(1/5) Aprendendo a Criar Gráficos no Excel
Seja bem-vindo a primeira lição deste mini-curso dividido em 10 partes sobre como criar Gráficos no Excel. Meu objetivo aqui é guiá-lo no que realmente você precisa saber sobre criar Gráficos no Excel.
Durante o curso, vou falar especificamente sobre Gráficos no Excel, então para isso, precisarei contextualizar alguns tópicos. Talvez você já seja um profissional com conhecimentos avançados em Excel, mas digo que o conteúdo desse mini curso gratuito sobre Gráficos no Excel pode te dar dicas valiosas que vão melhorar seu desempenho no dia a dia.
As lições são simples, mas requerem prática.
Pronto para a primeira lição? Vamos lá!
Um erro Comum dos Iniciantes em Excel
Em todas as empresas por onde eu passo para dar cursos de Excel, não é raro eu escutar:
Edson, antes de aprender Gráficos no Excel, eu preciso primeiro obter um conhecimento avançado em toda a ferramenta
#MITO – Acredite, isso não é verdade!
Conheço diversas pessoas que não sabem fazer um PROCV e/ou PROCH, mas que sabem fazer Gráficos muito bons! Melhores inclusive, de profissionais que possuem um conhecimento avançado em Excel.
A Microsoft projetou o Excel justamente para que você não precisasse aprender TUDO antes para só depois, fazer gráficos no Excel.
Talvez você não saiba, mas para criar Gráficos, não é preciso saber 1 FÓRMULA SEQUER! O processo de criação é altamente intuitivo, principalmente nas versões acima do Excel 2007. Mas é claro que as configurações, as personalizações, os parâmetros um pouco mais avançados, não são tão intuitivos assim, é necessário ir mais afundo. Mas calma! Não se preocupe! Estou aqui para te ajudar!
Porque aprender Gráficos no Excel pode Salvar o seu emprego
Todas as empresas passam por situações de crise, concorda? Independente do ramo da empresa onde você trabalha, uma crise financeira sempre aparece. Talvez a sua empresa possa estar passando uma crise financeira agora e você nem esteja sabendo.
O que você acha de apresentar um gráfico para seu chefe, das principais despesas que a empresa ou o seu departamento teve no último ano juntamente com esse gráfico, você colocar um plano de ação anexo dizendo exatamente qual é o melhor caminho a seguir para reduzir esses custos?
Você acha que seu chefe ia gostar? Eu não tenho dúvidas!
Talvez você esteja pensando que essa informação, o seu chefe já tenha. Eu te digo que nem sempre!
Nas empresas onde passo para dar o curso de Excel, sempre preciso dar um suporte extra para criar relatórios gráficos desse tipo, principalmente em Micro, Pequenas e Médias empresas.
Mas caso seu chefe já possua essa informação, nada impede de você agregar outros tipos de dados estratégicos, por exemplo:
Se você trabalha no RH: Que tal um gráfico sobre o TurnOver da sua área dos últimos 12 meses? Assim, você poderá fazer um plano de ação para reduzir a rotatividade na sua empresa. Rotatividade significa custo, quanto menos as pessoas ficam, mais aumenta os custos operacionais.
Se você trabalha na área Comercial: Que tal um gráfico dos produtos mais vendidos e dos produtos menos vendidos nos últimos 6 meses? Assim, você poderá fazer um plano de ação para aumentar ainda mais a escalabilidade dos produtos que vendem bem e, um plano de ação para identificar o motivo pelo qual o produto “X” vende menos.
Se você trabalha na área de compras: Que tal fazer um relatório gráfico sobre os melhores e piores fornecedores dos últimos 12 meses? Assim, você poderá criar um plano de ação para premiar os principais fornecedores que sua empresa possui e principalmente, encerrar o contrato com os piores.
Bom, acho que você entendeu o espírito, não é?
Criando Gráficos (Passo a Passo)
Agora você vai aprender como criar Gráficos no Excel.
Temos 4 modelos mais conhecidos de gráficos: Gráficos de Colunas, Gráficos de Pizza, Gráficos de Barras e Gráficos de Linhas.
Quer aprender gráficos e dashboards de forma completa? Conheça meu curso:
Para começar a aprender esses 4 tipos, assista as aulas a seguir:
Gráficos de Colunas no Excel:
O Gráfico de colunas é um dos principais gráficos. Com ele, você conseguirá deixar os dados organizados e ordenados de forma bem simples e objetiva. Assista a aula passo a passo:
Gráficos de Pizza no Excel:
O Gráfico de pizza é um dos principais gráficos. Assim, você conseguirá deixar os dados organizados por meio de fatias onde as fatias maiores representam as porcentagens maiores… Assista a aula passo a passo:
Gráficos de Barras no Excel:
O Gráfico de barras é um gráfico de colunas, porém na horizontal. Ele também é um dos principais gráficos. Com ele, você conseguirá deixar os dados organizados e ordenados de forma bem simples e objetiva. Assista a aula passo a passo:
Gráficos de Linhas no Excel:
O Gráfico de linhas é um dos principais gráficos. Com ele, você conseguirá exemplificar os dados de maneira linear de forma que pode analisar se houve crescimento ou queda de forma contínua. Assista a aula passo a passo: