Treinamento e Desenvolvimento é um programa estruturado com diferentes métodos e que foi projetado por profissionais de Recursos Humanos. Tornou-se uma das tarefas mais comuns e mais executadas dentro das empresas para atualização de competências e conhecimento dos funcionários de acordo com as mudanças de ambiente e de necessidades da empresa.
Aprenda Sobre O Que É Treinamento e Desenvolvimento
A necessidade de treinamento e desenvolvimento surgiu por causa da necessidade de reduzir custos com os recursos já disponíveis, ou seja, é muito mais barato ensinar uma nova habilidade a um funcionário que já trabalha na empresa do que contratar um novo funcionário ou um terceiro para executar determinada ação.
Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento
- Treinamento: é um processo de melhorar e polir competências necessárias de um funcionário, ou seja, é uma capacitação pontual e de curto prazo.
- Desenvolvimento: é um processo que deve ser realizado focando no longo prazo. Ele pode incluir vários treinamentos, por exemplo.
Além disso, o desenvolvimento também pode incluir processos de coaching, planos de carreiras e outras estratégias que a empresa possa achar necessário.
Enquanto o treinamento é pontual, o desenvolvimento é abrangente e de certa forma o treinamento deve estar sempre dentro de uma estratégia de desenvolvimento daquele funcionário em específico.
Infelizmente ainda existe muita confusão quando o assunto é treinamento e desenvolvimento e muitos gestores acreditam ser a mesma coisa, mas está longe disso ser verdade.
Além disso, também há uma grande confusão com treinamento e desenvolvimento e formação. A formação é um curso mais longo, enquanto que o treinamento é focado em algo pontual.
Por exemplo, você tem um ótimo funcionário, e gostaria de promovê-lo e coloca-lo em uma vaga administrativa. Porém, esse funcionário precisaria ter uma faculdade de administração para poder ocupar esse cargo.
Nessas situações, muitas empresas acabam investindo na formação desse funcionário, sempre pensando em como ele pode agregar mais valor em outra vaga, desde que tenha essa formação.
Já o treinamento ele é mais pontual.
Digamos que o funcionário precise aprender Excel para exercer bem as suas funções. Nesse caso a empresa vai fornecer um curso de Excel – preferencialmente aqui do Ninja do Excel – para esse funcionário, que vai receber um treinamento adequado que vai suprir essa falha no desenvolvimento dele.
Ainda usando o mesmo exemplo, tudo isso faz parte de uma estratégia de desenvolvimento desse funcionário, que tinha uma posição mais baixa, e que tem como objetivo alcançar posições mais altas dentro da empresa, podendo até mesmo chegar à vagas de gerencia, caso seja interessante para empresa.
Perceba que no nosso exemplo pegamos um funcionário bom, mas despreparado, que recebeu uma formação e um treinamento pontual, sendo que a longo prazo ele poderá receber ainda mais treinamentos, sempre focando na vaga e cargo que a empresa quer que ele ocupe num longo prazo. Pode ser que dali algum tempo esse funcionário receba um treinamento de liderança, ou um outro treinamento voltado para gestão de pessoas. Tudo isso para que ele consiga ir subindo dentro da empresa e que consiga continuar se destacando e cumprindo as suas obrigações com excelência.
Tipos de Abordagem de Treinamento e Desenvolvimento
Abordagem Tradicional
A maioria das empresas mais antigas não costumava acreditar muito no treinamento e desenvolvimento de funcionários. Eles acreditavam principalmente que os líderes já tinham nascido como líderes e que essa não era uma habilidade que poderia ser treinada e construída.
É importante ressaltar que essa é uma abordagem antiga mas que infelizmente ainda permeia entre o meio empresarial, principalmente quando o assunto é gestão de pessoas e liderança.
Caso você trabalhe em uma empresa que não tem a cultura de treinamento e desenvolvimento de funcionários, provavelmente você terá que procurar se desenvolver e fazer cursos por fora. Essa é uma ótima maneira de você se destacar na empresa e conseguir vagas mais altas, afinal, eles nunca saberão se você nasceu líder ou se você se construiu como líder.
Sempre foque em procurar por cursos que podem agregar valor ao que você já faz, e se você conhece alguém do RH que conhece as técnicas de treinamento e desenvolvimento, peça para essa pessoa te ajudar indicando cursos com as habilidades que você precisa aprender para se desenvolver!
Lembre-se que isso não serve somente para a empresa em que você está no momento. Se acontecer de você ser dispensado, com vários cursos extras você com certeza vai mostrar aos seus novos empregadores que você sempre enxergou vantagem em manter-se em aprendizado e que vai continuar se desenvolvendo na nova empresa, o que por si só já é um grande diferencial!
Abordagem Moderna
Na abordagem moderna as empresas perceberam a importância de treinar seus funcionários e o quanto o custo de novas contratações pode ser reduzido se você treinar os funcionários que já tem em vez de encontrar novos.
Essa abordagem surgiu na Índia, porém já foi alterada para criar uma força de trabalho mais inteligente e que produza os melhores resultados.
Se você estiver trabalhando em uma empresa que tem uma abordagem moderna e que realmente se preocupa com o Treinamento e Desenvolvimento dos funcionários, é hora de valorizar isso!
Entre em contato com o RH e deixe claro que você está a disposição para fazer cursos e formações fora do seu horário de trabalho.
Deixe claro o seu interesse por esse programa da empresa e sempre que possível apresente a eles cursos que você acha interessante para a sua carreira e que poderia te ajudar com alguma habilidade que você acha que pode melhorar.
Isso demonstra interesse no programa da empresa e também interesse em melhorar sempre, o que pode te destacar na empresa e te ajudar a chegar a cargos mais altos.
Mire sempre onde você quer chegar e sempre faça uma auto análise se perguntando quais habilidades você precisa desenvolver para chegar lá.
Conte com o RH para te ajudar a encontrar essas habilidades e quais cursos você pode e precisa fazer. Mostre-se interessado, isso já é um grande diferencial nos dias de hoje.
Objetivos de Treinamento e Desenvolvimento
O principal objetivo do departamento de Treinamento e Desenvolvimento é garantir que sempre tenham profissionais qualificados à disposição da empresa. Porém, ainda há outros 4 objetivos: Individual, Organizacional, Funcional e Social.
Objetivos individuais:
Quando uma empresa ajuda seus funcionários a atingirem seus objetivos pessoais, eles acabam se beneficiando também, afinal os funcionários trabalham mais motivados, além das novas habilidades ajudarem no desenvolvimento do trabalho também.
Objetivos organizacionais:
Ajuda a empresa a atingir as suas metas de forma mais rápida e simples, uma vez que os trabalhadores estão mais motivados e mais treinados.
Objetivos funcionais:
Cada um dos departamentos se torna mais funcional, uma vez que os funcionários têm mais habilidades para contribuir com os projetos como um todo. Dessa forma todo mundo sai ganhando.
Objetivos sociais:
Sempre que uma nova habilidade é treinada e desenvolvida por um funcionário, essa habilidade vai interferir na sua forma de ver o mundo e também na forma como ele atua na sociedade! Muitas vezes uma habilidade de liderança, por exemplo, pode mudar a forma como ele vai viver sua vida pessoal e mudar para melhor o seu casamento, seus relacionamentos familiares e seu compromisso com a sociedade como um todo.
Vantagens do programa de Treinamento e Desenvolvimento
Vantagens para empresa:
- Aumento da eficiência dos funcionários: quando o programa de treinamento e desenvolvimento é aplicado de forma eficaz, ele afeta como os funcionários trabalham. Os funcionários ganham confiança e essa confiança é percebida através dos melhores resultados conseguidos pela equipe ou departamento.
- Redução de supervisão: um funcionário que precisa ser supervisionado em 100% do tempo não é um bom funcionário. Quando ele recebe um bom treinamento e tem as capacidades técnicas para fazer tudo o que é precisa, você precisa deslocar menos o seu gerente ou líder para fazer a supervisão do trabalho! Você também passa a perceber que os erros passam a ser cometidos em menor quantidade e são cada vez menos graves.
- Menor quantidade de desperdício: quando melhor a formação do funcionário, menos recursos da empresa ele desperdiça. Isso vale para matéria prima, quando falamos de um funcionário que trabalha diretamente na produção ou até mesmo redução de desperdício de tempo, uma vez que o funcionário sabe exatamente o que precisa ser feito, como fazer e não fica enrolando e nem perdendo tempo procurando como chegar ao resultado que ele deseja.
- Redução de demissões: quando você investe em treinamento e desenvolvimento, você melhora as chances dos funcionários serem promovidos. Como eles percebem que têm mais oportunidades dentro da empresa, eles trabalham mais felizes. Isso reflete diretamente nas taxas de abandono de trabalho (pedidos de demissão) e também nas demissões feitas pela empresa, uma vez que seus funcionários estão trabalhando de forma adequada e motivados.
- Ajuda novos funcionários: o treinamento e desenvolvimento deve ser disponibilizado tanto para funcionários antigos quanto aos novos. Os funcionários novos têm um benefício a mais quando o assunto são os treinamentos, uma vez que através de treinamentos adequados ele pode pegar o ritmo da empresa e do trabalho muito mais rápido, reduzindo o tempo que outro funcionário tem que perder para ensiná-lo.
Vantagens do Treinamento e Desenvolvimento para o Funcionário
- Autoconfiança: o treinamento leva o funcionário a desenvolver a sua auto confiança. O funcionário se sente capaz de se ajustar e executar o que é pedido e não se sente humilhado perante os mais velhos que sabem mais. Essa confiança faz com que o funcionário se esforce cada vez mais.
- Aumenta os níveis de motivação: os programas de treinamento faz com que os funcionários se sintam beneficiados e isso ajuda na hora de motivá-los. Além disso, toda essa motivação extra sempre é convertida em produtividade e consequentemente em benefícios para as empresas.
- Altas recompensas: muitas empresas possuem, aliado ao treinamento e desenvolvimento um programa de benefícios que os funcionários podem acessar de acordo com os seus resultados. Por exemplo: após aumentar a produção em 10%, o funcionário pode ter um aumento salarial em alguma porcentagem também. O funcionário se sente realizado por conseguir aumentar a produção e consegue assim acesso aos benefícios, o que o mantêm ainda mais motivado!
- Trabalho em grupo: um bom treinamento não ensina somente funções individuais, mas ensina também como aquela função pode ser útil e como deve ser utilizada para os trabalhos em grupo. Isso faz com que o desempenho da equipe enquanto um grupo aumente também!
- Promoção: quando o funcionário faz parte de um programa de desenvolvimento e de um plano de carreira, ele consegue vislumbrar para onde está indo e todo o esforço passa a ter um sentido a mais. Quando ele sabe que está recebendo treinamento para conseguir cargos mais altos, ele se esforça mais e absorve melhor cada um dos treinamentos.
Excel: uma das melhores opções de treinamento
Se tem uma ferramenta que praticamente todas as empresas precisam usar de uma forma ou de outra, essa ferramenta é o Excel.
Se você está iniciando o programa de treinamento e desenvolvimento na sua empresa, pode ser uma boa ideia iniciá-lo ofertando aos seus funcionários um bom curso de Excel.
O Curso de Excel do Ninja do Excel é 100% online, então os funcionários não vão precisar se deslocar para realizar nenhuma etapa do curso, e isso é extremamente importante agora, já que grande parte dos funcionários está trabalhando na modalidade Home Office.
Além disso, quando você ensina seus funcionários a trabalharem bem com o Excel, fica mais fácil cobrar relatórios recorrentes e consequentemente ver o caminho que eles estão trilhando e reajustar algumas rotas, caso seja necessário.
O curso completo de Excel do Ninja do Excel vai ajudar qualquer funcionário, mesmo que ele nunca tenha nem aberto o Excel e também aquele funcionário que já sabe mexer bem, mas ainda não sabe como automatizar tarefas e às vezes perde tempo procurando algumas funções específicas!
Se você se interessou pelo curso, clique aqui para conhecer mais nossos cursos e saiba mais.
Agora me conte, a sua empresa tem um programa de Treinamento e Desenvolvimento? Ele é efetivo? Os funcionários se sentem valorizados e realmente performam melhor? Comente contando a sua experiência, será um prazer ouvir você.