Como Agrupar Colunas No Excel

Como Agrupar Colunas No Excel

Antes de mais nada, o processo de agrupar colunas é bem simples, pois no Excel existe uma ferramenta nativa destinada a esse recurso que facilita a vida de qualquer usuário. Sendo assim, através deste tutorial você aprenderá como agrupar colunas no Excel

Aprenda Agrupar Colunas No Excel

Primeiramente, o processo para agrupar colunas tem como objetivo organizar os dados de uma tabela por colunas em específico de acordo com critérios mencionados. Afinal, você poderá fazer uma análise através de uma visualização mais detalhada de quais dados ficaram em grupos, ou seja, se eles serão exibidos ou não no decorrer do uso da sua planilha. Compreenda!

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Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

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Como Agrupar Colunas No Excel

Na imagem seguinte, existe uma planilha de produtos e totais de vendas realizadas a cada mês.

Olhando bem para essa planilha, ela aparenta ser bem simples e logo não traria problemas em sua visualização.

No entanto, se houvesse mais vendas por mês, isso exigiria mais colunas nessa planilha, tornando-a bastante extensa.

Agrupar Colunas No Excel

E de uma hora para outra você decide agrupar todas as colunas de vendas dos meses, tendo a intenção de recolher ou expandir somente as colunas mensais.

E para fazer isso, devemos selecionar todas as colunas de vendas dessa forma:

Selecionando as coluna para Agrupar Colunas No Excel

A seguir, iremos até a guia “Dados” e clicar na ferramenta “Agrupar”, veja:

Clicando na ferramenta agrupar

Se você fez tudo corretamente, acima das colunas irá surgir os seguintes ícones:

Resultado do agrupamento de colunas

Existe um ícone com o sinal de ( – ), se você clicar nele as colunas dos meses que foram selecionadas anteriormente, serão recolhidas. Essas colunas ficaram ocultas, veja abaixo:

Recolhendo as colunas dos meses

Portanto, veja que somente as colunas que foram selecionadas ficaram recolhidas.

Além disso, é possível visualizar novamente e para isso é necessário clicar no ícone de ( + ), logo então, as colunas serão exibidas.

Essa ferramenta é bem útil para organizar seus dados e você ficar livre de qualquer problema com dados que estão em muitas colunas.

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Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

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