A função SOMAX2SY2, aparentemente parece complexa, pois só pelo nome não conseguimos entender seu feito. Essa é uma função pouco conhecida no Excel e é bem provável que você ainda não tenha visto.
Função SOMAX2SY2 no Excel
A Função SOMAX2SY2 é uma função do Excel que tem como objetivo retornar a soma da soma dos quadrados dos valores correspondentes em duas base de dados / matrizes.
Sendo assim, a soma da soma dos quadrados é um termo bastante comum em cálculos estatísticos.
Em outras palavras, esse tipo de função, tem como funcionalidade somar todos os resultado de várias potências de números. Para calcular a potência de um número, basta elevar a base do número ao expoente.
O que a função faz é elevar vários números ao expoente 2 e depois somar todos os resultados referente a potência obtida.
A Função SOMAX2SY2 Contém 2 Sintaxes, Que São:
=SOMAX2SY2(matriz_x;matriz_y)
A sintaxe da função SOMAX2SY2 tem os seguintes argumentos:
- Matriz_x (Obrigatório): A primeira matriz ou intervalo de valores.
- Matriz_y (Obrigatório): A segunda matriz ou intervalo de valores.
Contudo, dentro da matriz_x, você pode selecionar um intervalo de números e dentro da matriz_y, você pode selecionar outro intervalo de números.
Novamente ressaltando, essa função é bem específica, pois pode ser usada em estudos matemáticos ou trabalhos, visto que ela é uma função matemática. Isso vai depender muito da sua necessidade e ocasião.
Logo após esse tutorial, confira o seguinte artigo: Como Fazer Cálculo de Probabilidade no Excel.
Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:
Como Usar a Função SOMAX2SY2 no Excel
Primeiramente, o exemplo que iremos oferecer a você é bem simples, pois como se trata de uma função pouco conhecida, será mais fácil começarmos do zero.
Abaixo temos duas colunas com números, na matriz_x e matriz_y e do lado será nosso resultado, veja:
A função SOMAX2SY2 aceita dois intervalos selecionados, pois ela pega esses dois intervalos tira o resultado da potência dos números, elevando eles ao número 2 que é o expoente e com base nos dois resultados das duas colunas, ocorre um somatório entre os dois valores.
Muito simples!
Sendo assim, primeiramente abra a função e selecione as duas matrizes, em seguida feche a função, veja:
=SOMAX2SY2(B2:B8;C2:C8)
Pereba então que é bem fácil!
Basta indicar a primeira matriz na primeira sintaxe da função e depois indicar a segunda matriz na segunda sintaxe.
Portanto, pressionando a tecla “Enter” para confirmar, veja que o resultado abaixo foi 1.057,00:
Dessa forma, se você pegar todos os números da matriz_x e elevar ao expoente 2 o resultado será 498, logo depois pegar os números da matriz_y e elevar ao expoente 2, o resultado será 559.
Então: 498+559 = 1.057,00
No entanto, o que podemos dizer é que tudo que a função SOMAX2SY2 faz é resumir todos os cálculos que seriam necessários para chegar ao resultado acima.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!
Artigos Relacionados Ao Excel:
- Cálculo de Perpetuidade no Excel
- Cálculo Adicional Noturno no Excel
- Tabela de Cálculo de Variações no Excel
- Teste de Excel: Fazendo Cálculos com Sinais Separados no Excel