Antes de mais nada, contribuição sindical nada mais é que um imposto que é cobrado encima do salário de cada trabalhador, que equivale a um dia de trabalho considerando o seu salário, comissões, bônus e entre outros valores que são acrescentados, sendo um trabalhador independente ou não associados a um sindicato.
Contudo, esse valor simplesmente é retirado o salário do trabalhador e antes da reforma trabalhista esse imposto era obrigatório, agora ele é opcional.
Planilha para Calcular Contribuição Sindical no Excel
Além disso, caso você pretenda contribuir com o sindicato e precisar saber fazer esse cálculo para ver o quanto de imposto será descontado em seu salário. Isto é, logo abaixo você irá aprender a realizar esse cálculo de maneira bem simples.
Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:
Como Calcular a Contribuição Sindical no Excel
Bem, primeiramente você precisa entender como funciona alguns campos:
- Salário: Informe o salário que você recebe no final do mês.
- Total: Nesse campo, existe a função SOMA do Excel, ela soma seu salário, porém, também pode somar outros benefícios que você recebe no final do mês e que são acrescentados encima do seu salário. Então se caso você recebe algum bônus, insira esse valor na função.
- Nº Dias do Mês: Considerando o número dias de cada mês, para fins de cálculos vamos considerar 30 dias.
Como Fazer o Cálculo da Contribuição Sindical no Excel
Antes de tudo, para realizar o cálculo de contribuição é bem simples, basta pegar o total de dinheiro que você recebe e dividir pelo os 30 dias, veja:
Com base nisso, temos o seguinte resultado final.
No entanto, então a cada final do mês, você terá que pagar esse valor de contribuição, se caso você optar por contribuir com algum sindicato trabalhista.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.
Até breve!