7 exemplos de intraempreendedorismo nas empresas

7 exemplos de intraempreendedorismo nas empresas

O intraempreendedorismo pode salvar empresas da falência. Muitas vezes, ao ouvir funcionários dando ideias novas para problemas antigos podemos chegar a resultados bem inesperados e que podem fazer toda a diferença na lucratividade da empresa. 

Existe um estudo que diz que empresas que ouvem os funcionários geram cerca de 21% mais lucro do que as empresas que não pegam ideias. 

A verdade é que os funcionários têm uma visão diferente de como as coisas funcionam, uma vez que eles estão lidando com os produtos e serviços no dia a dia. Então, pode ser que um funcionário encontre uma solução que um cargo da diretoria não seria capaz de enxergar. 

Além do mais, encontrar soluções para empresas vai muito além de teorias e de conseguir aproveitar as oportunidades. Muitas coisas só podem ser solucionadas com vivência e experiências de vida, e os seus funcionários com certeza tem vivências e experiências muito diferentes das que a diretoria têm. 

E não existe característica que simbolize mais o intraempreendedorismo do que a de aproveitar suas vivências e experiências de vida para ajudar uma empresa a encontrar caminhos para expandir ou até mesmo para evitar a falência. 

Pensando nisso, hoje trouxemos aqui 10 exemplos de intraempreendedorismo que trouxeram soluções para empresas famosas no mundo todo! 

O caso da caixa de fósforo

Nos Estados Unidos existe uma empresa de fósforos chamada Swan Vesta. Nos anos 1900, quando ninguém nem sabia o que era intraempreendedorismo, um dos funcionários da fábrica disse aos seus superiores que tinha uma ideia que seria capaz de economizar milhões de dólares para a empresa. 

Mas, antigamente a cultura empresarial era diferente e ninguém queria ouvir o que o funcionário tinha a dizer. Porém, ele foi tão insistente que acabaram dando a eles alguns minutos para contar a sua ideia. 

Claro que todos se reuniram e já estavam esperando alguma ideia absurda e estavam prontos para rir dele. 

Porém, a ideia dele realmente fez sentido, e era uma ideia tão simples, que deixou todos de boca aberta. Ele sugeriu que em vez de colocar aquela lixa que faz com que o fósforo seja acesso nos 2 lados da caixa, que fosse colocada em apenas um dos lados. Dessa forma o custo por embalagem diminuiria e a empresa conseguiria economizar milhares de dólares. 

A ideia foi implementada e deu tão certo que segue sendo assim até hoje. 

O caso da Frito Lay

Você com certeza já ouviu falar dessa marca, só não está conseguindo relacionar a marca ao produto. A Frito Lay é a empresa responsável pela produção do salgadinho Cheetos. 

Nos anos 1980 eles estavam perdendo muita margem de mercado e estavam a beira do precipício. Então,  o dono da empresa convocou uma reunião com os seus 300.000 funcionários e pediu que eles agissem como donos e que fizessem sugestões a respeito de como a empresa poderia sair dessa. 

Foi então que o faxineiro Richard Montañez convocou uma reunião e sugeriu um sabor único de Cheetos, que fosse mais voltado para o público latino. Eles ficaram tão impressionados que o Richard Montañez acabou sendo promovido. E o salgadinho foi um verdadeiro sucesso! 

O Intraempreendedorismo na Amazon

Hoje todos nós conhecemos a Amazon como uma das gigantes do varejo, mas nem sempre foi assim. Muito antes dela chegar aqui no Brasil, quando o seu principal concorrente ainda era o Ebay, eles estavam tendo muitos problemas para conseguir aumentar o seu posicionamento no mercado. 

A Amazon realmente começou a crescer quando lançou a sua assinatura Prime, em que os assinantes recebem descontos exclusivos e frete grátis em uma série de produtos. 

E veja só: essa foi uma sugestão dada por um engenheiro em uma daquelas caixas de sugestões que ficam pela empresa. 

Starbucks e o nome dos clientes

Se você já foi até uma loja do Starbucks com certeza você já ouviu o atendente perguntar o seu nome e colocá-lo no copo do seu pedido. 

A Starbucks nasceu como uma empresa que tinha a intenção de ser o seu terceiro lugar para ir diariamente, ou seja, algum lugar que você fosse entre o seu trabalho e a sua casa. 

E a cultura do intraempreendedorismo sempre foi algo valorizado por eles. 

Um dia, um barista resolveu colocar o nome dos clientes no copo, e o sucesso foi tanto que em menos de alguns meses todos os Starbucks já tinham aderido a isso também! 

A História do Post-it

Se você trabalha em um escritório com certeza já viu um Post-it por aí. Hoje em dia, ele é muito utilizado para diversas atividades no dia a dia de quem trabalha em um escritório, mas nem sempre foi assim. 

Um dos Cientistas da 3M – marca dos Post-its tinha inventado uma cola um pouco diferente (que é justamente a cola que conhecemos hoje por colar os nossos Post-its por aí), mas ninguém tinha encontrado nenhum tipo de uso para essa cola e ela ficou parada por anos. 

Até que um dia um dos funcionários sentiu a necessidade de marcar algumas páginas com alguma cola que não marcasse ou danificasse as páginas do livro e começou a usar os Post-its. 

Não demorou muito para isso virar febre no escritório inteiro e posteriormente ser comercializado. 

Comprando com um clique

Parece que a Amazon é a campeã do nosso post, sendo citada 2 vezes no quesito empresa que com certeza incentiva o intraempreendedorismo. 

Se você é cliente da Amazon, com certeza já viu a opção de comprar com um clique, e pode ser que mesmo não sendo cliente da Amazon, tenha encontrado essa opção em algum outro site. 

A ideia de comprar algo com um clique surgiu de um engenheiro da Amazon, que queria que as compras pudessem ser feitas da maneira mais fácil possível. 

Ele trabalhou duro até que finalmente chegou no resultado que temos hoje, isso sem esse trabalho ter sido solicitado em momento algum. 

O resultado foi tão bom que a compra por um clique foi patenteada pela Amazon e depois foi vendida para diversas outras plataformas, como por exemplo a Apple. 

Apple

Antigamente, desbloquear um celular não era uma tarefa fácil e simples como é hoje. Era preciso seguir vários passos para desbloquear o celular, e se você não deixasse o celular bloqueado, poderia acabar ligando para alguém sem querer ao deixar o celular no bolso. 

Um dia, um dos engenheiros foi ao banheiro em um avião e percebeu o quanto era fácil trancar e destrancar a porta. 

E pensou que poderia fazer o mesmo com os celulares, em que fosse possível bloquear e desbloquear apenas arrastando o dedo pela tela. 

Por muito tempo essa foi uma ótima solução, até que tivemos um grande avanço na tecnologia e passamos a desbloquear o celular só de olhar para ele. 

Viu só como o intraempreendedorismo pode salvar empresas da ruína? Você pode implementar esse tipo de cultura na sua empresa e colher grandes frutos. E não se esqueça de que boas ideias podem vir até mesmo dos faxineiros da empresa, então tenha a certeza de que você está ouvindo todos os funcionários e dando oportunidades para todo mundo opinar.