Domine Power Query Antes dos Seus Concorrentes

Em um mercado cada vez mais competitivo, dominar ferramentas de ETL sem sair do Excel é um diferencial que separa iniciantes de profissionais de alto desempenho.

O Power Query, recurso nativo do Excel, permite importar, transformar e automatizar dados de forma escalável, eliminando tarefas manuais e repetitivas.

Portanto, se você quer se destacar antes dos seus concorrentes e aproveitar essa revolução no Excel, chegou a hora de dominar o Power Query e eu vou te mostrar o passo a passo.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Entenda o Que é Power Query

No caso, o ETL no Excel é responsável por importa dados de diversas fontes bancos, CSV, web, APIs, planilhas para o Power Query.

Assim, é possível criar consultas automatizadas que podem ser atualizadas com 1 clique.

Além disso, tem a capacidade de substituir o uso excessivo de fórmulas e macros para tratamento de dados.

Acessando o Power Query

Observe que, temos uma tabela no Excel no qual foi retirada do sistema de vendas de uma determinada loja.

Lembre-se que a base de dados precisa estar formatada como tabela.

Tabela de Vendas no Excel
Tabela de Vendas no Excel

No caso, vamos preparar essa base para que o Power Query organize automaticamente os dados toda vez que o arquivo for atualizado.

Ou seja, você só vai configurar os ajustes uma única vez depois, bastará colar novos registros na planilha e clicar em Atualizar.

Primeiramente, precisamos acessar o Power Query.

Então, selecione toda a tabela, vá até a guia de Dados e clique na opção de De Tabela/Intervalo:

Acessando o Power Query Através do Excel
Acessando o Power Query Através do Excel

Após confirmar a ação, o Power Query ficará disponível:

Power Query Disponível
Power Query Disponível

Organizando os Dados no Editor de Consultas

Agora que temos o Power Query Editor aberto, podemos aplicar várias transformações.

Lembre-se de que todos os ajustes apresentados dependem da tabela com a qual você estiver trabalhando.

No nosso exemplo, aplicamos transformações específicas para atender às nossas necessidades.

Então, você pode alterar o Tipo da coluna de Preço Unitário para Moeda:

Alterando o Tipo da Coluna no Power Query
Alterando o Tipo da Coluna no Power Query

Além disso, altere a Data_Venda para apenas Data, conforme exemplo:

Alterando o Tipo da Coluna no Power Query
Alterando o Tipo da Coluna no Power Query

Posteriormente, precisamos calcular o valor total de vendas.

Sendo assim, arraste a coluna de Preço Unitário ao lado da de QTD.

Agora, selecione as duas colunas mencionadas, vá até a guia de Adicionar Coluna e em Padrão, clique no item de Multiplicar:

Criando Coluna Calculada no Power Query
Criando Coluna Calculada no Power Query

Assim, após criar a coluna calculada, renomeie ela como Valor Total:

Renomeando Coluna Calculada no Power Query
Renomeando Coluna Calculada no Power Query

Por fim, gostaríamos de retirar o underline nos nomes dos clientes.

Sendo assim, selecione a coluna Nome_Cliente, vá até a guia de Transformar e selecione as opções de Substituir Valores:

Substituindo Valores no Power Query
Substituindo Valores no Power Query

Ao abrir uma janela, em Valor a Ser Localizado coloque o underline e em Substituir Por, coloque um espaço em branco:

Substituindo Valores no Power Query
Substituindo Valores no Power Query

Após confirmar a ação com OK, a coluna será devidamente ajustada:

Valores Substituídos no Power Query
Valores Substituídos no Power Query

Carregando os Dados para o Excel

Agora que terminamos de realizar todas as transformações necessárias, vá em Página Inicial e clique em Fechar e Carregar:

Carregando Dados do Power Query no Excel
Carregando Dados do Power Query no Excel

Assim, os dados organizados aparecerão em uma nova aba do Excel, prontos para análise.

Dados do Power Query Carregados no Excel
Dados do Power Query Carregados no Excel

Então, sempre que receber novos dados do sistema de vendas, cole na planilha original:

Colando Dados na Tabela Original do Excel
Colando Dados na Tabela Original do Excel

Depois, vá em Dados e clique em Atualizar Tudo:

Atualizando Dados no Excel
Atualizando Dados no Excel

Com isso, o Power Query vai reorganizar automaticamente sua base, aplicando as mesmas etapas que você configurou antes.

Dados Configurados Automaticamente no Excel
Dados Configurados Automaticamente no Excel

Portanto, com as dicas acima, você estará preparado para dominar o Power Query, transformando-o em um grande aliado na agilidade e eficiência da organização de dados no Excel.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *