Como Fazer uma Tabela Dinâmica no Excel em 5 Etapas

A Tabela Dinâmica é uma das ferramentas mais poderosas do Excel.

Pois, com poucos cliques, você transforma uma base de dados em relatórios claros e dinâmicos, podendo analisar totais por região, vendedor, produto ou qualquer outro campo da tabela.

Agora, vamos colocar em prática essa incrível possibilidade!

BASE DE DADOS

Criando Tabela Dinâmica

Primeiramente, observe que, temos uma base de dados no Excel com um registro de vendas anual de uma determinada loja:

Registro de Vendas Anual no Excel
Registro de Vendas Anual no Excel

No caso, gostaríamos de criar uma tabela dinâmica e trabalhar com o resumo de resultados obtidos.

Para isso, selecione a base de dados, vá até a guia Inserir e clique em Tabela Dinâmica:

Inserindo Tabela Dinâmica no Excel
Inserindo Tabela Dinâmica

Em seguida, confirme o intervalo das informações, clique em Nova Planilha e confirme a ação com OK:

Inserindo Tabela Dinâmica no Excel
Inserindo Tabela Dinâmica 

Como resultado, teremos uma nova planilha no Excel para trabalharmos com a tabela dinâmica.

Agora observe que, na lateral direita da tela, você verá os campos da sua base, como Cód, Data, Região, Produto e outros.

Campos da Tabela Dinâmica no Excel
Campos da Tabela Dinâmica 

Por exemplo, imagine que você precisa saber o total de vendas por região, para isso, arraste o campo de Região para Linhas e Valor Total em Valores:

Criando Tabelas Dinâmicas no Excel
Criando Tabelas Dinâmicas no Excel

Assim, teremos o resumo das vendas por região:

Resumo de Vendas por Região na Tabela Dinâmica do Excel
Resumo de Vendas por Região na Tabela Dinâmica do Excel

Lembrando que, você pode explorar outras possibilidades, como faturamento de vendas por vendedor:

Resumo de Vendas por Vendedor na Tabela Dinâmica do Excel
Resumo de Vendas por Vendedor na Tabela Dinâmica do Excel

Ou o total vendido por produto, por exemplo:

Resumo da Quantidade de Produtos Vendidos no Excel
Resumo da Quantidade de Produtos Vendidos no Excel

Portanto, seguindo as etapas acima, você terá um relatório interativo, prático e profissional, sem fórmulas complicadas, pois, as tabelas dinâmicas são ideais para análise rápida, ideal para reuniões, painéis e apresentações.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: