5 Dicas de Excel: Melhore Suas Habilidades com Planilhas

O Excel possui diversas possibilidades de uso, sendo essencial para profissionais de muitas áreas distintas, entregando uma gama muito grande de funcionalidades para analisar e organizar os dados trabalhados. Portanto, pensando nisso e considerando o vídeo anexado, vamos trazer 5 dicas para que você melhore suas habilidades com a planilhas de Excel.

Vale ressaltar que, as dicas apresentadas serão muito importantes para aumentar sua produtividade, aprimorar suas habilidades e te ajudar bastante se você está começando a usar o Excel como uma ferramenta de trabalho.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Dica 01: Como Calcular Porcentagem no Excel

Primeiramente, observe que, temos uma base de dados com as informações de vendas realizadas em uma loja, contendo a data, o vendedor responsável, o produto vendido, a quantidade, o valor unitário, valor total e sua comissão em porcentagem:

5 Dicas de Excel: Melhore Suas Habilidades com Planilhas
Base de Dados de Vendas no Excel

Neste caso, gostaríamos de calcular o valor da comissão que o vendedor vai receber, considerando o valor total vendido ao cliente e a porcentagem de comissão estabelecida.

Sendo assim, multiplique o valor total pelo percentual e ao aplicar o ENTER do teclado, você terá o valor que o vendedor irá receber sobre a venda:

Calculando o Valor de Comissão Por Venda no Excel
Calculando o Valor de Comissão Por Venda no Excel

Contudo, não se esqueça de arrastar a fórmula nas demais células da coluna do valor de comissão:

5 Dicas de Excel: Melhore Suas Habilidades com Planilhas
Valor de Comissão Por Venda de Todas as Vendas no Excel

Dica 02: Como Replicar Formatação e Fórmulas Automaticamente na sua Tabela no Excel

Em seguida, precisamos que as fórmulas, lista suspensa e a formatação que aplicamos na base de dados, sejam replicadas automaticamente nos demais registros de vendas que serão preenchidos logo abaixo.

Portanto, será necessário transformar a planilha em tabela.

Dessa forma, selecione a base, vá até a guia de Página Inicial, clique na opção de Formatar Como Tabela e selecione um modelo:

Formatando Intervalos Como Tabela no Excel
Formatando Intervalos Como Tabela no Excel

Em seguida, não se esqueça de confirmar que a tabela possui cabeçalho e clicar em OK:

5 Dicas de Excel: Melhore Suas Habilidades com Planilhas
Formatando Intervalos Como Tabela no Excel

Com isso, você terá uma tabela, onde toda vez que você acrescentar alguma informação logo abaixo, automaticamente todas as fórmulas e formatações serão aplicadas para a nova linha:

Intervalo de Dados Formatado Como Tabela no Excel
Intervalo de Dados Formatado Como Tabela no Excel

Lembre-se de nomear sua tabela na guia de Design da Tabela e alterar seu estilo, caso seja necessário:

5 Dicas de Excel: Melhore Suas Habilidades com Planilhas
Opções Disponíveis em Design da Tabela no Excel

Dica 03: Trabalhando com Formatação Condicional no Excel

Ainda com a tabela de vendas, gostaríamos de usar a formatação condicional para destacar as vendas de uma vendedora específica.

Sendo assim, selecione a coluna com os vendedores, vá até a guia de Página Inicial, Formatação Condicional, Regras de Realce de Células e em Texto que Contém:

Utilizando a Formatação Condicional Para Destacar Vendedores no Excel
Utilizando a Formatação Condicional Para Destacar Vendedores no Excel

Portanto, ao abrir uma janela de configuração, coloque o nome da vendedora, selecione uma cor e confirme em OK:

5 Dicas de Excel: Melhore Suas Habilidades com Planilhas
Formatando a Texto que Contém no Excel

Diante disto, você terá a vendedora Ana Silva destacada na tabela de vendas:

Destacando Vendedores na Tabela de Vendas no Excel
Destacando Vendedores na Tabela de Vendas no Excel

Então, você pode usar a formatação condicional também para destacar alguns valores, acionando a opção de É Maior Que:

Destacando os Maiores Valores de Vendas no Excel
Destacando os Maiores Valores de Vendas no Excel

Portanto, ao abrir a janela para configuração, digite o valor de referência, escolha a cor necessária para destacar e confirme a ação com o OK:

5 Dicas de Excel: Melhore Suas Habilidades com Planilhas
Destacando os Maiores Valores de Vendas no Excel

Com isso, você terá essas informações relevantes devidamente destacadas em sua tabela:

Valores de Vendas Destacados no Excel
Valores de Vendas Destacados no Excel

Dica 04: Colunas Auxiliares no Excel

Neste caso, gostaríamos de saber o total faturado em cada mês com as vendas realizadas.

Portanto, vamos começar gerando colunas auxiliares.

Então, crie uma coluna ao lado de Data, aplique a função TEXTO, selecione a data e coloque o formato do nome do mês “mmmm”, desta maneira:

Usando a Função TEXTO Para Saber o Nome do Mês no Excel
Usando a Função TEXTO Para Saber o Nome do Mês no Excel

Deste modo, ao clicar com o ENTER, você terá os meses de cada data da venda:

5 Dicas de Excel: Melhore Suas Habilidades com Planilhas
Nome do Mês com a Função TEXTO no Excel

Dica 05: Como Somar Valores Condicionais no Excel

Como conseguimos criar as colunas auxiliares para descobrir os meses, vamos somar as vendas de cada mês.

Sendo assim, monte uma pequena tabela com os meses encontrados, aplique a função de SOMASE, selecione a coluna de nome do mês (intervalo), o mês de referência para soma (critério) e por fim o valor total (intervalo de soma).

Aplicando a Função SOMASE Para o Total de Vendas por Mês no Excel
Aplicando a Função SOMASE Para o Total de Vendas por Mês no Excel

Então, após aplicar a função SOMASE, você terá os valores vendidos em cada mês estabelecido:

5 Dicas de Excel: Melhore Suas Habilidades com Planilhas
Resultado da Função SOMASE Para o Total de Vendas por Mês no Excel

Portanto, com todas as dicas acima, é possível que você melhore suas habilidades com planilhas e também poderá trabalhar em sua tabela de maneira mais profissional, obtendo resultados assertivos e de forma bem rápida.

Curso de Excel Completo

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem  Editar data e horaabaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Aprenda mais sobre Excel: