Como Criar Gráficos de Dispersão no Power BI

Os gráficos de dispersão no Power BI são uma ferramenta poderosa para analisar a relação entre duas variáveis numéricas.

Afinal, eles permitem visualizar padrões, tendências e correlações nos dados, tornando-se essenciais para análises estatísticas e tomada de decisões estratégicas.

Ou seja, com esse tipo de gráfico, é possível comparar dados individuais e identificar agrupamentos e distribuições em grandes volumes de informação.

Sendo assim, neste guia, você aprenderá o passo a passo para criar um gráfico de dispersão no Power BI, entender sua utilidade e como configurá-lo para obter insights valiosos.

Gráfico de Dispersão no Power BI

Observe que, temos uma extensa base de dados no Excel, no qual foi importada e tratada no Power BI:

Base de Dados Importada para o Power BI
Base de Dados Importada para o Power BI

No caso, vamos criar um gráfico de dispersão no Power BI, para trazer uma análise da relação entre o faturamento e a quantidade de vendas por produto.

Sendo assim, vá em Visuais, selecione o Gráfico de Dispersão e arraste Produtos em Valores, em Eixo X coloque o Faturamento e no Eixo Y a Qtd de Vendas:

Criando o Gráfico
Criando Gráfico de Dispersão no Power BI

Com isso, teremos o resultado abaixo:

Gráfico de Dispersão no Power BI
Gráfico de Dispersão no Power BI

Como entender o Gráfico de Dispersão no Power BI

Então, a análise do gráfico de dispersão indica que, à medida que a quantidade de vendas aumenta, o faturamento também tende a crescer.

Assim, ao retornar ao dashboard e aplicar a segmentação de dados por vendedor, o gráfico de dispersão se ajustará automaticamente para exibir os resultados conforme o filtro selecionado:

Adaptando de Acordo com Segmentação de Dados
Gráfico de Dispersão Adaptando de Acordo com Segmentação de Dados no Power BI

Por fim, para personalização do gráfico, vá até a guia Formato e ative a Linha de Tendência:

Ativando Linha de Tendência no Gráfico de Dispersão no Power BI
Ativando Linha de Tendência no Gráfico de Dispersão no Power BI

Com isso, teremos o resultado abaixo:

Finalizando o Gráfico
Gráficos de Dispersão no Power BI

Portanto, com as dicas acima, você será capaz de criar e entender um gráfico de dispersão no Power BI, trazendo resultados incríveis da sua base de dados.

Curso de Power BI Completo:

Este é o curso que vai te transformar em NINJA no Microsoft Power BICurso do ZERO ao Avançado em videoaulas passo a passo. Carga horária +20 horas (e crescendo com aulas novas).

cta curso de power bi completo

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.  Até breve!

Artigos Relacionados ao Power BI: