Número de Semanas Entre duas Datas no Excel

Número de Semanas Entre duas Datas no Excel

Nesse tutorial, você vai aprender a saber o número de semanas entre duas datas no Excel. Precisamos saber quantas semanas se passaram entre duas datas, ignorando os dias de final de semana. Logo os dias de final de semanas, não serão contados. Porém, dessa forma só vamos contar as semanas, quando 7 dias se passarem entre essas duas datas, então vamos contar de 7 em 7 dias entre duas datas.

Contudo, faremos o uso das seguintes funções: DIATRABALHOTOTAL.INTL, INT

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

Número de Semanas entre duas Datas no Excel

Então, na imagem abaixo temos duas datas inicial e final e logo a direita temos nosso resultado.

Nosso objetivo aqui é saber quantas semanas se passaram entre essas duas datas inicial e final. Porém, temos outra questão a se adicionada, precisamos ignorar os finais de semanas, então os dias de final de semana, (Sábado e Domingo), não serão contados.

Sendo assim, o números de semanas que se passaram, serão menores. Como por padrão, 1 mês tem 4 semanas e veja na imagem abaixo no resultado, que dentro de 1 mês temos 3 semanas, isso porque os dias de finais de semana não foram inclusos.

Entendendo o objetivo em Semanas entre duas Datas no Excel

Primeiramente, faremos o uso da função “DIATRABALHOTOTAL.INTL”, essa função retorna quantos dias se passaram entre duas datas, incluindo do dias finais de semana ou não, ou os feriados ou não.

No primeiro argumento dela, vai ser nossa data inicial, veja:

Primeiro argumento da função em Semanas entre duas Datas no Excel

Agora, no segundo argumento será nossa data final, veja:

Segundo argumento da função em Semanas entre duas Datas no Excel

Ignorando os Finais se Semanas

Então, como já sabemos a data inicial e final, que serão inclusas, precisamos ignorar os finais de semana, para eles não serem contados.

Para isso no terceiro argumento da função, vamos colocar o número 1, pois esse número 1, se refere aos sábados e domingos, dessa forma eles não serão inclusos nessa contagem de dias, entre essas duas datas, veja:

Ignorando os finais de semana em Semanas entre duas Datas no Excel

Agora, vamos pressionar a tecla “Enter” para confirma a função.

Veja abaixo que temos 22 dias entre a data inicial e final, sendo assim os dias foram menores, até porque os dias de finais de semana, não foram incluídos nesse calculo.

Resultado da função diatrabalhototal.intl em Semanas entre duas Datas no Excel

Por fim, precisamos ainda saber quantas semanas se passaram entre 22 dias. Para isso precisamos levar em conta que 1 semana tem 7 dias, nesse sentido vamos dividir o número de dias da nossa função por 2, veja:

Excel Fórmulas

No entanto, isso não será o suficiente, pressione a tecla “Enter” e veja o resultado. Note que o resultado de um número decimal com virgula, sendo assim nosso resultado ficou meio confuso.

Resultado da divisão por 7 em Semanas entre duas Datas no Excel

Fazendo o uso da Função INT

Para resolver isso, vamos usar a função “INT”, essa função vai transformar nosso resultado em um número inteiro, então ela vai pegar a parte inteira do número que seria o número antes da virgula, no caso o número 3, veja abaixo que colocamos a função no inicio e dentro dela ficou a função “DIATRABALHOTOTAL.INTL”.

Formas e Fórmulas

Enfim, confirme a função e teremos nosso resultado final, veja:

Resultado final em Semanas entre duas Datas no Excel

 

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Online Completo

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: