Employee Experience: O Guia Completo para Medir e Melhorar a Experiência do Colaborador

Employee Experience: O Guia Completo para Medir e Melhorar a Experiência do Colaborador

A Employee Experience (EX), ou Experiência do Colaborador, é a soma de tudo o que um colaborador vivencia na empresa, desde o processo seletivo até o seu último dia.

Então, medir e melhorar essa experiência é essencial para aumentar o engajamento, reduzir o turnover e fortalecer a cultura organizacional.

Neste guia, você aprenderá como:

  • Medir a experiência do colaborador com indicadores práticos;
  • Criar uma planilha de EX no Excel;
  • Gerar gráficos e tabelas para facilitar a análise;
  • Aplicar insights para melhorar a jornada dos colaboradores.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Conhecendo os Campos da Tabela de Employee Exerience

Observe que, temos no Excel na tabela abaixo contendo as seguintes informações:

  • Nome;
  • Departamento;
  • Data de Admissão;
  • Tempo de Empresa;
  • Percentual de Índice de Engajamento;
  • Avaliação de Satisfação;
  • Comentário do Colaborador.
Modelo de Tabela Employee Experience no Excel
Modelo de Tabela Employee Experience no Excel

Lembre-se de formatar a base de dados acima como tabela.

Criando Colunas Auxiliares na Tabela de Employee Exerience

Agora, iremos criar algumas colunas auxiliares para trazer informações, como a classificação dos colaboradores por tempo de casa.

Então, aplique a função SE e informe que o tempo de casa for maior ou igual 3, será considerado Veterano, senão, Novo:

=SE([@[Tempo na Empresa (anos)]]>=3;”Veterano”;”Novo”)

Com isso, teremos a classificação abaixo:

Classificação de Funcionários por Tempo de Casa no Excel
Classificação de Funcionários por Tempo de Casa no Excel

Posteriormente, temos que categorizar o engajamento.

Então, aplique a função SES e informe que se o índice for maior que 80, será considerado Alto, se for maior ou igual a 60, considerado Médio, senão, será Baixo.

=SES([@[Índice de Engajamento (%)]]>80;”Alto”;[@[Índice de Engajamento (%)]]>=60; “Médio”; VERDADEIRO; “Baixo”)

Classificação de Funcionários por Índice de Engajamento no Excel
Classificação de Funcionários por Índice de Engajamento no Excel

Tabelas Dinâmicas para Resumir Dados

Posteriormente, precisamos criar uma tabela dinâmica para trazer os resultados de maneira mais rápida e prática.

Sendo assim, selecione a tabela, vá até a guia de Inserir e clique em Tabela Dinâmica:

Criando Tabela Dinâmica no Excel
Criando Tabela Dinâmica no Excel

Após confirmar a ação com OK, crie análises como o engajamento médio por departamento.

Lembre se mudar para Média no campo de Valores.

Tabela Dinâmica com o Engajamento Médio por Departamento no Excel
Tabela Dinâmica com o Engajamento Médio por Departamento no Excel

A quantidade de colaboradores por nível de satisfação:

Tabela Dinâmica com o Quantidade de Colaborador por Nível de Satisfação no Excel
Tabela Dinâmica com o Quantidade de Colaborador por Nível de Satisfação no Excel

E ainda, o comparativo de veteranos x novos quanto ao índice de engajamento.

Lembre se mudar para Média no campo de Valores.

Tabela Dinâmica com Veteranos x Novos por Índice de Engajamento no Excel
Tabela Dinâmica com Veteranos x Novos por Índice de Engajamento no Excel

Gráficos com os Resultados

Por fim, você pode trazer alguns gráficos com o intuito de facilitar a análise dos resultados.

Por exemplo, um gráfico de colunas com o percentual do engajamento médio por departamento:

Gráfico de Colunas no Excel
Gráfico de Colunas no Excel

Ainda, um gráfico de barras com a quantidade de colaborador por nível de satisfação:

Gráfico de Barras no Excel
Gráfico de Barras no Excel

E por fim, um gráfico de rosca com o percentual médio do comparativo de funcionários veteranos e novos, considerando o índice de engajamento.

Gráfico de Rosca no Excel
Gráfico de Rosca no Excel

Análise e Ações

Então, com base na base de dados trabalhada neste material, é possível realizar uma leitura rica e estratégica sobre a experiência dos colaboradores na empresa.

As Tabelas Dinâmicas e os gráficos gerados no Excel revelam padrões e oportunidades de melhoria que servem de base para decisões reais no RH e na liderança.

Portanto, analisando minuciosamente os resultados, é necessário identificar os pontos de atenção e definir ações direcionadas que contribuam para a melhoria contínua do ambiente de trabalho, da satisfação e do engajamento dos colaboradores, promovendo uma gestão mais inteligente e centrada em pessoas.

Portanto, com as dicas acima, você será capaz de medir e aprimorar a experiência do colaborador: uma das formas mais eficazes de promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Pois, ao utilizar uma planilha bem estruturada, é possível transformar percepções em dados concretos, e dados em decisões estratégicas.

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Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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