Como Montar Um Programa de Trainee Eficiente

Como Montar Um Programa de Trainee Eficiente

Encontrar formas de fazer com que uma empresa se destaque no mercado de trabalho é um dos principais desafios que todas as empresas enfrentam atualmente. No entanto, o que muitos empresários não sabem, é que aderir a um programa de trainee pode colocar uma empresa no topo da concorrência do segmento em que atua. Isso porque este tipo de programa concede inúmeros benefícios a uma empresa.

Incluindo ajudar no desenvolvimento dela e também a moldar profissionais recém formados de acordo com os valores, conceitos e missão da empresa.O que é muito importante para que ela consiga reter talentos que sejam realmente importantes para a empresa.

Além do mais, com um bom programa de trainee a empresa consegue encontrar profissionais que possam ocupar cargos de gestores e líderes dentro dela mesma, sem que seja necessário procurar por profissionais que ainda estejam disponíveis no mercado de trabalho.

Como você deve ter observado até aqui, um bom programa de trainee consegue conceder inúmeras vantagens para uma organização, não é mesmo? Portanto, saiba que se você está querendo investir em um, essa é uma excelente ideia. 

E para te ajudar a fazer isso da melhor maneira possível, preparamos este artigo completo com algumas dicas de estratégias que você precisa pensar antes de criar o programa, e também um tópico onde falaremos mais a fundo sobre os benefícios de um programa de trainee eficiente. Continue lendo até o final para conferir.

Como Montar Um Programa de Trainee Eficiente

4 estratégias que vão te ajudar a criar um programa de trainee

Confira agora algumas das estratégias que vão te ajudar a criar um programa de trainee eficiente para sua empresa. Lembrando que existem muitas outras coisas que você precisa fazer, mas essas que vamos falar aqui são algumas das principais que você não pode deixar de fazer.

Defina um orçamento para o programa

A primeira coisa que você precisa fazer é definir um orçamento para o programa de trainee, afinal de contas, você não pode prejudicar todo o orçamento da sua empresa para criar o programa. Portanto, saiba exatamente quanto você pode investir no programa, afinal, queremos que o programa seja benéfico para a empresa, e não que ele cause prejuízos.

Estabeleça qual é o perfil ideal

Antes de divulgar as vagas para o programa de trainee você precisa definir qual é o tipo de perfil ideal que busca nos candidatos, pois dessa forma você já começa a filtrar os candidatos antes mesmo da seleção começar, permitindo que você e sua equipe de RH economizem muito tempo.

Veja também:

Escolha e organize as etapas do processo de seleção

Agora chegou o momento de organizar todas as etapas do processo de seleção dos trainees, que geralmente começa pelas inscrições, seguem para os testes escritos, a apresentação pessoal, a dinâmica em grupo, o painel de negócio e, por fim, as entrevistas daqueles que se mostraram mais qualificados.

Faça a divulgação

Por último, você deverá fazer a divulgação das vagas de trainees, a qual pode ser feita da maneira que você preferir, mas nossa dica é que você utilize as redes sociais para isso como o Instagram e o Linkedin, além, é claro, do próprio site da sua empresa.

Quais são os benefícios de ter um programa de trainee?

Agora que você já conferiu algumas estratégias que, com certeza, vão te ajudar a fazer um programa de trainee eficiente, vamos esclarecer um pouco mais sobre os principais benefícios que a sua organização pode ter ao aderir a este tipo de programa. 

Além, é claro, do maior benefício de todos que é moldar do zero um profissional qualificado e totalmente de acordo com os valores e com a cultura da empresa, incluindo o fato de que ele concederá à empresa, em primeira mão, conceitos e ideias universitárias que ainda estão frescas em sua mente.

Confira a seguir demais benefícios que um bom programa de trainee concederá a sua empresa:

  • uma verdadeira troca geral de experiências, a qual acontece entre os candidatos do programa, e a empresa;
  • a empresa consegue identificar perfeitamente qual é o perfil de cada um dos candidatos, para somente então encaixá-los no setor que for mais indicado para ele;
  • permite muito mais criatividade e inovação dentro dos setores;
  • a empresa consegue crescer de forma mais organizada e muito mais rápida;
  • diminui a rotatividade de funcionários e retém muito mais talentos;
  • mostra o quanto a empresa se importa com o seu próprio crescimento a médio e a longo prazo.

Observou como um programa de trainee bem feito pode conceder diversos benefícios diferentes e super importantes para o crescimento e desenvolvimento da empresa? Com isso em mente, saiba que ajudar seus profissionais a desenvolverem suas habilidades também é parte muito importante disso, e para fazer isso da melhor forma, confira este artigo sobre por que você deve desenvolver as soft skills dos seus colaboradores.