Como Usar a Função List.Select no Power Query

Como Usar a Função List.Select no Power Query

Hoje iremos ver como um das funções mais importantes do Power Query funciona. Estamos falando da função List.Select no Power Query, essa função é capaz de trabalhar quase da mesma forma que a função SE do Excel.

O Conceito dessa função é verificar uma coluna e retornar resultados com base em um critério estabelecido. Se esse critério for verdadeiro, ela retornará como resultado o próprio valor da coluna, caso ao contrário esse valor não será exibido.

Como Fazer a Função Today no Power Query

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

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Como Usar a Função List.Select no Power Query

De exemplo, temos abaixo uma coluna com valores dentro do Power Query. Veja:

Função List.Select no Power Query

Nosso objetivo é criar uma nova coluna e listar somente os valores maiores que 50. Cada valor maior que 50, será posto enfrente ao valor correspondente da primeira coluna.

Antes de começarmos, veremos as sintaxes da função:

=List.Select(list as list , selection as function)

  • List as List: Informe a coluna de valores que será condicionada;
  • Selection as function: Insira o critério a ser obedecido, use operadores lógicos para definir.

De início, vamos clicar na guia “Adicionar coluna” >> “Coluna personalizada”:

Função List.Select no Power Query, adicionar coluna

Na janela abaixo, no campo “Nome da nova coluna”, crie um nome para sua coluna. Logo em seguida, no campo “Fórmula de coluna personalizada”, insira a função: List.Select({

Função List.Select no Power Query, fórmula

Não se esqueça de abrir as chaves!

Logo após, clique duas vezes no nome “Valores” que corresponde a coluna:

Função List.Select no Power Query, inserindo coluna

Feche as chaves:

Função List.Select no Power Query, fechar chaves

E para completar a função o esquema será esse:

=List.Select({[Valores]}, each _ > 50)

Função List.Select no Power Query, sintaxes

O que a função irá fazer é, passar por cima de cada valor da coluna e verificar se ele é maior que 50, se for, então o próprio valor da coluna será retornado na mesma linha, se não for, então a célula ficará em branco.

E para finalizar, clique no botão “Ok”:

Função List.Select no Power Query, botão ok

Após a confirmação a coluna abaixo será exibida:

Função List.Select no Power Query, coluna

No canto direito superior dessa coluna, clique no ícone para expandir essa coluna e selecione a opção “Extrair Valores”:

Função List.Select no Power Query, expandir

E dentro da janela a seguir, deixe marcado como “Nenhum” e clique no botão “Ok”:

delimitador

E teremos o resultado seguinte:

resultado

Veja acima, que somente os valores maiores que 50 foram correspondidos. Já o restante ficou com células vazias.


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Até breve!

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