Como Quebrar Texto Automaticamente no Excel

Dentro do Excel, há diversas ferramentas muito úteis para tratar sua base de dados.

Afinal, uma das principais preocupações na hora de usar uma planilha, é garantir que todos os dados apresentados estejam claros e acessíveis para o leitor, sem comprometer o visual.

Pensando nesta importância, vamos te ensinar como quebrar texto automaticamente no Excel, uma das ferramentas mais usadas para melhorar a visualização de dados e sem a necessidade de ajustes manuais.

O Que é a Quebra de Texto Automática no Excel

Imagine que, você trabalha todos os dias com um grande volume de dados no Excel.

Em algum momento você já notou que é comum que o conteúdo descrito na célula seja mais longo do que o espaço disponível na coluna.

No entanto, o texto acaba ficando cortado ou até mesmo ultrapassando para as células ao lado, prejudicando bastante o leitor na visualização dos dados.

Segue abaixo um exemplo disto, onde estamos cadastrando um produto que temos em estoque e o nome dele está cortado, ultrapassando as colunas próximas:

Inclusão de Nome de Produto na Lista de Estoque do Excel
Inclusão de Nome de Produto na Lista de Estoque do Excel

Portanto, para resolver este problema, a solução é utilizar a opção de quebrar texto automaticamente, permitindo que o conteúdo da célula seja ajustado, quebrando o texto em diversas linhas e sem precisar alterar a largura da coluna.

Vamos entender na prática a aplicabilidade desta ferramenta.

Quebrar Texto Automaticamente no Excel

Continuando com o cadastro dos produtos em estoque da nossa loja fictícia, podemos utilizar a quebra de texto automática para que o nome do produto fique correto, sem a necessidade de ajustar a coluna.

Para isso, selecione a célula com o texto (C3), vá até a guia de Página Inicial e em Alinhamento, clique em Quebrar Texto Automaticamente:

Qual a Função para Quebrar Texto Automaticamente no Excel
Quebrando Texto Automaticamente no Excel

Com isso, vamos ter o nome do produto quebrando linhas na célula:

Quebrando Texto Automaticamente no Excel
Quebrando Texto Automaticamente no Excel

No entanto, ainda precisamos ajustar a linha para que o texto caiba totalmente na célula em questão:

Qual a Função para Quebrar Texto Automaticamente no Excel
Ajustando as Linhas de Quebra Automática no Excel

Vale lembrar que, é possível ainda usar o atalho de ALT + ENTER para quebrar a linha automaticamente enquanto você descreve a informação, decidindo onde você irá quebrar as linhas.

Observe que, após preencher as outras informações do registro de estoque, vamos descrever o produto e para quebrar as linhas, usamos o atalho ALT + ENTER:

Quebra de Texto Automático com Atalhos no Excel
Quebra de Texto Automático com Atalhos no Excel

Com esse atalho, por mais que você faça ajustes de colunas e linhas, a quebra de texto vai permanecer da forma que você decidiu com o teclado.

Contudo, é diferente da opção anterior, que se adapta conforme as modificações de linhas e colunas.

Portanto, com as dicas acima, você vai conseguir manter o seu conteúdo legível e organizado, deixando a informação clara e acessível para o seu leitor.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: