Gráfico Meta x Realizado no Excel

Gráfico Meta x Realizado no Excel (Parte 01)

grafico-meta-x-realizado-excel

Se você sempre quis controlar suas metas de forma fácil e intuitiva, então você precisa aprender a criar Gráficos de Meta x Realizado no Excel.

Os Gráficos no Excel nos ajudam a melhorar a Gestão de qualquer negócio e, sabemos bem que nenhum empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, não funciona se não traçarmos objetivos e trabalharmos para alcançá-los.

O Excel pode ser um grande aliado nesta hora, pois seus recursos são ideias para controle de informações.

Vídeo Aula: Como criar Gráfico Meta x Realizado no Excel


Outras aulas de Excel: 30 Fórmulas mais importantes do Excel, 2 Dicas para aprender Excel mais Rápido92 Atalhos do Excel que vão facilitar a sua vida, Como fazer Gráficos no Excel (Gráfico de Linhas, Barras, Colunas e pizza)


Abaixo, você verá o passo a passo para criar o Gráfico Meta x Realizado no Excel

1. Criando os dados Meta x Realizado

O primeiro passo para se criar esse Gráfico, é necessário ter dados, ou seja, uma planilha com pelo menos 3 colunas:

  1. Item: O item vai ser de acordo com sua necessidade de Gráfico. Pode ser por exemplo: Filial, área, departamento, setor, região, lojas, vendedores, etc.
  2. Meta: Valores das suas metas
  3. Atual(Realizado): Valores que estão de fato estão ocorrendo sobre os itens. Exemplo: Você tem a meta de vender 10 produtos e conseguiu vender 9. Então, você adicionará 9 na coluna Atual/Realizado.

grafico-meta-x-realizado-excel

2. Criando o Gráfico de Meta x Realizado

Com os dados preenchidos, agora é hora de inserir um Gráfico de Barra Horizontal 2D, que posteriormente será transformado no nosso Gráfico de Meta vs Realizado.

Ao selecionar os dados, vá ao menu Inserir, no grupo de Gráficos, escolha a opção de gráficos na horizontal, ao abrir a janela de Gráficos, escolha o Gráfico Barra Horizontal 2D. Após isso, o gráfico será inserido na sua planilha. Veja abaixo o passo a passo:

grafico-meta-x-real-excel

3. Transformando o Gráfico horizontal em Gráfico de Meta x Realizado

Selecione a barra correspondente aos dados da coluna “Atual” da sua planilha, no exemplo abaixo, é a cor laranja. Após ter selecionado, clique com o botão direito do mouse em cima da barra e selecione a opção “Formatar Série de Dados”. Veja o Exemplo abaixo:

grafico-objetivo-vs-realizado-excel

4. Barra de Metas no Eixo Secundário do Gráfico

Selecione a barra correspondente aos dados da coluna “Meta” da sua planilha. Após isso, ao lado esquerdo da tela, a janela que foi aberta anteriormente no item 3 deste tutorial, selecione a opção “Eixo Secundário”, conforme exemplificado na imagem abaixo:

grafico-meta-vs-realizado-excel

5. Ajustando a Largura das barras do Gráfico

Agora chegou a hora de ajustar o tamanho das barras do Gráfico. Para isso, selecione as barras e na janela ao lado esquerdo da tela, faça os devidos ajustes. Como sugestão, ajuste a barra META para 60% (mais ou menos) e para a barra ATUAL para 220% (mais ou menos). Veja os exemplos abaixo:

grafico-meta-x-real-no-excel

grafico-com-meta-realizado-excel


Conhece alguém que precisa aprender como criar este Gráfico? Compartilhe com ela!

ninja do excel - compartilhar no facebook


6. Alterando as cores do Gráfico (Meta x Realizado)

Este item é opcional. Caso você deseje alterar as cores das barras do Gráfico Meta x Realizado, basta seleciona a barra correspondente e ir à Janela ao lado esquerdo, na parte de preenchimento>Cor, selecione a cor desejada. Neste tutorial, vamos alterar a cor Azul pela cor Cinza claro. Veja o Exemplo abaixo:

planilha-previsto-x-realizado

7. Adicionando Rótulos no Gráfico

Para melhorar o design do nosso Gráfico, vamos adicionar os rótulos de dados, ou seja, inserir os números nas barras. Para isto, selecione a barra correspondente, clique no sinal de + que  aparecerá no canto superior direito do Gráfico, após isso, selecione a opção “Rótulo de Dados” da lista. Assim os números aparecerão na frente da barra. Se desejar, repita o processo para a outra barra do Gráfico (Meta). Veja no exemplo abaixo:

grafico-de-acompanhamento-de-metas

8. Adicionando um Título para o gráfico Meta x Realizado

Agora, vamos adicionar um título para o gráfico que acabamos de criar. Para isto, basta selecionar a caixa de texto que está no Gráfico e alterar o título conforme sua necessidade. Lembrando que o título de um gráfico é extremamente importante para fácil identificação do que se tratam os dados apresentados. Veja o exemplo abaixo:

grafico-de-acompanhamento-de-metas-excel

9. Gráfico Meta x Realizado pronto! 🙂

Após seguir todos esses passos, o nosso Gráfico x Realizado estará pronto!

grafico-previsto-x-realizado

Gostou dessa aula?

 ninja do excel - compartilhar no facebook

Que tal compartilhar essa aula com seus amigos e colegas que também precisam aprender este Gráfico para controlar suas metas?

Deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou dessa aula. Quero saber se você gostou, se não gostou. Quero saber sua opinião, alguma crítica, alguma sugestão, algum elogio, alguma dúvida, enfim… Deixe seu comentário abaixo 😉


Outras aulas de Excel: 30 Fórmulas mais importantes do Excel, 2 Dicas para aprender Excel mais Rápido92 Atalhos do Excel que vão facilitar a sua vida, Como fazer Gráficos no Excel (Gráfico de Linhas, Barras, Colunas e pizza)


 

Deixe seu comentário