A Employee Experience (EX), ou Experiência do Colaborador, é a soma de tudo o que um colaborador vivencia na empresa, desde o processo seletivo até o seu último dia.
Então, medir e melhorar essa experiência é essencial para aumentar o engajamento, reduzir o turnover e fortalecer a cultura organizacional.
Neste guia, você aprenderá como:
- Medir a experiência do colaborador com indicadores práticos;
- Criar uma planilha de EX no Excel;
- Gerar gráficos e tabelas para facilitar a análise;
- Aplicar insights para melhorar a jornada dos colaboradores.
Vamos lá!
Conhecendo os Campos da Tabela de Employee Exerience
Observe que, temos no Excel na tabela abaixo contendo as seguintes informações:
- Nome;
- Departamento;
- Data de Admissão;
- Tempo de Empresa;
- Percentual de Índice de Engajamento;
- Avaliação de Satisfação;
- Comentário do Colaborador.

Lembre-se de formatar a base de dados acima como tabela.
Criando Colunas Auxiliares na Tabela de Employee Exerience
Agora, iremos criar algumas colunas auxiliares para trazer informações, como a classificação dos colaboradores por tempo de casa.
Então, aplique a função SE e informe que o tempo de casa for maior ou igual 3, será considerado Veterano, senão, Novo:
=SE([@[Tempo na Empresa (anos)]]>=3;”Veterano”;”Novo”)
Com isso, teremos a classificação abaixo:

Posteriormente, temos que categorizar o engajamento.
Então, aplique a função SES e informe que se o índice for maior que 80, será considerado Alto, se for maior ou igual a 60, considerado Médio, senão, será Baixo.
=SES([@[Índice de Engajamento (%)]]>80;”Alto”;[@[Índice de Engajamento (%)]]>=60; “Médio”; VERDADEIRO; “Baixo”)

Tabelas Dinâmicas para Resumir Dados
Posteriormente, precisamos criar uma tabela dinâmica para trazer os resultados de maneira mais rápida e prática.
Sendo assim, selecione a tabela, vá até a guia de Inserir e clique em Tabela Dinâmica:

Após confirmar a ação com OK, crie análises como o engajamento médio por departamento.
Lembre se mudar para Média no campo de Valores.

A quantidade de colaboradores por nível de satisfação:

E ainda, o comparativo de veteranos x novos quanto ao índice de engajamento.
Lembre se mudar para Média no campo de Valores.

Gráficos com os Resultados
Por fim, você pode trazer alguns gráficos com o intuito de facilitar a análise dos resultados.
Por exemplo, um gráfico de colunas com o percentual do engajamento médio por departamento:

Ainda, um gráfico de barras com a quantidade de colaborador por nível de satisfação:

E por fim, um gráfico de rosca com o percentual médio do comparativo de funcionários veteranos e novos, considerando o índice de engajamento.

Análise e Ações
Então, com base na base de dados trabalhada neste material, é possível realizar uma leitura rica e estratégica sobre a experiência dos colaboradores na empresa.
As Tabelas Dinâmicas e os gráficos gerados no Excel revelam padrões e oportunidades de melhoria que servem de base para decisões reais no RH e na liderança.
Portanto, analisando minuciosamente os resultados, é necessário identificar os pontos de atenção e definir ações direcionadas que contribuam para a melhoria contínua do ambiente de trabalho, da satisfação e do engajamento dos colaboradores, promovendo uma gestão mais inteligente e centrada em pessoas.
Portanto, com as dicas acima, você será capaz de medir e aprimorar a experiência do colaborador: uma das formas mais eficazes de promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Pois, ao utilizar uma planilha bem estruturada, é possível transformar percepções em dados concretos, e dados em decisões estratégicas.
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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!