Agrupamento Personalizado Tabela Dinâmica no Excel

O Excel é uma ferramenta poderosa para análise de dados, e as Tabelas Dinâmicas estão entre seus recursos mais eficientes, permitindo resumir grandes volumes de informações de forma rápida e prática.

No entanto, uma funcionalidade que muitas vezes passa despercebida é o agrupamento personalizado, que possibilita organizar os dados de acordo com critérios específicos definidos pelo usuário, em vez de seguir apenas as categorias padrão.

Afinal, com ele, é possível criar agrupamentos por intervalos de números, datas, meses, trimestres ou até categorias personalizadas, tornando a análise mais clara e direcionada às necessidades do negócio.

Vamos entender na prática!

Criando Tabela Dinâmica no Excel

Observe que, temos uma base de dados no Excel contendo o registro de inscrição de alguns competidores:

Tabela com Registro de Competidores no Excel
Tabela com Registro de Competidores no Excel

Sendo assim, selecione a base, vá em Página Inicial, clique em Formatar Como Tabela e escolha um tema:

Formatando Dados Como Tabela no Excel
Formatando Dados Como Tabela no Excel

Posteriormente, na guia de Design da Tabela, nomeie a tabela, conforme exemplo abaixo:

Nomeando Tabela no Excel
Nomeando Tabela no Excel

Por fim, ainda em Design da Tabela, clique na opção de Resumir com Tabela Dinâmica:

Resumindo Dados como Tabela no Excel
Resumindo Dados como Tabela no Excel

Assim, teremos disponíveis os campos para resumo de informações:

Campos da Tabela Dinâmica no Excel
Campos da Tabela Dinâmica no Excel

Agrupamento por Data

Agora, vamos trazer a quantidade de inscritos de acordo com a data.

Então, arraste o campo de Data da Inscrição para Linhas e observe que, automaticamente, o Excel agrupa a informações por meses, dias e data:

Agrupamento por Data no Excel
Agrupamento por Data no Excel

Posteriormente, em Linhas retire todos os campos que não irá usar, deixando apenas os Meses, depois arraste o campo de Meses para Valores:

Agrupamento por Data no Excel
Agrupamento por Data no Excel

Com isso, teremos a quantidade de inscrições por meses:

Agrupamento por Data no Excel
Agrupamento por Data no Excel

Lembrando que, para que ocorra o agrupamento automático, a coluna com as datas, precisa estar configurada como Data, conforme apresentado abaixo:

Dados Formatados Como Data no Excel
Dados Formatados Como Data no Excel

Agrupamento por Categoria

Seguindo com uma nova tabela dinâmica, gostaríamos de criar um resumo de categorias.

Então, arraste o campo Categoria para Linhas e Valores, obtendo esse retorno:

Agrupamento por Categoria no Excel
Agrupamento por Categoria no Excel

Mas, podemos agrupar por sexo.

Sendo assim, selecione os campos de Feminino, clique com o botão direito e clique em Agrupar:

Agrupamento por Categoria no Excel
Agrupamento por Categoria no Excel

Após fazer o mesmo com o Masculino, temos este resultado:

Lembrando que você poderá expandir para ver os detalhes.

Agrupamento por Categoria no Excel
Agrupamento por Categoria no Excel

Agrupamento por Faixa Etária

Por fim, gostaríamos de agrupar as informações, trazendo a faixa etária dos participantes.

Sendo assim, arraste o campo de Idade para Linhas e Valores:

Agrupamento por Idade no Excel
Agrupamento por Idade no Excel

Então, vá no campo Valores, clique com o botão direito, em Resumir Valores Por, coloque a opção de Contagem:

Agrupamento por Idade no Excel
Agrupamento por Idade no Excel

Depois, em Idade, clique com o botão direito e vá em Agrupar:

Agrupamento por Idade no Excel
Agrupamento por Idade no Excel

Ao abrir uma janela para configuração, digite 5 anos para o agrupamento, coloque 16 para o início e clique em OK:

Agrupamento por Idade no Excel
Agrupamento por Idade no Excel

Com isso, teremos o agrupamento abaixo:

Agrupamento por Idade no Excel
Agrupamento por Idade no Excel

Portanto, com as dicas acima, você viu como é simples criar agrupamentos personalizados em Tabelas Dinâmicas no Excel, seja por datas, categorias ou faixas etárias.

Afinal, esse recurso é extremamente útil para organizar melhor as informações, destacar padrões e facilitar a interpretação dos dados em seus relatórios.

Então, aproveite essa funcionalidade para tornar suas análises mais dinâmicas e eficientes!

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *