Use a fórmula SE para Automatizar Funções do Excel

A fórmula SE para automatizar funções do Excel é uma das ferramentas mais poderosas e versáteis, afinal, com ela conseguimos realizar verificações lógicas e tomar decisões automáticas com base em condições que você define.

Ou seja, você pode automatizar tarefas, calcular valores e fornecer resultados específicos dependendo de diferentes cenários, tornando suas planilhas muito mais inteligentes e dinâmicas.

Sendo assim, vamos entender na prática a funcionalidade da função SE dentro do Excel e como utilizá-la de forma eficiente.

BASE DE DADOS

Entendendo a Lógica da Função SE

A função SE, nos permite fazer uma análise lógica e retornar diferentes resultados dependendo se a condição for verdadeira ou falsa. Em outras palavras, ela executa um teste e toma uma decisão.

No caso, ela possui três opções obrigatórias na sua estrutura:

Use a fórmula SE para Automatizar Funções do Excel
Estrutura da Função SE no Excel
  1. condição: é o teste lógico que você quer fazer (por exemplo, verificar se um número é maior que outro).
  2. valor_se_verdadeiro: é o resultado que será retornado se a condição for verdadeira.
  3. valor_se_falso: é o resultado que será retornado se a condição for falsa.

Aplicando a Função SE no Excel

Portanto, vamos colocar em prática a função SE na nossa base de dados abaixo, onde temos o faturamento dos vendedores de uma loja fictícia no mês de setembro de 2024:

Base de Dados com o Faturamento Mensal no Excel
Base de Dados com o Faturamento Mensal no Excel

No caso deste exemplo, vamos usar a função SE para classificar quais vendedores teve o valor de venda alto ou baixo.

Sendo assim, crie uma coluna ao lado para a classificação dos faturamentos, aplique a função SE.

Posteriormente, vamos estabelecer o critério de análise e o valor verdadeiro e falso, respectivamente.

Então, se o faturamento (C3) for maior ou igual (>=) a 10.000, será considerado alto (verdadeiro), senão, será baixo (falso):

=SE(C3>=10000;”Alto”;”Baixo”)

Use a fórmula SE para Automatizar Funções do Excel
fórmula SE para Automatizar Funções do Excel

Depois de estabelecer o critério e os valores verdadeiro e falso, clique com o ENTER do teclado e arraste a fórmula para as demais células.

Com isso, teremos o resultado abaixo:

Resultado da Função SE no Excel
Resultado da Função SE no Excel

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: