20 Dicas Excel Avançadas em 15 Minutos

O Excel vai muito além das fórmulas básicas que usamos no dia a dia.

Com recursos avançados, é possível automatizar tarefas, analisar dados com mais eficiência e ganhar muito tempo no trabalho.

Então, pensando nisso, reunimos 20 dicas avançadas que você consegue aprender e aplicar em apenas 15 minutos.

Pois, são truques práticos que vão desde atalhos pouco conhecidos até funções poderosas, ajudando você a trabalhar de forma mais rápida, precisa e profissional.

Vamos lá!

 

Dicas de Busca de Dados no Excel

Observe que, temos uma extensa tabela no Excel contendo o registro de vendas de um determinado local:

Tabela de Vendas no Excel
Tabela de Vendas no Excel

Por exemplo, gostaríamos de mover colunas que estão no meio da tabela para o final.

No caso, selecione as colunas desejadas e ao aparecer o símbolo de +, pressione a tecla SHIFT e arraste para o final da tabela:

Reorganizando Colunas no Excel
Reorganizando Colunas no Excel

Neste exemplo, gostaríamos de somar o valor total das vendas.

Então, aplique a função SOMA, selecione a primeira célula da coluna e pressione as teclas de CTRL + SHIFT + Seta para baixo.

Assim, após clicar em ENTER, todos os valores são selecionados e somados:

Selecionando Todos os Dados com Atalhos no Excel
Selecionando Todos os Dados com Atalhos no Excel

Além disso, você pode usar a tecla CTRL e as setas disponíveis para movimentar sua tela.

Dicas de Fórmulas no Excel

Observe que temos uma segunda tabela, contendo o registro de convidados que compareceram ou não em uma determinada festa.

Tabela com Registro de Presença no Excel
Tabela com Registro de Presença no Excel

No caso, gostaríamos de saber o total de pessoas que não compareceram.

Sendo assim, aplique a função CONT.SE, selecione a coluna F e informe o critério entre aspas duplas, conforme exemplo:

Função CONT.SE no Excel
Função CONT.SE no Excel

Contudo, se você precisa saber quem são essas pessoas, aplique a função FILTRO, selecione as colunas de Nome e Compareceu, informe o critério “Não”.

Função FILTRO no Excel
Função FILTRO no Excel

Com isso, temos os nomes desejados.

Dicas para Proteção de Planilhas

No entanto, se você precisa ocultar alguma aba, clique com o botão direito sobre ela e vá em Ocultar:

Ocultando Abas no Excel
Ocultando Abas no Excel

Mas, para acessar novamente a planilha, clique em Reexibir:

Reexibindo Abas no Excel
Reexibindo Abas no Excel

Contudo, você pode arrastar o campo de rolagem de tela, para ocultar todas as abas da sua planilha:

Ocultando Abas no Excel
Ocultando Abas no Excel

Dicas para Organização dos Dados no Excel

Para organizar os dados em ordem cronológica, por exemplo, selecione a tabela, vá até a guia de Página Inicial, em Classificar e Filtrar, clique em Classificação Personalizada:

Classificação Personalizada no Excel
Classificação Personalizada no Excel

Ao abrir uma aba, selecione a coluna de Data do Pedido e coloque a opção de Mais Antigo para Mais Novo:

Classificação Personalizada no Excel
Classificação Personalizada no Excel

Após confirme com OK, temos a classificação dos dados.

Tabela Dinâmica com Dados Externos no Excel

Além disso, podemos criar uma tabela dinâmica utilizando dados externos.

Sendo assim, acesse uma planilha em branco, vá até a guia de Inserir, em Tabela Dinâmica, selecione a opção De Fonte de Dados Externos:

Criando Tabela Dinâmica com Dados Externos no Excel
Criando Tabela Dinâmica com Dados Externos no Excel

Ao abrir uma janela, clique em Conexão:

Criando Tabela Dinâmica com Dados Externos no Excel
Criando Tabela Dinâmica com Dados Externos no Excel

Depois, vá em Procurar Mais:

Criando Tabela Dinâmica com Dados Externos no Excel
Criando Tabela Dinâmica com Dados Externos no Excel

Após buscar o arquivo e confirme com OK, temos os dados carregados para criar a tabela dinâmica:

Tabela Dinâmica com Dados Externos no Excel
Tabela Dinâmica com Dados Externos no Excel

Dicas de Ajustes de Dados no Excel

Para remover dados duplicados, podemos usar a função ÚNICO.

Para isso, aplique a função mencionada, selecione toda a sua tabela e clique em ENTER, com isso, teremos apenas dados únicos:

Função ÚNICO no Excel
Função ÚNICO no Excel

Se for preciso, podemos nomear um intervalo.

Por exemplo, selecionamos a coluna F e nomeamos como Convidados ao lado da caixa de fórmulas:

Nomeando um Intervalo no Excel
Nomeando um Intervalo no Excel

Assim, toda vez que eu quiser selecionar este intervalo, podemos localizar ele pelo nome.

Selecionando o Intervalo Nomeado no Excel
Selecionando o Intervalo Nomeado no Excel

Gráfico em Linhas no Excel

Seguindo ainda as dicas, podemos criar um gráfico para cada linha.

Sendo assim, ao lado de valor desejado, aplique a função REP, entre aspas duplas coloque o item “|”, selecione o valor e divida por 100:

Função REPT no Excel
Função REPT no Excel

Após clicar em ENTER, arraste para as demais células:

 Função REPT no Excel
Função REPT no Excel

Em Fonte, mude para Playbill.

Com isso, temos como ter um visual do desempenho dos vendedores:

Gráfico com a Função REPT no Excel
Gráfico com a Função REPT no Excel

Dica de Concatenar Matrizes no Excel

Observe que, temos duas tabelas com a mesma estrutura no Excel, no qual gostaríamos de unir:

Duas Tabelas com a Mesma Estrutura no Excel
Duas Tabelas com a Mesma Estrutura no Excel

Sendo assim, aplique a função EMPILHARV e selecione as duas tabelas.

Com isso, temos o resultado abaixo:

Função EMPILHARV no Excel
Função EMPILHARV no Excel

Dica para Converter Data em Mês no Excel

Observe que, temos uma tabela com as datas de alguns pedidos, nos quais gostaríamos de extrair os meses.

Para isso, vamos criar uma coluna para o mês, aplique a função TEXTO, selecione a data e entre aspas duplas, coloque a letra m de 3 a 4 vezes:

Função TEXTO no Excel
Função TEXTO no Excel

Após clicar em ENTER e arrastar a função, temos o resultado abaixo.

Lembrando que, caso queira que os meses fiquem com a primeira letra em maiúsculo, use a função PRI.MAIÚSCULA no início da fórmula.

Função TEXTO no Excel
Função TEXTO no Excel

Dica para Agrupar Dados Sem Tabela Dinâmica no Excel

Por exemplo, você precisa agrupar algumas informações, mas sem criar uma tabela dinâmica.

Para isso, aplique a função AGRUPARPOR, selecione a coluna de Vendedores, por exemplo, depois selecione a coluna com os Valores e indique a função SOMA para trazer o total por vendedores:

Função AGRUPARPOR no Excel
Função AGRUPARPOR no Excel

Após clicar em ENTER, temos o resumo abaixo:

Função AGRUPARPOR no Excel
Função AGRUPARPOR no Excel

Dica para Separar Dados no Excel

Imagine que você precisa separar as letras dos números de um determinado código, conforme o exemplo:

Tabela com Código de Vendas no Excel
Tabela com Código de Vendas no Excel

No caso, podemos usar a função DIVIDIRTEXTO, selecione a célula desejada e coloque entre aspas o hífen:

Função DIVIDIRTEXTO no Excel
Função DIVIDIRTEXTO no Excel

Após clicar em ENTER, temos a separação dos dados:

Função DIVIDIRTEXTO no Excel
Função DIVIDIRTEXTO no Excel

Mas, se você quer pegar apenas o número, aplique a função TEXTODEPOIS, selecione a célula e coloque o hífen, com isso, teremos apenas o número do código:

Função TEXTODEPOIS no Excel
Função TEXTODEPOIS no Excel

Localizando Ações da Bolsa de Valores no Excel

Imagine que você precisa localizar o valor das ações da bolsa de valores no Excel.

Para isso, você precisa ter o ticker de cada empresa:

Tickers para Extrair Valores no Excel
Tickers para Extrair Valores no Excel

Depois, selecione todos os ticker, vá até a guia Dados e clique em Ações:

Convertendo Tickets em Ações no Excel
Convertendo Tickets em Ações no Excel

Depois, clique no item ao lado e selecione a opção de Price:

Extraindo os Valores da Bolsa no Excel
Extraindo os Valores da Bolsa no Excel

Com isso, temos os valores das ações:

Extraindo os Valores da Bolsa no Excel
Extraindo os Valores da Bolsa no Excel

Dica para Criar Gráficos Rapidamente no Excel

Para criar gráfico rapidamente, selecione os dados e pressione a tecla F11:

Criando Gráfico com Atalhos no Excel
Criando Gráfico com Atalhos no Excel

Assim, teremos o gráfico desejado.

Dica para Retirada de Mesclagem

Observe que temos uma tabela contendo o registro de vendas de cada vendedor, no qual encontram-se com dados mesclados:

Tabela com Informações Mescladas no Excel
Tabela com Informações Mescladas no Excel

No entanto, para trabalhar com essas informações, é necessário triar a mesclagem, conforme disponível na Página Inicial:

Retirando a Mesclagem de Células no Excel
Retirando a Mesclagem de Células no Excel

Posteriormente, selecione as teclas CTRL + G e clique em Especial:

Ajuste de Células Mescladas no Excel
Ajuste de Células Mescladas no Excel

Coloque o item Em Branco e coloque OK:

Ajustes de Células Mescladas no Excel
Ajustes de Células Mescladas no Excel

Por fim, coloque o sinal de igual (=), selecione o valor e clique em CTRL + ENTER:

Ajuste de Células Mescladas no Excel
Ajuste de Células Mescladas no Excel

Com isso, teremos os dados preenchidos corretamente:

Ajuste de Células Mescladas no Excel
Ajuste de Células Mescladas no Excel

Substituindo Valores no Excel

Observe que temos uma tabela com os ícones ao lado:

Tabela com Ícones no Excel
Tabela com Ícones no Excel

No caso, gostaríamos de retirar eles rapidamente.

Então, selecione os dados, vá em Página Inicial, clique em Localizar e Selecionar e depois em Substituir:

Substituindo Valores no Excel
Substituindo Valores no Excel

Depois, coloque o ícone em Localizar e em Substituir deixe vazio:

Substituindo Valores no Excel
Substituindo Valores no Excel

Após clicar em Substituir Tudo, temos o resultado abaixo:

Valores Substituídos no Excel
Valores Substituídos no Excel

Por fim, podemos destacar os valores selecionados com a Focus Cell disponível na guia de Exibir:

Focus Cell no Excel
Focus Cell no Excel

Portanto, com as dicas acima, você irá conseguir usar o Excel em sua totalidade.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: