Como Sair do Zero no Power Automate

Sair do Zero no Power Automate pode parecer um desafio, mas essa ferramenta é ideal para quem deseja automatizar processos sem a necessidade de um conhecimento avançado em programação.

Afinal, ela possui uma interface intuitiva e há uma integração com diversas ferramentas do Microsoft 365, permitindo criar fluxos automáticos para tarefas repetitivas e melhorar a eficiência do dia a dia, como a criação de alertas até o gerenciamento de arquivos e o envio de notificações.

Vamos entender na prática, juntamente com o vídeo anexado abaixo!

Como Acessar o Power Automate

Primeiramente, temos um exemplo de um processo automatizado pelo Power Automate, onde há um fluxo que recebe um anexo por e-mail, no qual ele irá guardar em uma pasta no One Drive, automaticamente.

Etapa Criadas no Power Automate
Etapa Criadas no Power Automate

Portanto, para acessar o Power Automate, você precisa ter acesso a uma conta corporativa da Microsoft.

Sendo assim, ao entrar em sua conta, você terá acesso ao menu logo acima, onde diversas plataformas estarão disponíveis, incluindo o Power Automate:

Opções de Ferramentas da Microsoft
Opções de Ferramentas da Microsoft

Ao clicar sobre ele e acessá-lo, terá um menu no canto esquerdo da tela:

Menu do Power Automate
Menu do Power Automate

Criando um Fluxo no Power Automate

Uma delas é a possibilidade de criar um fluxo, ou seja, um processo que você irá programar para ser executado automaticamente.

Então, ao clicar na opção de Criar, o Power Automate trará diversas possibilidades, contudo, iremos utilizar a opção de Fluxo de Nuvem Automatizado para o exemplo desta aula:

Criando um Fluxo da Nuvem Automatizado no Power Automate
Criando um Fluxo da Nuvem Automatizado no Power Automate

Em seguida, nomeie seu fluxo e registre o seu gatilho de ação para iniciar o fluxo como o Outlook: Quando um Novo Email é Recebido.

Ou seja, quando chegar um novo e-mail, o Power Automate vai disparar o fluxo de arquivar o anexo no One Drive.

Criando um Fluxo da Nuvem Automatizado no Power Automate
Criando um Fluxo da Nuvem Automatizado no Power Automate

Lembre-se, é importante ter um planejamento do seu fluxo, indicando a ação que será feita e em qual ferramenta ela será executada, facilitando na montagem.

Observe o exemplo abaixo:

Exemplo de Planejamento de Fluxo
Exemplo de Planejamento de Fluxo

Após confirmar a ação em Criar, teremos a primeira etapa:

Primeiro Fluxo Criado no Power Automate
Primeiro Fluxo Criado no Power Automate

Uma dica: desative o Novo Desing no menu superior direito, pois, vai facilitar na execução da tarefa:

Desativando o Novo Designer no Power Automate
Desativando o Novo Designer no Power Automate

Criando Etapas do Fluxo no Power Automate

Como a primeira etapa foi criada, precisamos incluir suas ações e as outras etapas.

Sendo assim, clique em Mostrar Ações Avançadas e registre alguns filtros que o Power Automate irá utilizar para disparar a ação.

No caso, apenas em e-mails com anexo:

Registrando Alguns Filtros no Fluxo do Power Automate
Registrando Alguns Filtros no Fluxo do Power Automate

Posteriormente, vá em Nova Etapa:

Registrando Nova Etapa do Power Automate
Registrando Nova Etapa do Power Automate

Com isso, seguindo as ações catalogadas, após receber o e-mail, precisamos obter o anexo enviado através do Outlook.

Portanto, inclua o Outlook como ferramenta e em Ação, coloque o item de Obter Anexo.

Registrando Ações da Etapa no Power Automate
Registrando Ações da Etapa no Power Automate

Em seguida, registre as opções de ID de acordo com as ações do fluxo, criando um looping de análise do e-mail recebido:

Registrando Ações da Etapa no Power Automate
Registrando Ações da Etapa no Power Automate

Agora, vá em Adicionar uma Ação, dentro da etapa anterior:

Adicionando uma Ação Dentro de uma Etapa no Power Automate
Adicionando uma Ação Dentro de uma Etapa no Power Automate

Posteriormente, localize o OneDrive e registre a ação de Criar Arquivo:

Registrando Ações da Etapa no Power Automate
Registrando Ações da Etapa no Power Automate

Assim, você poderá incluir o caminho da pasta no símbolo ao lado, onde o Power Autone trará todas as pastas disponíveis em seu One Drive:

Registrando Ações da Etapa no Power Automate
Registrando Ações da Etapa no Power Automate

Seguindo, coloque as ações de Nome do Anexo e a etapa anterior, de Obter Anexo:

Registrando Ações da Etapa
Registrando Ações da Etapa no Power Automate

Após todos esses ajustes, clique em Salvar logo acima:

Salvando Fluxo
Salvando Fluxo no Power Automate

Testando o Fluxo Automático no Power Automate

Por fim, como todo o fluxo foi programado, podemos testar o seu funcionamento, na opção de Testar:

Testando o Fluxo
Testando o Fluxo no Power Automate

Sendo assim, recebemos um e-mail com um arquivo anexado.

Então, ao verificar a pasta criada dentro do One Drive, percebemos que o arquivo foi salvo automaticamente:

E ao verificar o fluxo dentro do Power Automate, todas as etapas foram executadas:

Todas as Etapas Executadas
Como Sair do Zero no Power Automate

Portanto, com as dicas acima, você conseguirá sair do zero no Power Automate.

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