Como usar Excel para fazer análise de dados?

O Excel vai muito além das planilhas básicas que muita gente está acostumada a usar no dia a dia, veja como usar Excel para fazer análise de dados! 

Afinal, com as ferramentas certas, ele se transforma em um poderoso aliado para análises de dados avançadas, permitindo explorar informações, identificar padrões e tomar decisões mais estratégicas.

Portanto, neste post, você vai descobrir como usar o Excel para realizar análises de dados de forma profissional, aproveitando os recursos disponíveis.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

https://youtu.be/iHFkbTRBTNI

Formatando Dados Como Tabela no Excel

Observe que, temos uma base de dados no Excel contendo o registro de vendas de uma determinada lanchonete:

Tabela com o Registro de Vendas no Excel
Tabela com o Registro de Vendas no Excel

Sendo assim, vamos utilizar algumas técnicas bem simples no Excel para trazer uma análise das informações registradas.

Primeiramente, vamos formatar os dados como tabela.

Então, selecione todas as informações, vá até a guia Página Inicial e em Formatar Como Tabela, escolha um modelo disponível:

Formatando Dados como Tabela no Excel
Formatando Dados como Tabela no Excel

Depois, nomeie ela na guia de Design da Tabela:

Nomeando Tabela no Excel
Nomeando Tabela no Excel

Tabela Dinâmica no Excel

Posteriormente, vamos criar uma tabela dinâmica.

Então, selecione a tabela, vá até a guia de Inserir e clique em Tabela Dinâmica:

Criando Tabela Dinâmica no Excel
Criando Tabela Dinâmica no Excel

Após confirmar a ação com OK, na janela do lado direito da tela, arraste o campo Região para Linhas e Receita Total para Valores.

Com isso, teremos o resumo abaixo:

Tabela Dinâmica no Excel
Tabela Dinâmica no Excel

Contudo, você pode explorar a tabela dinâmica para gerar resumos personalizados, como a quantidade de vendas por produto, a receita líquida por canal de vendas, entre outros indicadores relevantes para sua análise.

Ainda analisando a receita total por região, clique no filtro dos Rótulos de Linhas e vá em Mais Opções de Classificação:

Classificando Dados na Tabela Dinâmica no Excel
Classificando Dados na Tabela Dinâmica no Excel

Depois, clique na opção de Ordem Decrescente e selecione a coluna de  Valor Total:

Classificando Dados na Tabela Dinâmica no Excel
Classificando Dados na Tabela Dinâmica no Excel

Assim, as regiões serão classificadas da mais vendida para a menos vendida:

Classificando Dados na Tabela Dinâmica no Excel
Classificando Dados na Tabela Dinâmica no Excel

Posteriormente, você poderá criar uma tabela dinâmica de receita total por produto vendido:

Tabela Dinâmica no Excel
Tabela Dinâmica no Excel

Formatação Condicional no Excel

Agora, vamos utilizar formatação condicional para destacar os valores.

Então, selecione a coluna de Valor Total, vá em Formatação Condicional, clique em Escala de Cor e escolha a opção desejada:

Aplicando Formatação Condicional no Excel
Aplicando Formatação Condicional no Excel

Assim, teremos o resultado abaixo:

Resultado da Tabela Dinâmica no Excel
Resultado da Tabela Dinâmica no Excel

Funções para Análise de Dados no Excel

Posteriormente, para mais análises, ao lado da tabela, aplique a função ÚNICO para trazer o nome dos atendentes.

Lembre-se de aplicar a função CLASSIFICAR para trazer os nomes em ordem alfabética.

=CLASSIFICAR(ÚNICO(tb_lancamentos[Atendente]))

Função ÚNICO no Excel
Função ÚNICO no Excel

Agora, aplique a função CONT.SE, selecione a coluna com os atendentes na tabela e o nome do vendedor na lista ao lado:

=CONT.SE(tb_lancamentos[Atendente];O3)

Função CONT.SE no Excel
Função CONT.SE no Excel

Assim, após arrastar a fórmula para as demais células, teremos o resultado abaixo:

Função CONT.SE no Excel
Função CONT.SE no Excel

No entanto, ainda precisamos somar o faturamento.

Então, aplique a função SOMASES, selecione a coluna de Receita Total, a coluna de Atendente e o nome do vendedor:

=SOMASES(tb_lancamentos[Receita Total];tb_lancamentos[Atendente];O3)

Função SOMASES no Excel
Função SOMASES no Excel

Assim, após arrastar a função, temos o faturamento por vendedor:

Função SOMASES no Excel
Função SOMASES no Excel

Gráfico no Excel

Por fim, gostaríamos de criar um gráfico com o resultado obtidos através das funções.

Então, selecione os dados, vá até a guia Inserir e me Gráficos, escolha a opção de Dispersão:

Criando Gráfico de Dispersão no Excel
Criando Gráfico de Dispersão no Excel

Posteriormente, ative o Rótulo e Dados, clique com o botão direito sobre ele e vá em Formatar Rótulos de Dados:

Formatando Gráfico de Dispersão no Excel
Formatando Gráfico de Dispersão no Excel

Depois, desmarque o Valor, clique em Valor a Partir das Células e selecione os nomes dos atendentes:

Formatando Gráfico de Dispersão no Excel
Formatando Gráfico de Dispersão no Excel

Com isso, após confirmar com OK, teremos o resultado abaixo:

Gráfico de Dispersão no Excel
Gráfico de Dispersão no Excel: Excel para fazer análise de dados

Portanto, com as dicas acima, você poderá analisar seus resultados de forma simples e prática, gerando insights valiosos para a sua empresa.

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Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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