3 Maneiras de Filtrar no Excel

3 Maneiras de Filtrar no Excel

No Excel, podemos manipular os dados para conseguir resultados necessários para análise.

A opção de Filtrar dentro do Excel, permite encontrar resultados, considerando o critério que queremos e identificando algum padrão em meia a tanta informação.

Por exemplo, você possui uma matriz de dados classificado por cidade e você gostaria de usar a opção de filtro, para localizar apenas as informações da cidade de Maringá.

Ou seja, mesmo com várias células preenchidas, é possível extrair um elemento específico, automaticamente.

Sendo assim, no post de hoje, traremos três técnicas de filtragem, consumidas no Excel, que podem ser usadas conforme as suas necessidades de análises.

Faça o Download da Planilha da Aula para Praticar este Tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

 

Vamos lá!

1. Função FILTRO

Na planilha de Excel disponível para download, os códigos dos respectivos produtos, seu valor unitário, a quantidade vendida e o valor arrecadado, tudo isso, classificado por loja física e online.

Base de Dados para Aplicação de Filtros do Excel
Base de Dados para Aplicação de Filtros do Excel

Nesse caso, queremos filtrar nossa tabela para apresentar todos os produtos vendidos na loja física, por exemplo.

Portanto, aplique a função FILTRO ao lado da tabela e repare que logo abaixo, o Excel nos mostra os dados essenciais para completar essa função:

=FILTRO(

Utilizando a Função FILTRO no Excel
Utilizando a Função FILTRO no Excel

Sendo assim, em Matriz, selecione a tabela que a função irá aplicar o filtro (B2:G32).

Já em Incluir, selecione a coluna que consta os dados que serão de base para filtrar, no caso do nosso exemplo, é a coluna D (D2:D32).

Posteriormente, logo após selecionar a coluna com as informações do tipo de loja, coloque o sinal de igual ( = ) e entre aspas escreve “Física”, visto que, precisamos dos dados de vendas, especificamente, das lojas físicas.

=FILTRO(B2:G32;D2:D32=”Física”)

Aplicação da Função FILTRO no Excel
Aplicação da Função FILTRO no Excel

Aplicando o ENTER no teclado, teremos os valores, quantidade, produtos e códigos das vendas das lojas física.

Resultado da Aplicação da Função FILTRO no Excel
Resultado da Aplicação da Função FILTRO no Excel

Lembrando que, as informações preenchidas dentro da função, poderão ser modificadas de acordo com o que você deseja filtrar.

2. Ferramenta de Filtro

Mas, há uma maneira mais fácil e rápida de filtrar o que desejamos.

No caso, podemos utilizar a ferramenta de Filtro, disponível no Menu do Excel.

Portanto, na mesma planilha, selecione a tabela, vá até a guia de menu, em Página Inicial, selecione a opção de Classificar e Filtrar.

Logo abaixo, irá aparecer algumas opções, assim, clique em Filtrar.

Utilizando a Ferramenta de Classificar e Filtrar no Excel
Utilizando a Ferramenta de Classificar e Filtrar no Excel

Veja que, essa ferramenta trará os filtros no cabeçalho das colunas da tabela, onde é possível clicar e selecionar a opção desejada.

Utilizando a Ferramenta de Classificar e Filtrar no Excel
Utilizando a Ferramenta de Classificar e Filtrar no Excel

Ainda seguindo o primeiro exemplo, clique no Filtro de Loja e selecione apenas a opção de Física e seguidamente, em OK.

Utilizando a Ferramenta de Classificar e Filtrar no Excel
Utilizando a Ferramenta de Classificar e Filtrar no Excel

Com isso, obteremos os resultados de lojas físicas, da mesma forma que a função anterior, mas, dentro da tabela e não ao lado:

Utilizando a Ferramenta de Classificar e Filtrar no Excel
Utilizando a Ferramenta de Classificar e Filtrar no Excel

3. Formatar Como Tabela

Por fim, há uma terceira forma de filtrar seus dados.

No caso, podemos formatar a planilha como tabela, visto que essa opção, traz, automaticamente, o filtro nos cabeçalhos.

Desta forma, selecione a matriz de dados, na guia de menu logo acima, escolha a opção de Inserir.

Das possibilidades disponíveis, clique em Tabela.

Como Inserir Tabela no Excel
Como Inserir Tabela no Excel

Observe que, o Excel transformará sua planilha em uma tabela e consequentemente, incluir filtros em todas as colunas.

Possibilitando filtrar as informações, da mesma forma explicada no exemplo dois.

Como Inserir Tabela no Excel
Como Inserir Tabela no Excel

Portanto, com as três dicas acima, os usuários do Excel, serão capazes de conseguir resultados eficientes e rápidos, de maneira muito simples.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Confira mais tutoriais de Excel: