Função ESCOLHER com Semestres no Excel

Função ESCOLHER com Semestres no Excel

Antes de mais nada, a intenção desse tutorial é ensinar como usar a função ESCOLHER, para gerar semestres através de algumas datas listadas em uma coluna. Usar cálculos com datas no Excel nem sempre é simples, isso gera dúvidas em muitos usuários principalmente quando não achamos a função certa para obter o resultado desejado.

Quando falamos em semestres, se trata de uma contagem sequencial de cada mês, exemplo: Do mês 01 até 06 temos 1° semestre, já do mês 07 até 12 temos 2° semestre.

Sendo assim, o Primeiro semestre é do mês 01 até 06, o segundo semestre começa do mês 07 até 12.

Não existe função pronta no Excel que retorne o número de semestre com base em uma data. Porém, podemos usar duas funções juntas que serão essenciais para conseguir esse resultado.

Tem interesse em Planilhas gratuitas? Veja o link.

 

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

 

Função ESCOLHER com Semestres no Excel

Primeiramente, perceba que logo abaixo, existe algumas datas listadas na coluna A, elas vão do mês 01 até 12.

Nosso objetivo aqui é obtermos o número de semestres que cada data possui.

ESCOLHER com Semestres no Excel

Sem mais delongas, vamos usar a função ESCOLHER, essa função é capaz de retornar vários intervalos com base em uma numeração.

Dentro da primeira sintaxe da função, usaremos a função MÊS que retorna o número do mês com base em uma data indicada, veja:

ESCOLHER com Semestres no Excel, função Mês

Posteriormente, iremos repetir 6 vezes o número 1 e 6 vezes o número 2, veja:

ESCOLHER com Semestres no Excel, segunda sintaxe da função escolher

Para cada número que a função MÊS retornar, esse número terá como base a quantidade de números que repetimos na função ESCOLHER, exemplo:

Mês: 01 = 1° semestre, 02 = 1° semestre, 03 = 1° semestre, até quando for o mês 07 será o 2° semestre que vai até o mês 12.

Fechando ultimo parêntese da função, pressionando a tecla “Enter” para confirmar e arrastando a alça de preenchimento para baixo, temos nosso resultado completo.

planilha de excel

Curso de Excel Completo do Básico ao Avançado

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: