Como AGRUPAR DADOS No EXCEL

Organizar informações de forma clara e estruturada é essencial para facilitar a análise de dados no Excel.

Uma das ferramentas mais úteis para isso é o recurso de agrupamento de dados, que permite consolidar linhas ou colunas com informações semelhantes, tornando a visualização mais organizada e permitindo identificar tendências com facilidade.

Ou seja, agrupar dados é especialmente útil em planilhas extensas, pois ajuda a resumir informações, ocultar detalhes desnecessários temporariamente e criar relatórios mais claros e dinâmicos.

Portanto, neste guia, você aprenderá como usar os recursos de agrupamento do Excel de maneira prática e eficiente.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Agrupar Dados com Tabela Dinâmica

Observe que, temos uma extensa tabela no Excel, contendo o registro completo de vendas de uma determinada loja:

Registro de Vendas no Excel
Registro de Vendas no Excel

No caso, gostaríamos de resumir as informações, trazendo resultados de forma consolidada e facilitar a análise.

Primeiramente, vamos formatar a base de dados como tabela.

Então, selecione os dados, vá em Página Inicial e em Formatar Como Tabela, escolha um modelo:

Formatando Dados como Tabela no Excel
Formatando Dados como Tabela no Excel

Após confirmar a ação com OK, temos o resultado abaixo:

Tabela com o Registro de Vendas no Excel
Tabela com o Registro de Vendas no Excel

Lembre-se de nomear a tabela na guia de Design da Tabela:

Nomeando a Tabela de Vendas no Excel
Nomeando a Tabela de Vendas no Excel

Então, ainda em Design da Tabela, clique na opção de Resumir com a Tabela Dinâmica:

Resumindo Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel
Resumindo Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel

Ao confirmar a ação, temos os Campos da Tabela Dinâmica do lado direito da tela:

Campos da Tabela Dinâmica no Excel
Campos da Tabela Dinâmica no Excel

Com isso, se você arrastar o campo de Região para Linhas e Valor Total em Valores, temos o total do faturamento por região:

Resumindo Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel
Resumindo Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel

Se necessário, classifique os valores do maior para o menor, clicando com o botão direito sobre os valores e selecionando as opções de Classificar e Maior para Menor:

Classificado Dados da Tabela Dinâmica no Excel
Classificado Dados da Tabela Dinâmica no Excel

Detalhes do Agrupamento na Tabela Dinâmica

No entanto, se você precisar de detalhes sobre como as vendas por região chegaram a esse valor, basta clicar duas sobre o valor desejado:

Resumindo Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel
Resumindo Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel

Assim, o Excel abrirá uma nova aba, mostrando todas as vendas realizadas naquela região específica:

Detalhando Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel
Detalhando Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel

Com isso, você pode nomear esta aba da planilha de acordo com a região e fazer o mesmo processo para as demais.

Além disso, você poderá utilizar os filtros das tabelas geradas para classificar e/ou filtrar informações de acordo com o que você precisa visualizar.

Opções de Filtros na Tabela Gerada
Opções de Filtros na Tabela Gerada

Como todas as bases de dados estão formatadas como tabela, ao adicionar novas vendas na base inicial, as tabelas por região e o resumo da tabela dinâmica serão atualizados.

Agrupando Dados com Filtro da Tabela Dinâmica

Como segunda opção de agrupamento de dados, ainda na tabela dinâmica, arraste o campo de Data em Linhas, deixando apenas o mês.

Depois, arraste o campo de vendedor em Filtro, Região em Colunas e Valor Total em Valores, chegando a este resultado:

Resumindo Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel
Resumindo Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel

Agora, na guia de Análise da Tabela Dinâmica, vá em Opções e selecione o item de Mostrar Páginas do Filtro de Relatório:

Detalhando Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel
Detalhando Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel

Então, após confirmar a ação em OK, teremos os dados de vendas agrupados por vendedor:

Detalhando Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel
Detalhando Dados da Tabela com Tabela Dinâmica no Excel

Portanto, com as dicas acima, você consegue agrupar e analisar seus dados de forma prática e dinâmica, obtendo resultados claros e facilmente atualizáveis sempre que novas informações forem adicionadas à base.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *