Aprenda Duas Maneiras de Criar Botões de Escolha no Excel

Quando se trabalha com base de dados, é muito importante saber criar botões de escolha no Excel, pois, garante que sua planilha seja mais interativa para o usuário e facilita na seleção de opções corretas no caso de questionários.

Sendo assim, considerando o vídeo anexado, vamos aprender duas maneiras práticas e fáceis de inserir botões de escolha na sua planilha de Excel.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Lista Suspensa na Tabela do Excel

Vamos entender na prática como podemos criar botão de escolha no Excel.

Observe que, temos uma base de dados contendo os alunos e suas respectivas médias semestrais:

Aprenda Duas Maneiras de Criar Botões de Escolha no Excel
Notas Semestral de Alunos no Excel

No caso, na coluna de status, gostaríamos de incluir opções de aprovado e reprovado, garantindo que as informações sejam preenchidas corretamente.

Sendo assim, selecione o intervalo da coluna D, vá até a guia de Dados e clique na opção de Validação de Dados:

Acessando a Validação de Dados no Excel
Acessando a Validação de Dados no Excel

Ao abrir uma janela de configuração, marque a opção de Lista em Formatar e em Fonte, selecione as opções de status da coluna F:

Aprenda Duas Maneiras de Criar Botões de Escolha no Excel
Criando Lista Suspensa no Excel

Posteriormente, confirme a ação de OK e assim, você terá a lista com as opções de escolha para classificar a nota semestral dos alunos:

Lista Suspensa no Excel
Lista Suspensa no Excel

Lembrando que, se você tentar digitar qualquer informação diferente da que foi incluída na lista, o Excel apresentará erro, afinal, você quer garantir informações corretas.

Criando Botão de Seleção no Excel

Contudo, temos uma segunda maneira para criar uma lista de escolhas no Excel.

Veja que temos uma tabela no Excel com os valores de janeiro a dezembro dos anos de 2020 e 2021.

Aprenda Duas Maneiras de Criar Botões de Escolha no Excel
Valores Arrecadados nos Anos de 2020 e 2021 no Excel

No caso, precisamos criar um gráfico que vai apresentar os valores de janeiro a dezembro de 2020 ou 2021.

Ou seja, os valores irão variar de acordo com a escolha do ano desejado.

Sendo assim, copie a coluna apenas com os meses e deixe outra em branco:

Criando Colunas com Dados Para o Gráfico no Excel
Criando Colunas com Dados Para o Gráfico no Excel

Depois, selecione estes dados, vá até a guia de Inserir e clique em Gráfico de Colunas:

Aprenda Duas Maneiras de Criar Botões de Escolha no Excel
Inserindo Gráfico de Colunas no Excel

Agora, vá até a guia de Desenvolvedor, clique em Inserir e selecione o último botão da primeira fileira:

Inserindo Botão no Excel
Inserindo Botão no Excel

Com isso, coloque este botão ao lado dos dados inseridos e renomeie como 2020, desta maneira:

Aprenda Duas Maneiras de Criar Botões de Escolha no Excel
Renomeando Botão Inserido no Excel

Depois dos ajustes, vamos precisar “ativar” este controle, então, clique com o botão direito sobre ele e selecione Formatar Controle:

Ativando o Botão Inserido no Excel
Ativando o Botão Inserido no Excel

Assim que aparecer a janela de configuração, vá até a opção Selecionado e em Vínculo da Célula, selecione G2:

Aprenda Duas Maneiras de Criar Botões de Escolha no Excel
Determinando o Vínculo da Célula do Botão no Excel

Após confirmar com OK, copie o botão criado, mas renomeie como 2021:

Criando Outro Botão no Excel
Criando Outro Botão no Excel

Função SE Para Lista Condicional no Excel

Agora, vamos inserir a função SE na coluna G para criar uma lista condicional e conforme a escolha no ano com os botões inseridos, a lista e o gráfico irão alterar as informações.

Sendo assim, aplique a função SE e informe que, se a célula G2 for o número 1, deverá retornar os dados de 2020 da coluna C (verdadeiro), senão, deverá trazer as informações de 2021 da coluna D (falso):

=SE($G$2=1;C3;D3)

Aplicando a Função SE Para Lista Condicional no Excel
Aplicando a Função SE Para Lista Condicional no Excel

Ao arrastar a função nas demais células da coluna G e selecionar um dos botões desejados, o gráfico e a tabela, serão modificados:

Aprenda Duas Maneiras de Criar Botões de Escolha no Excel
Criar Botões de Escolha no Excel

Portanto, com as dicas acima, você irá conseguir automatizar sua planilha escolhendo uma das opções apresentadas, facilitando para o usuário final no preenchimento das informações necessárias.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: