N8N no EXCEL: Como Integrar e Automatizar Planilhas

N8N no EXCEL: Como Integrar e Automatizar Planilhas

O N8N é uma poderosa plataforma de automação que permite conectar diferentes aplicativos e automatizar fluxos de trabalho sem precisar programar. Pois, com ele, é possível integrar o Excel a outras ferramentas, facilitando tarefas como atualizar planilhas automaticamente, enviar dados para bancos de dados, gerar relatórios ou receber notificações sempre que uma planilha é modificada. Então, ao combinar o Excel com o N8N, você economiza tempo e reduz erros, tornando seus processos mais eficientes e inteligentes. Portanto, neste artigo, você vai aprender como usar o Continue lendo

Como usar SELECTEDVALUE no Power BI

Como usar SELECTEDVALUE no Power BI

A função SELECTEDVALUE é uma das mais úteis no DAX quando queremos capturar o valor selecionado em um filtro ou visual no Power BI. Como usar SELECTEDVALUE no Power BI!  Afinal, ela é perfeita quando você deseja exibir ou calcular algo com base na seleção de um único valor feito pelo usuário, como um nome de cliente, região, produto ou vendedor. Neste exemplo, vamos usar a base de dados anexada, que contém colunas como Região, Vendedor, Produto, Valor Total, entre outras e colocar em prática Continue lendo

FAÇA CÁLCULOS no POWER BI (SEM DAX!)

FAÇA CÁLCULOS no POWER BI (SEM DAX!)

Embora o DAX seja a linguagem mais usada para criar cálculos avançados no Power BI, você não precisa dominá-la para realizar operações básicas e enriquecer seus relatórios. Afinal, o Power BI oferece recursos visuais e editoriais que permitem calcular valores diretamente nas tabelas ou nos visuais, sem escrever nenhuma fórmula. Portanto, neste guia, você vai aprender como realizar cálculos no Power BI sem precisar escrever uma única linha de DAX. Vamos lá! BASE DE DADOS Cálculos no Power Query sem DAX Observe que, temos uma Continue lendo

Como Usar o Pincel de Formatação no Word do Jeito Certo

Como Usar o Pincel de Formatação no Word do Jeito Certo

O Pincel de Formatação é uma das ferramentas mais úteis do Word para copiar estilos rapidamente de um trecho do texto para outro. Como Usar o Pincel de Formatação no Word do Jeito Certo Afinal, com ele, você pode aplicar a mesma fonte, cor, tamanho, negrito, itálico, espaçamento e outras formatações sem precisar repetir todo o processo manualmente. Ou seja, é ideal para deixar documentos mais padronizados e com aparência profissional, economizando tempo e evitando erros. Como Usar o Pincel de Formatação no Word Imagine Continue lendo

PROCX vs PROCV: Qual a Diferença? Quando Usar?

PROCX vs PROCV: Qual a Diferença? Quando Usar?

Se você trabalha com Excel, certamente já utilizou PROCV e PROCX Excel para buscar dados em planilhas. Quem já domina o PROCV, provavelmente sabe o quanto essa função é útil para buscar dados em tabelas. Mas você também já deve ter esbarrado em suas limitações, como a impossibilidade de buscar valores à esquerda ou a necessidade de colunas fixas. É aí que entra o PROCX, uma função mais moderna, flexível e poderosa, criada justamente para substituir funções de procura mais antigas, como PROCV, PROCH e Continue lendo

Como Contar Quantas Vezes Uma Palavra Aparece no Excel

Como Contar Quantas Vezes Uma Palavra Aparece no Excel

Saber quantas vezes uma palavra específica aparece em uma planilha é uma tarefa muito útil no Excel: Como Contar Quantas Vezes Uma Palavra Aparece no Excel Seja para contar quantos clientes compraram um produto específico ou verificar quantas vezes uma cidade aparece, essa análise pode ser feita de forma rápida com as funções certas. Neste tutorial, vamos aprender como contar a frequência de uma palavra em uma lista de forma prática, usando funções simples como CONT.SE. Vamos lá! BASE DE DADOS CONT.SE no Excel Observe Continue lendo

Como Transformar Letras Minúsculas em MAIÚSCULAS no Excel

Como Transformar Letras Minúsculas em MAIÚSCULAS no Excel

Muitas vezes, ao importar dados de outros sistemas ou preencher planilhas manualmente, os textos podem vir fora do padrão, com letras minúsculas, maiúsculas ou uma mistura de ambas. Essa falta de padronização dificulta a leitura, filtros e até análises com fórmulas no Excel. Como Transformar Letras Minúsculas em MAIÚSCULAS no Excel Contudo, o Excel oferece uma função simples e poderosa chamada MAIÚSCULA, que permite transformar automaticamente qualquer texto em letras maiúsculas, garantindo consistência nos dados e melhora a apresentação da sua planilha. Vamos lá! BASE Continue lendo

Resumo Semanal: Terceira Semana de Julho de 2025

Resumo Semanal: Terceira Semana de Julho de 2025

Olá, Ninjas! Vamos ao Resumo Semanal: Terceira Semana de Julho de 2025 Que semana nós tivemos! Primeiramente, entre análises avançadas de dados, correções de erros críticos no Power BI e até IA revolucionando como trabalhamos com documentos, nossa terceira semana de julho trouxe conhecimento de alto nível para todos os níveis de usuários. Agora então, vamos ao que rolou de mais importante: DESTAQUES DO YOUTUBE 1. Como usar EXCEL para fazer ANÁLISE DE DADOS avançada Assistir no YouTube Finalmente! O tutorial completo de análise de Continue lendo

Como Fixar Células no Excel Usando o F4

Como Fixar Células no Excel Usando o F4

No Excel, ao usar fórmulas que referenciam outras células, é comum que essas referências mudem automaticamente ao copiar a fórmula para outras células. Aprenda agora a Fixar Células no Excel!  Então, para evitar isso, usamos referência absoluta, que fixa a célula na fórmula. No caso, o atalho F4 é a forma mais rápida e prática de alternar entre os tipos de referências (relativa, absoluta e mista). Isso é fundamental para manter fórmulas corretas em planilhas dinâmicas, como cálculos de comissão, reajuste, ou uso de tabelas Continue lendo

Como Somar Com Condição no Power BI (Usando CALCULATE)

Como Somar Com Condição no Power BI (Usando CALCULATE)

Em análises com Power BI, muitas vezes é necessário somar valores com base em critérios específicos, como por exemplo: somar o total vendido apenas para uma determinada região, estado ou canal de vendas, aprenda agora Somar Com Condição no Power BI! Para isso, usamos a função CALCULATE, uma das mais poderosas do DAX, que permite aplicar filtros personalizados em medidas de agregação como SUM. Vamos entender na prática. BASE DE DADOS Importando Base de Dados do Excel para o Power BI Observe que, temos uma Continue lendo