Como Fazer um Calendário no Excel Automático

No Excel, podemos criar vários tipos de base de dados para nos ajudar nas demandas do dia a dia.

Umas das opções possíveis é criar um calendário automático, no qual é muito útil para planejar projetos, administrar tarefas e até mesmo acompanhar datas importantes.

Então, através de fórmulas e formatações, podemos criar um calendário dinâmico, que poderá ser ajustado de acordo com o mês e o ano necessário.

Pensando nisso, no post de hoje, temos um passo a passo de como fazer um calendário automático no Excel.

BASE DE DADOS

Como Estruturar um Calendário no Excel

Primeiramente, veja que temos uma estrutura no Excel para ser a nossa base ao montar o calendário automático.

Perceba que já colocamos os dias da semana e uma lista suspensa para os meses:

Estrutura Para Calendário Automático no Excel
Estrutura Para Calendário Automático no Excel

Além de ter uma lista suspensa para os anos:

Estrutura Para Calendário Automático no Excel
Estrutura Para Calendário Automático no Excel

Você poderá adaptar sua estrutura de acordo com o que desejar.

No caso, vamos utilizar algumas funções e formatações disponíveis no Excel para montar o calendário, considerando o mês e o ano selecionados na lista suspensa apresentada.

Função DATA VALOR no Excel

Sendo assim, vamos utilizar a função DATA.VALOR, responsável por converter uma informação que está em texto para uma data.

Ou seja, vamos utilizar essa função para trazer uma data completa, considerando o ano e o mês escolhidos na lista suspensa.

Então, acima dos dias da semana, aplique a função DATA.VALOR.

Em seguida, coloque o número 1 representando o primeiro dia, selecione o mês (H2) e o ano (F2).

Lembre-se de aplicar o concatenar (&) entre as informações, para conseguir combinar os valores de células diferentes, afinal, a função DATA.VALOR só tem um critério a ser preenchido.

Ficando desta forma:

=DATA.VALOR(1&H2&F2)

Usando a Função DATA.VALOR no Excel
Usando a Função DATA.VALOR no Excel

Posteriormente, precisamos formatar essa célula, visto que o Excel nos traz uma notação científica.

Sendo assim, selecione o CTRL + 1 do seu teclado, vá até a opção de Número e em Personalizado.

Depois, em Tipo, coloque essa configuração: mmmm aaa e clique em OK.

Perceba que a notação científica será estruturada conforme o mês (mmmm) e ano (aaa) selecionados na função:

Configurando a Célula de Data no Excel
Configurando a Célula de Data no Excel

Com isso, vamos ter a data devidamente configurada:

Resultado da Função DATA VALOR
Resultado da Função DATA VALOR no Excel

Funções SEQUÊNCIA e DIA DA SEMANA no Excel

Agora, precisamos fazer o preenchimento automático dos dias do mês, considerando o resultado da função DATA.VALOR.

Deste modo, vamos utilizar as funções de SEQUÊNCIA e DIA DA SEMANA.

Sendo a primeira, responsável por gerar uma sequência de números para criar uma matriz e a outra consegue trazer o retorno dos dias da semana correspondente a data selecionada.

Então, na célula B6, aplique a função de SEQUÊNCIA e informe o número de linhas e colunas, no caso, será 6 e 7.

Depois, a função nos pede o número inicial da matriz, que será a data determinada em B4, selecione ele e trave essa informação com F4.

Posteriormente, subtraia () esse resultado pela função DIA.DA.SEMANA e selecione mais uma vez a data em B4, depois, coloque o número 2, indicando que as datas serão estruturadas de segunda a domingo.

Em seguida, some (+) esse resultado com 1 e coloque o número 1 mais uma vez, indicando que conforme a função de sequência avança, a data será somada a apenas um dia.

Ficando desta forma:

=SEQUÊNCIA(6;7;$B$4-DIA.DA.SEMANA(B4;2)+1;1)

Utilizando as Funções SEQUÊNCIA e DIA DA SEMANA
Utilizando as Funções SEQUÊNCIA e DIA DA SEMANA no Excel

Novamente, é preciso configurar os resultados da fórmula e para isso, selecione a tabela, clique com o CTRL + 1 do seu teclado, vá até as guias de Número e Personalizado.

Em Tipo, coloque apenas dd e dê um OK.

Veja que, vamos ter apenas os dias das datas extraídas:

Configurando as Datas
Configurando as Datas no Excel

Assim, teremos a sequência de dias considerando agosto de 2024:

Matriz de Calendário Automático no Excel
Matriz de Calendário Automático no Excel

Formatação Condicional no Excel

Agora, precisamos usar o recurso de formatação condicional no Excel para que no nosso calendário tenha destaque apenas os dias do mês selecionado.

Venha entender na prática.

Selecione os dias do calendário, vá até a guia Página Inicial, selecione a opção de Formatação Condicional e Nova Regra.

Aplicando a Formatação Condicional
Aplicando a Formatação Condicional no Calendário

Depois, clique na opção de Usar uma Fórmula e em Formatar digite a fórmula abaixo:

=mês(B6)<>mês($B$4)

Ou seja, se o mês da data estabelecida no início do calendário (B6) for diferente (<>) da data que está em B4, será aplicado a formatação condicional.

Lembrando que apenas a data em B4 está travada com F4, pois, ela precisa ser fixa.

Configurando a Regra de Formatação Condicional
Configurando a Regra de Formatação Condicional no Calendário do Excel

Posteriormente, vá até a opção de Formatar para estabelecer a formatação.

Em Fonte, selecione uma cor para as letras em Cor e clique em OK nas duas janelas:

Configurando a Regra de Formatação Condicional
Configurando a Regra de Formatação Condicional no Calendário do Excel

Com isso, vamos ter os dias que não são de agosto, com cores menos chamativas, destacando apenas os dias que são do mês de agosto:

Fazendo a Formatação Condicional
Calendário com Formatação Condicional no Excel

Posteriormente, você poderá personalizar seu calendário de acordo com o que você deseja, deixando visualmente mais agradável:

Configuração Concluída no Excel
Calendário Automático Configurado no Excel

Portanto, seguindo os passos acima, você vai conseguir montar o seu próprio calendário automático no Excel, facilitando o seu planejamento e otimizando seu tempo de trabalho.

Conheça Nosso Curso de Excel Completo:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem  Editar data e horaabaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Tutoriais Práticos de Excel: