Há algumas funções do Excel que todo mundo deveria saber, pois, ferramentas essenciais que podem transformar a forma como lidamos com dados e informações em nosso dia a dia.
Afinal, dominar algumas dessas funções pode não apenas aumentar a eficiência no trabalho, mas também permitir uma melhor tomada de decisões, com base em dados organizados e analisados.
Vamos colocar me prática essas funções para um melhor entendimento.
Função SOMASE no Excel
Observe que, temos uma lista de funcionários e das suas vendas efetuadas no Excel:
![2 Funções do Excel que TODO MUNDO deveria saber](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/01-Vendas-Registradas-no-Excel.jpg)
No caso deste primeiro exemplo, precisamos descobrir qual foi o total vendido de cada funcionário, visto que há vários lançamentos ao longo do período.
Então, vamos usar a função SOMASE, responsável por somar valores de acordo com o critério estabelecido.
Sendo assim, na célula G3, aplique a função SOMASE, selecione o intervalo com o nome de todos os funcionários na coluna B.
Depois, selecione os funcionários para análise na coluna F como critério de análise e por fim, como intervalo de soma, selecione os valores das vendas na coluna C.
![Aplicando a Função SOMASE no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/02-Aplicando-a-Funcao-SOMASE-no-Excel.jpg)
Ao clicar no ENTER, teremos o resultado abaixo:
![2 Funções do Excel que TODO MUNDO deveria saber](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/03-Resultado-da-Funcao-SOMASE-no-Excel.jpg)
Função ARRUMAR no Excel
Contudo, se você observar, a função SOMASE não realizou a soma das vendas corretamente, como no caso do vendedor Rodrygo, assim como de outros colabores:
![Resultado Errado da Função SOMASE no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/04-Resultado-Errado-da-Funcao-SOMASE-no-Excel.jpg)
No entanto, entendemos que há espaços a mais entre os nomes dos funcionários, conforme é possível observar:
![2 Funções do Excel que TODO MUNDO deveria saber](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/05-Espacos-Localizados-na-Lista-de-Funcionarios-do-Excel.jpg)
Então, para corrigir esse problema, vamos usar a função ARRUMAR, responsável por limpar o texto, removendo espaços extras no início e no final da célula.
Portanto, insira uma coluna ao lado dos nomes, aplique a função ARRUMAR e selecione todos os funcionários, desta maneira:
![Usando a Função ARRUMAR para Corrigir Nomes no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/06-Usando-a-Funcao-ARRUMAR-para-Corrigir-Nomes-no-Excel.jpg)
Clicando com o ENTER do teclado, você terá os nomes corrigidos:
![2 Funções do Excel que TODO MUNDO deveria saber](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/07-Nomes-Corrigidos-com-a-Funcao-ARRUMAR-no-Excel.jpg)
Agora, copie os nomes corrigidos, clique com o botão direito na coluna B e quando colar, selecione a opção de Colar como Valores:
![Colagem Especial no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/08-Colagem-Especial-no-Excel.jpg)
Assim, apenas os nomes serão copiados na coluna de funcionário, sem a função ARRUMAR e os valores das vendas serão corrigidos:
![2 Funções do Excel que TODO MUNDO deveria saber](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/09-Nomes-e-Valores-Corrigidos-no-Excel.jpg)
Função PIVOTAR no Excel
No entanto, podemos conseguir o mesmo resultado, mas, usando a função PIVOTAR, disponível apenas na versão do 365 do Excel.
Ela é responsável por resumir um conjunto de dados, como a tabela dinâmica.
Então, em G14, aplique a função PIVOTAR, selecione a coluna B como conjunto de linhas e selecione a coluna C como valores.
Por fim, escolha a opção de SOMA.
![Aplicando a Função PIVOTAR no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/10-Aplicando-a-Funcao-PIVOTAR-no-Excel.jpg)
Clicando com o ENTER, teremos o resultado abaixo:
![2 Funções do Excel que TODO MUNDO deveria saber](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/11/11-Resultado-da-Funcao-PIVOTAR-no-Excel.jpg)
Portanto, com as dicas acima, você conseguiu aprender as funções mais úteis e práticas do Excel, que todo usuário, independentemente do nível de habilidade, deve conhecer para otimizar suas tarefas e aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!