Função SE no Excel – Aprenda como usar a Função SE (Guia Completo)

Função SE no Excel: Aprenda Como Usar Passo a Passo!

Você gostaria de aprender uma função no Excel que ajudasse a trazer valores de acordo com um parâmetro pré-estabelecido?

A Clarisse Souza, Coordenadora de uma escola de Ensino Fundamental, me pediu uma ajuda na página do Facebook do Ninja do Excel. A dúvida dela foi a seguinte:

Edson, sou Coordenadora de uma escola e preciso muito da sua ajuda! Estou tendo muito trabalho manual no lançamento de notas dos meus alunos. Todo ano eu tenho que informar os alunos que foram aprovados e os que foram reprovados. Porém não sou poucos alunos. Por favor, poderia me ajudar me indicando uma forma de automatizar essa tarefa?

Para esse caso da Clarisse, se a média final do aluno(a) for igual ou superior a 7, então o aluno(a) está APROVADO. Se a média for inferior à 7, o aluno(a) está REPROVADO.

Então a função ficaria da seguinte forma:

=SE(A1=>7;”APROVADO”;”REPROVADO”)

Explicando a função SE no Excel

  • =SE() : > Chamada/abertura da função;
  • A1 : Célula onde está o valor da nota;
  • => : Sinal do Maior e Igual;
  • ; (Ponto e vírgula) Significa “então”;
  • “APROVADO” : Para aparecer a palavra aprovado, é preciso colocar aspas.
  • ; (Ponto e vírgula) Significa “então”;
  • “REPROVADO” : Para aparecer a palavra reprovado, é preciso colocar aspas.

A interpretação dessa fórmula seria: Se na célula A1 estiver um valor igual ou maior que 7, então aparecer a palavra Aprovado; Se o valor de A1 for menor que 7, então aparecer a palavra Reprovado.

Vídeo Aula sobre Como usar a Função SE Excel

Nessa vídeo aula, você vai aprender em detalhes como utilizar a Função SE no Excel.

Função SE na Tabela Dinâmica (forma descomplicada de fazer)

Em primeiro lugar, você sabia que é possível realizar o cálculo da Função SE na tabela dinâmica? Não se preocupe, realmente nem todo mundo sabe e que bom que você está aqui, pois é aqui que você terá seu diferencial dos concorrentes.

Realizar cálculos diretamente na tabela dinâmica, além de toda sua praticidade, possui como maior benefício a leveza de sua planilha e dependendo do tamanho de sua base, isso pode acabar pesando sua planilha no Excel.

Função Se no Excel na tabela dinâmica Como Usar a Função SE com Data no Excel

De antemão você deve saber que a função SE, que por sinal é uma das mais conhecidas do Excel, é uma função que trabalha seu resultado de acordo com determinadas situações.

Nesse sentido, seu retorno é alterado automaticamente de acordo com algum valor passado a ela. Sendo assim, vamos usar a usar a função SE com data no Excel para automatizamos uma planilha.

Função Se no Excel com Data

A Incrível Função SES no Excel

Conhece a função SES no Excel? Não?

Então chegou a hora de você conhecer esta incrível função que facilita nossa vida quando queremos trabalhar com condições. A função SES é uma extensão da tão conhecida e querida função SE, porém, esta função só está disponível para quem possui a versão por assinatura do pacote da Microsoft.

Função Se no Excel ou SES no Excel

Função SE Aninhada no Excel

A função SE é uma das mais conhecidas no Excel. Se você consegue compreendê-la já é um grande passo para aprender Excel Avançado. No entanto, a função SE possui diversas variações e uma delas é usar a função SE dentro de SE que é o que chamamos de função SE aninhada no Excel:

Função Se no Excel AninhadaEntenda de uma vez por todas as Funções SE E e OU no Excel Combinadas

Um dos tutoriais mais pedido no blog é como usar as funções SE E e OU no Excel. Muita gente tem esta dúvida. Para facilitar seu entendimento lhe indico de antes de continuar esta leitura leia antes nosso artigo sobre a função SE, E e sobre a função OU no Excel separadamente.

PROCV com SE no Excel

Você já tentou usar PROCV com SE no Excel? Não? Chegou a hora. Este conteúdo é incrível assim como outras funções do Excel que Retornam Referências.

Usar essas duas funções juntas pode potencializar muito nosso resultado no Excel:

Função Se no Excel com PROCV no Excel

Agora é com você!

Você gostou dessa aula? Sim? Não? Mais ou menos?
Quero saber sua opinião! Deixe seu comentário abaixo que eu respondo pessoalmente.
Com certeza você conhece um amigo que precisa desse conteúdo. Compartilhe com ele :)

Aprenda também sobre Excel: