Assim como nas expressões numéricas propriamente dita, a ordem do cálculo no Excel também é muito importante e deve ser respeitada. Sendo assim, sabemos que temos quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porém, também devemos saber que em um cálculo a prioridade é que se resolvam primeiro as multiplicações e/ou divisões para depois resolver as adições e/ou subtrações.
Como fazer a ordem do cálculo no Excel
Por exemplo, qual o resultado de 5+10*2? Muito podem pensar que é 30, pois fariam assim: 5+10 = 15. 15 x 2 = 30, no entanto, primeiro o Excel vai resolver a multiplicação. Ficando assim: 10 x 2 = 20. 5 + 20 = 25.
Resultado:
Mas e se no caso eu quisesse fazer primeiro a soma e só depois a multiplicação?
Isso é bem simples. Para isso, vamos fazer uso dos parênteses:
Dessa forma, primeiro ele resolve o que está dentro dos parentes e depois ele calcula com o valor ao lado.
Agora sim o resultado é: 30.
No Excel não fazemos o uso de colchetes “[“ ou chaves “{“ para indicarmos prioridade. No entanto, podemos usar os parentes mais de uma vez.
Como então ficaria para resolver está expressão numérica: 25 + {14 – [25 x 4 + 40 – (20 ÷ 2 + 10)]}?
Simples. Em vez de colocar os [] e {}, para a ordem do cálculo no Excel vamos usar vários parênteses. Veja na imagem abaixo:
Nosso resultado é: -81.
Portanto, pode até parecer confuso, mas pratique e verá que não é, em outras palavras, quanto mais você praticar Excel, melhor você vai ficar.
E aí, gostou de aprender como funciona a ordem do cálculo no Excel (definir a prioridade de cálculo) ?
Gostaria de saber sua opinião. Deixe nos comentários.