A tabela dinâmica para iniciantes no Excel é uma das ferramentas mais poderosas para quem deseja organizar, resumir e analisar grandes volumes de dados sem complicação. Com apenas alguns cliques, é possível transformar informações dispersas em relatórios interativos, tornando a visualização e interpretação dos dados muito mais intuitiva.
Afinal, esse recurso permite criar relatórios flexíveis, explorar diferentes perspectivas de um conjunto de informações e gerar insights sem a necessidade de cálculos manuais ou fórmulas complexas. Além disso, a possibilidade de atualizar os dados dinamicamente torna a tabela dinâmica uma solução essencial para quem trabalha com planilhas grandes e precisa de análises rápidas e assertivas.
Sendo assim, neste tutorial, vamos mostrar passo a passo como criar sua primeira tabela dinâmica para iniciantes no Excel, destacando os principais recursos que vão ajudar você a extrair o máximo das suas planilhas e facilitar sua análise de dados.
Vamos lá!
Analisando a Base de Dados no Excel
Observe que, temos um extenso registro de vendas de uma determinada rede de lojas:

No caso, gostaríamos de resumir os dados, trazendo a quantidade vendida por região, vendedores ou até mesmo por produtos.
Para isso, podemos utilizar a tabela dinâmica.
Criando a Tabela Dinâmica no Excel
Sendo assim, selecione toda a tabela, vá até a guia de Inserir e clique em Tabela Dinâmica:

Posteriormente, você precisa escolher onde deseja colocar a tabela dinâmica:
- Nova Planilha: a tabela será criada em uma nova aba.
- Planilha Existente: insira uma célula onde deseja posicioná-la.
No exemplo deste post, selecionamos a opção de Nova Planilha:

Configurando os Campos da Tabela Dinâmica no Excel
Assim, após confirmar com OK, a janela Campos da Tabela Dinâmica aparecerá no lado direito da tela.

Então, é importante saber que, os títulos das colunas de sua tabela original aparecem como campos que você pode arrastar para as áreas:
- Linhas: Use para categorizar os dados.
- Colunas: Cria colunas separadas com base em um campo (opcional).
- Valores: Adicione dados numéricos que deseja calcular.
- Filtros: Permite criar filtros na tabela (opcional).
Sendo assim, vamos arrastar os Produtos em Linhas, Regiões em Colunas e Valor Total em Valores:

Com isso, teremos o resultado abaixo:
Observe que, apenas com alguns cliques, conseguimos resumir um volume grande dados e sem a necessidade de utilizar fórmulas e funções.

Lembrando que, é possível fazer outras combinações de dados, como arrastar Vendedor em Linhas, Região em Colunas e QTD para Valores, por exemplo:

Dica Extra: Personalize os Dados e Formate sua Tabela Dinâmica
No entanto, como dica extra, trouxemos a opção de personalizar os dados, afinal, o Excel automaticamente a soma das vendas, conforme é possível observar no campo de Valores:

Mas, é possível alterar para média, contagem e entre outros, clique na opção de Soma e Configuração do Campo Valor:

Posteriormente, escolher o que deseja e confirme em OK:

Além disso, na aba de Design, exibida quando você clica na tabela dinâmica) escolha um estilo visual que torne os dados mais claros.

Por fim, caso adicione mais dados na sua tabela e deseja que as informações sejam atualizadas na tabela dinâmica, vá até a aba Análise da Tabela Dinâmica e clique em Atualizar:

Portanto, seguindo as dicas acima, você irá conseguir criar sua primeira tabela dinâmica.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!