Função HOJE no Excel

Hoje vamos falar literalmente de HOJE. Falar da função HOJE no Excel. A função talvez pode não ser tão conhecida, porém, é essencial para quem trabalha com datas como o pessoal do RH. Ela é útil, por exemplo, para fazer um controle de contas a pagar informando sobre o vencimento (nos próximos dias teremos um tutorial sobre o assunto). Esta função retorna, justamente a data do dia atual, dia que você está vendo este tutorial, ou seja, a data de hoje . Ela não precisa de argumento, portando quando usá-la basta digitar: =HOJE() e pressionar Enter que ela retorna a data que você está vendo este tutorial:

Aplicando a função HOJE no Excel
Resultado da função HOJE no Excel

O legal desta função é que ela não é estática, mas dinâmica sendo que se você observar está mesma planilha amanhã verá que sua data estará atualizada mostrando a data daquele dia. Caso observe-a daqui um mês verá que ainda assim ela lhe mostrará a data do dia atual.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Obs.: na verdade, ela vai lhe mostrar a data que se encontra na área de notificação, portanto esteja com a data e horário do seu computador atualizado.

Data que será mostra quando usar a função HOJE no Excel

 

Vamos agora usar um atalho

Se precisar da data atual pode utilizar também o seguinte atalho de teclado: Ctrl + ; (ponto e vírgula).

Fazendo isso você terá como resultado a mesma data do dia atual, no entanto, esse procedimento é estático, ou seja, ele não mudará com o passar dos dias. Então, caso precise que a data fique atualizando todos os dias, utilize a função HOJE. Se precisar de uma data que não mude, utilize o atalho: Ctrl + ;.

Agora é com você, em vez de ficar digitando datas a todo instante use a função Hoje no Excel.

 

Agora é com você! Clique na imagem abaixo e conheça nossos pacotes promocionais. Aprende Excel do Básico ao Avançado.

Planos Corporativos - Curso de Excel para empresas

Veja também:

Deixe seu comentário