DAX para Usuários Excel: Primeiros Passos

Se você já domina o Excel, provavelmente conhece fórmulas como SOMA, PROCV ou ÍNDICE.

Mas ao migrar para o Power BI ou trabalhar com Modelos de Dados, você encontrará o DAX, a linguagem de fórmulas do Power BI e Power Pivot.

O DAX permite criar cálculos avançados, medidas e colunas calculadas que transformam suas análises, indo muito além das funções tradicionais do Excel.

Portanto, neste artigo, vou te mostrar como dar os primeiros passos no DAX, vamos lá!

Entendendo o DAX

O DAX é uma linguagem de fórmulas criada para trabalhar com modelos de dados tabulares, permitindo realizar cálculos que não seriam possíveis diretamente no Excel.

Ela tem duas funções principais:

  • Colunas Calculadas: como criar uma nova coluna em uma tabela, calculada linha a linha.
  • Medidas: fórmulas que calculam resultados agregados dinamicamente, como SOMA, MÉDIA ou taxas de crescimento.

Pois, diferente do Excel, medidas respondem ao contexto do relatório, como filtros, segmentações e relações entre tabelas.

Lembrando que, a medida depende do contexto do relatório e a coluna é fixa na tabela.

DAX na Prática

Para você entender a DAX, trouxemos uma base de dados bem simples, contendo o Produto, Quantidade, Preço, Total e Custo.

Observe que, esta tabela feita no Excel, foi importada para o Power BI, tratada no Power Query e disponível para realizamos os cálculos desejados:

Tabela de Vendas no Excel
Tabela de Vendas no Excel

Cálculo de Medida

Como primeiro exemplo, vamos trazer uma medida simples e obter o total faturado no período que está registrado na tabela.

Então, em Exibição de Relatório, clique com o botão direito sobre a tabela e vá em Nova Medida:

Criando Nova Medida no Power BI
Criando Nova Medida no Power BI

No campo acima, nomeie a medida como Faturamento.

Depois, aplique a DAX SUM e selecione a coluna de Total:

Aplicando a DAX SUM no Power BI
Aplicando a DAX SUM no Power BI

Após clicar em ENTER, temos a medida de Faturamento:

Medida de Faturamento no Power BI
Medida de Faturamento no Power BI

No caso, basta arrastá-la para um cartão e vamos obter o total faturado:

Cartão com a Medida de Faturamento no Power BI
Cartão com a Medida de Faturamento no Power BI

Coluna Calculada

Contudo, se você precisar adicionar uma coluna do total de lucro por produto, basta acessar a aba de Modelagem e clicar em Nova Coluna:

Criando Coluna Calculada no Power BI
Criando Coluna Calculada no Power BI

Com isso, nomeie sua DAX como Lucro e subtraia a coluna de Preço por Custo:

Coluna Calculada para Extrair o Lucro no Power BI
Coluna Calculada para Extrair o Lucro no Power BI

Assim, após clicar em ENTER, vá em Modelo Exibição de Tabela e observe a coluna de Lucro incluída em nossa tabela de vendas:

Coluna Calculada no Power BI
Coluna Calculada no Power BI

Boas Práticas para Usuários Excel

Sendo assim, como uma dica para os usuários do Excel, comece com medidas simples: crie SOMA, MÉDIA, MÍNIMO e MÁXIMO antes de tentar funções complexas.

Use nomes intuitivos para nomear suas medidas, como Total Vendas ou Lucro Líquido, assim você não se perde em fórmulas.

E por fim, aproveite tabelas relacionadas, afinal, o DAX funciona melhor com tabelas que têm relacionamento correto.

Além disso, deixo abaixo um vídeo do Ninja que traz na prática essas dicas, facilitando no entendimento do tema:

Portanto, com as dicas acima, você vai conseguir utilizar DAX em seus relatórios, facilitando na hora de adquirir os resultados desejados.

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Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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