5 Exemplos práticos de inteligência emocional no trabalho

Você com certeza já ouviu falar de inteligência emocional e sabe o quanto ela é importante na nossa vida profissional. Pensando nisso, trouxemos o artigo de hoje 5 exemplos de inteligência emocional no trabalho. 

O que é inteligência emocional

O que é inteligência emocional

Inteligência emocional é quando você consegue controlar as suas emoções no ambiente de trabalho, fazendo com que toda a equipe e a empresa seja beneficiada com um ambiente de trabalho melhor e consequentemente relacionamentos melhores. 

Exemplos de inteligência emocional

Exemplos de inteligência emocional

Para ficar mais fácil o entendimento de como a inteligência emocional afeta o nosso dia a dia no trabalho, vamos trazer hoje 5 exemplos de inteligência emocional que podem te ajudar a entender melhor como funciona.

Exemplo 01 – Sabendo ouvir feedbacks negativos

Você está fazendo um curso que seja relacionado às suas funções no seu trabalho. E durante o curso, você aprende algo novo e incrível, então você chega no seu trabalho e começa a colocar em prática. Cria algo muito legal que pode ajudar a empresa toda. 

Você se dedica de verdade e depois de tudo pronto vai mostrar para o seu supervisor. Mas, por algum motivo, ele não acha tão incrível quanto você e acaba cortando a sua ideia. 

Você tem duas opções: a primeira é ficar muito chateado e deixar se levar pelas emoções, criando um clima pesado e até mesmo discutindo com o chefe. 

Mas, se você tiver inteligência emocional, você vai ouvir o que o seu chefe tem a dizer,  procurar entender os motivos dele e compreender por que sua ideia não foi aceita. 

Depois de internalizar tudo o que foi dito, você pode tentar novamente, utilizando as mudanças que ele te propôs e talvez ter a sua ideia aceita, ou pode entender que realmente esse não é o momento certo para executar a sua ideia na empresa, e acabar colocando-a em pausa até que essa situação mude. 

Na primeira opção, você muito provavelmente nunca mais faria algo novo, o que poderia até mesmo prejudicar o seu desempenho no futuro. 

Já na segunda opção, você compreende o que aconteceu, usa isso a seu favor e aplica o aprendizado quando for sugerir mais alguma ideia na empresa. 

Exemplo 02 – Desentendimento entre colegas

Você e a sua equipe estão executando um projeto na empresa, e algo inesperado acontece e acaba prejudicando o andamento do projeto. 

Vocês tentam contornar a situação o máximo possível, mas é impossível e o chefe acaba chamando vocês para descobrir o que aconteceu. 

Durante a reunião, um dos colegas de trabalho acaba se excedendo um pouco e acaba apontando culpados ao invés de ouvir o feedback negativo junto com toda a equipe. 

Alguns colegas acabam não gostando disso e um desentendimento começa. 

O chefe, cansado da discussão, acaba entrando na conversa e avisa que caso os ânimos não se acalmem, todos receberão uma advertência. 

Você sabe que o colega que apontou os culpados está errado, mas prefere não dar continuidade na briga para não tomar a advertência. 

O problema é que o clima fica pesado. Todos falaram mais do que deveriam e vocês têm a impressão de que vai ser muito difícil voltar ao clima de amizade que existia antes. 

Se o primeiro integrante a apontar culpados tivesse inteligência emocional, nada disso teria acontecido. Todos teriam recebido o feedback negativo, teriam ido para casa pensar a respeito da parte em que cada um errou e no dia seguinte a equipe estaria pronta para outra. 

Quem acabou entrando na discussão, não demonstrou inteligência emocional, uma vez que também mostrou a incapacidade de lidar com a situação de forma madura. 

Exemplo 03 – Reclamações de clientes

Você está atendendo um cliente e dando o seu melhor, porém, ele acaba voltando para criticar o seu produto ou serviço. Ele reclama que não está do jeito que ele solicitou ou como esperava e espera uma resposta da sua parte. 

Você pode rebater e acabar se desgastando com o cliente, ou pode conversar com ele para tentar solucionar o problema de uma forma que fique bom para os dois. 

A diferença entre as duas opções, além de claramente só a segunda ter inteligência emocional, é que na segunda o cliente ainda pode sair satisfeito e fidelizado, uma vez que você solucionou o problema dele, enquanto que na primeira você corre o risco não só de perder esse cliente mas também vários outros para quem ele vai falar mal da empresa.

Exemplo 04 – Lidando com situações difíceis

Você tem uma reunião com várias pessoas importantes. A reunião será sobre um projeto que a sua equipe vem desenvolvendo já faz um tempo, mas que você não teve nenhuma participação especial, apenas executou algumas tarefas. O seu supervisor, 5 minutos antes da reunião, te manda uma mensagem falando que você terá que apresentar a reunião no lugar dele, já que ele teve um imprevisto. 

Você pode discutir com ele e falar que você não vai apresentar pois não sabe o que foi feito, já que teve uma pequena participação no projeto e acabar gerando um desconforto entre vocês dois, ou pode aproveitar os 5 minutos para se reunir rapidamente com a equipe, entender o escopo geral do projeto e focar em fazer a melhor apresentação possível. 

Na primeira atitude você estaria focando no problema, e não na solução e acabaria só piorando tudo. 

Enquanto que com a segunda atitude, você mostraria facilidade em lidar com imprevistos e mostraria disposição em fazer o seu melhor. Isso com certeza demonstraria muita inteligência emocional. 

Exemplo 05 – Cancelamento de atividades

Já tem alguns meses que toda a equipe está muito envolvida em um projeto. Estão todos fazendo o melhor possível e os resultados parecem muito promissores. 

A previsão é de que vocês irão terminar o projeto todo na próxima semana. 

Então, sem maiores explicações, algum superior aparece avisando a todos que o projeto foi cancelado, e que vocês terão que iniciar um novo projeto. 

Toda a equipe fica muito frustrada, pois todos estavam muito envolvidos com o projeto. 

Vocês podem entender que infelizmente esse tipo de coisa acontece e canalizar as energias, da melhor forma possível para o novo projeto ou podem usar toda a frustração para se desmotivar e acabar não produzindo o segundo projeto como deveriam. 

Claro que a frustração existe, mas infelizmente imprevistos acontecem e ter inteligência emocional significa saber lidar com esse tipo de situação. 

Situações desafiadoras acontecem em todo ambiente de trabalho, mas é preciso saber lidar com elas, assim como explicamos nos nossos exemplos de inteligência emocional. Se você ainda tem dúvidas a respeito do que é inteligência emocional, clique aqui e veja agora mesmo o nosso artigo sobre os 5 pilares da  inteligência emocional e se aprofunde no assunto.