A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito usada no setor de Recursos Humanos, que analisa a performance individual ou coletiva dos colaboradores/funcionários, e seus comportamentos.
Por meio dela, é possível visualizar pontos satisfatórios ou não sobre resultados, avaliar a efetividade no trabalho, identificar funcionários que se sobressaem, verificar a produtividade dos funcionários, entre outros pontos que vão contribuir para a elaboração de medidas e programas de treinamento e assim, podendo eliminar os problemas identificados, para que nada atrapalhe o crescimento da organização em geral.
Além disso, a avaliação de desempenho auxilia em uma visão estratégica para a empresa, pois coloca em evidência pontos fortes e pontos de melhoria, tanto no que diz respeito a cada funcionário quanto no que se diz respeito às equipes. Dessa forma, fica mais fácil ver e elaborar formas de aprimorar os processos e assim obter mais resultados, impulsionando os resultados da organização.
Sempre que falamos em avaliação de desempenho, logo vem à mente dos colaboradores processos e etapas completamente tediosas que são feitas todos os anos, quando na verdade, as avaliações podem ser muito mais discretas.
Compreendendo este conceito, fica claro que o papel do RH é conduzir a avaliação de desempenho de forma simples, objetiva e sem incomodar os colaboradores, mas principalmente é necessário que o gestor comunique e transpareça para os avaliados que o processo é requisitado e fará bem a todos.
A parte de engajamento, retenção de talentos e monitoramento de todos os colaboradores precisa da avaliação de desempenho, sendo assim, a comunicação é indispensável.
Os tipos de avaliação de desempenho
Autoavaliação: que é realizada pelo próprio funcionário, onde ele mesmo avalia seu desempenho, e ajuda muito no seu autoconhecimento, fazendo com que ele perceba as atitudes que devem ser mudadas, para seu próprio desenvolvimento.
Existem alguns riscos dentro da autoavaliação, onde é possível que alguns dos colaboradores/funcionários poderão não detectar suas possíveis falhas. Por isso é necessário que haja um nível de maturidade mais alto, para que seja feita com bons resultados.
Avaliação por objetivos: acontece a partir de objetivos pré-definidos. No caso, os objetivos são traçados junto com a gestão da empresa e ligados ao departamento como um todo.
Avaliação por competências: nesse método, as avaliações são estabelecidas em determinado cargo e departamento. A partir das competências pré-determinadas, é medido o desempenho do colaborador.
Avaliação 90°: é a mais tradicional e direta: o gestor de área avalia cada funcionário. Apesar de poder ser eficiente, é preciso tomar alguns cuidados em relação aos pontos negativos, pois oferece o risco de um olhar indesejado, seja ele positivo ou negativo. Afinal, a relação e o nível de proximidade do avaliador e do funcionário pode influenciar muito nessa análise e correr o risco de não expressar a realidade.
Avaliação 180°: é onde o gestor realiza a avaliação de desempenho junto com o funcionário e a análise e a discussão do resultado são feitas em conjunto. Dessa forma, é possível entender e esclarecer todos os tópicos levantados.
Avaliação 360º: é a mais utilizada pelas organizações que desejam uma análise mais completa. Aqui o colaborador é analisado por gestores e também colegas de trabalho, tendo um resultado mais equilibrado e garantindo um resultado mais eficiente.
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Como a avaliação de desempenho deve ser feita
O processo de avaliação não é complexo, tão pouco simplista, e requer que muitas das especificidades de cada empresa seja levado em conta, mas principalmente que os processos internos sejam utilizados como base na avaliação de desempenho.
Estes são os passos para realizar uma boa avaliação:
- Com a definição de objetivos claros e específicos;
- Elaboração de questionários bem estruturados;
- Estabelecimento de escala gráfica da avaliação;
- Definição da frequência.
A avaliação de desempenho tem muitas vantagens na estratégia dos negócios pois oferece maior orientação no desenvolvimento de talentos internos e assim melhorar os resultados.
É importante que o objetivo seja desenvolver pessoas para atingirem sua melhor performance, indo além do desenvolvimento, mas também potencializando o processo.
O fato é que a avaliação atinge todas as partes da empresa, e se for bem feita pode com toda certeza elevar o patamar da corporação, extraindo as informações corretas, utilizando-se delas como base para treinamentos, melhorias e desenvolvimento.
O que deve ser feito com o resultado
Avaliar por avaliar é algo que de forma alguma é benéfico, e nem todos compreendem esta parte. Sem dúvidas alguma o processo mais importante de uma avaliação de desempenho é a gestão, visualização de dados.
Para que com base nessas informações, atitudes e medidas possam ser tomadas voltadas para o desenvolvimento da corporação, aprimoramento e criação de novas habilidades e capacidades dos colaboradores e processos.
A avaliação pode assumir a postura que desejar, sendo apenas um monitoramento de perto, checagem de processos e capacidades, ou então ser utilizada como base para uma melhoria de toda a empresa.
Se deseja realizar uma avaliação de desempenho benéfica para empresa, não perca este artigo, que vai te ajudar a dar o próximo passo que é como melhorar o desempenho da empresa com treinamento de equipe.