Como Criar uma Lista Suspensa Sem Repetição no Excel

Como Criar uma Lista Suspensa Sem Repetição no Excel

Como você deve saber as listas suspensas são muito utilizadas no Excel, pois elas dão uma visão muito mais profissional a nossa planilha além do que somente será aceito, naquela célula, um valor pré-determinado que futuramente evitará erro de digitação na planilha. Porém, muita vezes a sua base de dados contém muitas informações repetidas, e isso não é muito legal. Portanto, aprenda agora como usar uma lista suspensa sem repetição no Excel.

Contudo, em nossa planilha queremos buscar a área de trabalho dos funcionários, para que em seguida, possamos usar a função SOMASE para identificarmos o quanto estamos gastando na área selecionada.

Sendo assim, vamos utilizar uma Validação de Dados para assim que escolhermos a área ele mostra o valor.

Planilha Disponível para Download 

Donwload da Planilha de Excel

Mas, o problema é que se nós buscarmos a base a partir da área da base original, teremos diversos valores de repetidos:

Base para Lista Suspensa Sem Repetição no ExcelVeja que o resultado no cálculo funcionará, porém, convenhamos que, não fica legal você repetir várias vezes a mesma informação:

Resultado I de Lista Suspensa Sem Repetição no Excel

Como Criar uma Lista Suspensa sem Repetição no Excel – passo a passo

Antes de mais nada, para criar nossa lista suspensa sem repetição no Excel precisamos criar uma nova base com valores únicos.

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Portanto, vamos utilizar a função ÚNICO:

Valores únicos para Lista Suspensa Sem Repetição no Excel

Mas, se você não possui esta função sua versão assista esse vídeo logo abaixo que você vai ver novas maneiras de obter valores únicos no Excel:

Agora que criamos na nossa base de dados com valores únicos, em outras palavras, é só criamos a validação de dados a partir daqui. Nesse sentido, clique na Guia Dados e Validação de Dados.

Em Permitir escolha lista e logo em seguida selecione a base de valores únicos para fonte pressionando o que logo em seguida:

Criando Lista Suspensa Sem Repetição no Excel

Como resultado, criamos a nossa lista suspensa sem repetição no Excel:

Lista Suspensa Sem Repetição no Excel

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

 

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados Sobre Excel: