Como Organizar Arquivos Importados TXT no Power BI

Como Organizar Arquivos Importados TXT no Power BI

Antes de mais nada, o método mais simples de organizar arquivos de importação TXT para Power BI. Pois, é justamente usando a própria ferramenta dentro do Power BI, onde nos permite elaborar um exemplo de como seria essa importação de dados.

Além disso, esse método, não requer a abertura do Power Query e nem do Excel. Então, se torna uns dos processos mais práticos e sem a necessidade de conhecimentos avançados em qualquer ferramenta.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Organizar Arquivos Importados TXT no Power BI

Inicialmente, veremos como é o arquivo TXT que importaremos para o Power BI:

TXT no Power BI

Entretanto acima, temos um arquivo com dados fictícios, onde consta os itens em letras do alfabeto e a quantidade referente a cada item. Ou seja, os mesmos estão separados por um barra invertida.

Nosso objetivo é inserir esses dados em duas colunas, sem incluir a barra invertida.

Com o Power BI aberto, acesse a guia Página inicial >> Obter dados >> Texto/CSV:

TXT no Power BI, obter dados

Portanto agora, vamos selecionar o arquivo txt ou bloco de notas e abri-lo:

TXT no Power BI, abrir arquivo

Logo a seguir, essa janela abaixo será aberta. Sabemos que existem outras formas de tratar ou organizar esse arquivo TXT. Mas uns dos exemplos mais práticos, é usando a opção “Extrair a tabela usando exemplos”:

TXT no Power BI, extrair tabela usando exemplos

Após clicar nessa opção acima. Usaremos uma tabela, para fornecer exemplos de como os dados serão extraídos para o Power BI:

TXT no Power BI, tabela

Abaixo, devemos inserir na tabela apenas os primeiros dados de como pretendemos que a tabela fique por completa. Inserimos na primeira coluna o título “Itens” referente as letras do alfabeto:

TXT no Power BI, colunas

Extraindo a Tabela

Em seguida, clicamos no botão [ + ] para inserir um nova coluna e digitamos o próximo título “Qtd” da segunda coluna:

TXT no Power BI, segunda coluna

Depois de informar todos os títulos das colunas. Iremos inserir apenas os primeiros dados correspondentes a primeira linha da tabela.

Clique duas vezes na primeira célula da coluna e escolha o primeiro item:

TXT no Power BI, dados

Por vez, agora clique duas vezes na primeira célula referente a segunda coluna. E escolha o primeiro valor:

tabela e valor

Caso o valor ou o item não apareça na lista selecionável. Você pode digitar manualmente os primeiros dados, pois o próprio Power BI vai entender o exemplo de como queremos que esses dados sejam organizados.

Após concluir, o resultado será esse:

TXT no Power BI, resultado

Perceba que o Power Bi conseguiu entender todo o exemplo aplicado nas primeiras células da tabela. E despejou todos os dados de forma automática.

Para transferir a tabela para o Power BI. Clique no botão “Carregar”:

imagem de carregamentos de dados

E então, seus dados serão carregados:

dados carregados


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Power BI: