obrigatório): O texto ou a referência a uma célula que contém o texto no qual deseja substituir caracteres.
  • Texto_antigo (Obrigatório): O texto que se deseja substituir.
  • Novo_texto (Obrigatório): O texto pelo qual deseja substituir texto_antigo.
  • Núm_da_ocorrência (Opcional): Especifica que ocorrência de texto_antigo se deseja substituir por novo_texto. Se especificar núm_da_ocorrência, apenas aquela ocorrência de texto_antigo será substituída. Caso contrário, cada ocorrência de texto_antigo no texto é alterada para novo_texto.

Fórmula 18 – Função MUDAR

A função MUDAR, substitui parte de uma cadeia de texto, com base no número de caracteres especificado, por uma cadeia de texto diferente.
Sintaxe:

Sintaxe da Função MUDAR

=MUDAR(texto_antigo, núm_inicial, núm_caract, novo_texto)

  • Texto_antigo (Obrigatório): O texto no qual você deseja trocar alguns caracteres.
  • Núm_inicial (Obrigatório): A posição do caractere em texto_antigo que você deseja substituir por novo_texto.
  • Núm_caract (Obrigatório): O número de caracteres em texto_antigo que você deseja que MUDAR substitua por novo_texto.
  • Novo_texto (Obrigatório): O texto que substituirá os caracteres em texto_antigo.

Fórmula 19 – Função EXT.TEXTO

A função EXT.TEXTO, retorna um número específico de caracteres de uma cadeia de texto, começando na posição especificada, com base no número de caracteres especificado.

Sintaxe da Função EXT.TEXTO

=EXT.TEXTO(texto, núm_inicial,núm_caract)

  • Texto (Obrigatório): A cadeia de texto que contém os caracteres que você deseja extrair.
  • Núm_inicial (Obrigatório): A posição do primeiro caractere que você deseja extrair no texto. O primeiro caractere no texto possui núm_inicial1 e assim por diante.
  • Núm_caract (Obrigatório): Especifica o número de caracteres que EXT.TEXTO deve retornar do texto.

Fórmula 20 – Função TAXA

A função TAXA, retorna a taxa de juros por período de uma anuidade. TAXA é calculado por iteração e pode ter zero ou mais soluções. Se os resultados sucessivos de TAXA não convergirem para 0,0000001 depois de 20 iterações, TAXA retornará o valor de erro #NÚM!.

Sintaxe da Função MUDAR

=Taxa (nper, pgto, VP, [vf], [tipo], [suposição])

OBSERVAÇÃO : Consulte VP para obter uma descrição completa dos argumentos nper, pgto, vp, vf e tipo.

A sintaxe da função TAXA tem os seguintes argumentos:

  • Nper (Obrigatório): O número total de períodos de pagamento em uma anuidade.
  • Pgto (Obrigatório): O pagamento feito em cada período e não pode mudar durante a vigência da anuidade. Geralmente, pgto inclui o principal e os juros e nenhuma outra taxa ou tributo. Se pgto for omitido, você deverá incluir o argumento vf.
  • Vp (Obrigatório): O valor presente — o valor total correspondente ao valor atual de uma série de pagamentos futuros.
  • Vf (Opcional): O valor futuro, ou o saldo, que você deseja obter depois do último pagamento. Se vf for omitido, será considerado 0 (o valor futuro de um empréstimo, por exemplo, é 0). Se vf for omitido, deve-se incluir o argumento pgto.
  • Tipo (Opcional: O número 0 ou 1 e indica as datas de vencimento.

 Fórmula 21- Função CONT.VALORES

A função CONT.VALORES, conta o número de células que não estão vazias em um intervalo.

Sintaxe da Função CONT.VALORES

=CONT.VALORES(valor1, [valor2], …)

A sintaxe da função CONT.VALORES tem os seguintes argumentos:

  • valor1 (Obrigatório): O primeiro argumento que representa os valores que você deseja contar.
  • valor2,… (Opcional): Argumentos adicionais que representam os valores que você deseja contar, até o máximo de 255 argumentos.
    Participe do grupo de estudos dessa série de 30 Dias 30 Fórmulas.

 Fórmula 22- Função CONT.NUM

A função CONT.NUM no Excel, conta o número de células que contêm números e conta os números na lista de argumentos

Sintaxe da Função CONT.NUM

A função CONT.NUM no Excel, conta o número de células que contêm números e conta os números na lista de argumentos

=CONT.NÚM(valor1, [valor2], …)

A sintaxe da função CONT.NÚM tem os seguintes argumentos:

  • valor1 (Obrigatório): O primeiro item, referência de célula ou intervalo em que você deseja contar números.
  • valor2,… (Opcional): Até 255 itens, referências de célula ou intervalos adicionais em que você deseja contar números.

 Fórmula 23- Função DATADIF

A função DATADIF no Excel, calcula o número de dias, meses ou anos entre duas datas.

Sintaxe da Função DATADIF

=DATADIF(data_inicial,data_final,unidade)

A sintaxe da função DATADIF tem os seguintes argumentos:

  • Data_inicial: Uma data que representa a primeira data, ou inicial, do período. As datas podem ser inseridas como cadeias de texto entre aspas (por exemplo, “30/1/2001”), como números de série (por exemplo, 36921, que representa 30 de janeiro de 2001, se você estiver usando o sistema de data 1900) ou como resultado de outras fórmulas ou funções (por exemplo, DATA.VALOR(“30/1/2001”)).
  • Data_final: Uma data que representa a última data, ou final, do período.
  • Unidade: O tipo de informação que você deseja retornar.

 Fórmula 24- Função TRANSPOR

A função TRANSPOR no Excel, retorna um intervalo vertical de células como intervalo horizontal, ou vice-versa. A função TRANSPOR deve ser inserida como uma fórmula de matriz em um intervalo com o mesmo número de linhas e colunas, respectivamente, que o número de colunas e linhas do intervalo de origem. Use TRANSPOR para deslocar a orientação vertical e horizontal de uma matriz ou intervalo em uma planilha.

Sintaxe da Função TRANSPOR

=TRANSPOR(matriz)

A sintaxe da função TRANSPOR tem os seguintes argumento:

  • Matriz Obrigatório: Uma matriz ou intervalo de células em uma planilha que você deseja transpor. A transposição de uma matriz é criada usando a primeira linha da matriz como a primeira coluna da nova matriz, a segunda linha da matriz como a segunda coluna da nova matriz e assim por diante. Caso não tenha certeza de como inserir uma fórmula de matriz, confira Inserir uma fórmula de matriz.

 Fórmula 25- Função TEXTO

A função TEXTO no Excel: Se você deseja combinar texto e um número, como uma data, em um formato legível, use a função TEXTO.

Sintaxe da Função TEXTO

=TEXTO(

TEXTO(valor você deseja formatar, “Formato que deseja aplicar a esse valor”)


 Fórmula 26- Função ABS

Retorna o valor absoluto de um número. Esse valor é o número sem o seu sinal.

Sintaxe da Função ABS

=ABS(núm)

A sintaxe da função ABS tem os seguintes argumentos:

  • Número (Obrigatório): O número real cujo valor absoluto você deseja obter.

 Fórmula 27- Função DESLOC

Retorna uma referência para um intervalo, que é um número especificado de linhas e colunas de uma célula ou intervalo de células. A referência retornada pode ser uma única célula ou um intervalo de células. Você pode especificar o número de linhas e de colunas a serem retornadas.

Sintaxe da Função DESLOC

=DESLOC(ref, lins, cols, [altura], [largura])

A sintaxe da função DESLOC tem os seguintes argumentos:

  • ref (Obrigatório): A referência na qual você deseja basear o deslocamento. Ref deve ser uma referência a uma célula ou intervalo de células adjacentes; caso contrário, DESLOC retornará o valor de erro #VALOR!.
  • lins (Obrigatório): O número de linhas, acima ou abaixo, a que se deseja que a célula superior esquerda se refira. Usar 5 como o argumento de linhas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco linhas abaixo da referência. Lins podem ser positivas (que significa abaixo da referência inicial) ou negativas (acima da referência inicial).
  • cols (Obrigatório): O número de colunas, à esquerda ou à direita, a que se deseja que a célula superior esquerda do resultado se refira. Usar 5 como o argumento de colunas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco colunas à direita da referência. Cols pode ser positivo (que significa à direita da referência inicial) ou negativo (à esquerda da referência inicial).
  • altura (Opcional): A altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo.
  • largura (Opcional): A largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.

Fórmula 28- Função INDIRETO

Retorna a referência especificada por uma cadeia de texto. As referências são imediatamente avaliadas para exibir seu conteúdo. Use INDIRETO quando quiser mudar a referência a uma célula em uma fórmula sem mudar a própria fórmula.

Sintaxe da Função INDIRETO

=INDIRETO(texto_ref, [a1])

A sintaxe da função INDIRETO tem os seguintes argumentos:

  • Texto_ref (Obrigatório): Uma referência a uma célula que contém uma referência em estilo A1, uma referência em estilo L1C1, um nome definido como uma referência ou uma referência a uma célula como uma cadeia de texto. Se texto_ref não for uma referência de célula válida, INDIRETO retornará o valor de erro #REF!.
    Se texto_ref referir-se a outra pasta de trabalho (uma referência externa), ela deve ser aberta. Se a pasta de trabalho original não estiver aberta, INDIRETO retornará o valor de erro #REF!.
    Observação: O Excel Web App não oferece suporte a referências externas.
    Se texto_ref se referir a um intervalo de células fora do limite de linha 1.048.576 ou do limite de coluna 16.384 (XFD), INDIRETO retornará um erro #REF!.
    Observação: Esse comportamento é diferente das versões do Excel anteriores ao Microsoft Office Excel 2007, que ignoram o limite excedido e retornam um valor.
  • A1 (Opcional): Um valor lógico que especifica o tipo de referência contido na célula texto_ref.
    Se a1 for VERDADEIRO ou omitido, texto_ref será interpretado como uma referência em estilo A1.
    Se a1 for FALSO, texto_ref será interpretado como uma referência em estilo L1C1.

Fórmula 29- Função ORDEM.EQ

Retorna a posição de um número em uma lista de números. Seu tamanho em relação a outros valores de uma lista; se mais de um valor tiver a mesma posição, a posição superior desse conjunto de valores será retornada.

Sintaxe da Função ORDEM.EQ

=ORDEM.EQ(número,ref,[ordem])

A sintaxe da função ORDEM.EQ tem os seguintes argumentos:

  • Núm (Necessário): O número cuja posição se deseja encontrar.
  • Ref (Obrigatório): Uma matriz ou referência a uma lista de números. Valores não numéricos em Ref são ignorados.
  • Ordem (Opcional): Um número que especifica como posicionar um número em uma ordem.

Fórmula 30- Função DIA DA SEMANA

Retorna o dia da semana correspondente a uma data. O dia é dado como um inteiro, variando de 1 (domingo) a 7 (sábado), por padrão.

Sintaxe da Função DIA DA SEMANA

=DIA.DA.SEMANA(núm_série,[retornar_tipo])

A sintaxe da função DIA.DA.SEMANA tem os seguintes argumentos:

  • Núm_série (Obrigatório): Um número sequencial que representa a data do dia que você está tentando encontrar. As datas devem ser inseridas com a função DATA ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATA(2008;5;23) para 23 de maio de 2008. Poderão ocorrer problemas se as datas forem inseridas como texto.
  • Retornar_tipo (Opcional): Um número que determina o tipo do valor retornado.

Conclusão sobre Fórmulas no Excel

30-formulas-mais-importantes-do-excel

Aprender Fórmulas no Excel não é fácil, mas é possível!

Mesmo que hoje, você não conheça nada sobre o Excel e suas fórmulas, não desista! Basta dedicar-se ao máximo e com certeza você vai conseguir.

Como disse no início deste post, as fórmulas no Excel servem para facilitar nosso trabalho, deixar os processos que são feitos manualmente, de forma automática e precisa.

Agora eu quero saber se você gostou deste post com as 30 Fórmulas mais importantes do Excel. Qual dessas fórmulas você já conhecia? Todas? Metade? Nenhuma?

Deixe seu comentário abaixo!


Referências: https://support.office.com/pt-br/excel
Deixe seu comentário