Mensagem de ALERTA no Excel (na Lista Suspensa)

Mensagem de ALERTA no Excel (na Lista Suspensa)

Antes de mais nada, você já imaginou criar uma mensagem de alerta no Excel para restringir o que pode ser digitado em uma lista suspensa? Bem, se você é um iniciante no Excel e deseja aprender essa funcionalidade poderosa, este tutorial é perfeito para você.

Neste guia passo a passo, ensinaremos como criar uma mensagem de alerta personalizada, garantindo que apenas opções válidas sejam selecionadas em uma lista suspensa.

Aprenda a dominar essa técnica essencial no Excel e aprimore suas habilidades com o popular software de planilhas.

Como Criar Mensagem de ALERTA no Excel (na Lista Suspensa)

A mensagem de alerta no Excel é uma ferramenta valiosa para evitar erros e garantir a consistência dos dados inseridos.

Além disso, com a lista suspensa, você pode oferecer opções predefinidas para o usuário, facilitando a seleção e minimizando erros de digitação.

No entanto, é importante garantir que apenas os valores corretos sejam inseridos. É aí que entra a mensagem de alerta personalizada, que irá notificar o usuário caso ele tente digitar algo fora das opções permitidas.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


 

Mensagem de ALERTA no Excel (na Lista Suspensa)

O objetivo é bem fácil! Abaixo temos algumas informações em colunas:

Mensagem de ALERTA no Excel

No campo “Banco de pagamento” iremos criar uma lista suspensa, onde constará os nomes dos bancos que estão na coluna C. Nesse quesito, somente esses nomes poderão compor o campo ao serem inseridos.

Se acontecer de algum outro nome ser inserido no campo “Banco de pagamento”, o Excel emitirá uma mensagem de erro.

Exemplo, abaixo inserimos o nome “Mercado Pago”. Esse nome não consta na coluna “Banco”, então ele não será permitido.

Mensagem de ALERTA no Excel, exemplos

Contudo, selecionando a célula F5 corresponde ao banco de pagamento, entre na guia Dados >> Validação de dados >> Lista >> Fonte e selecione o intervalo na coluna Banco:

Mensagem de ALERTA no Excel, validação de dados

Após isso, na mesma janela acesse a guia Alerta de erro, defina um título para a mensagem e escreva uma mensagem de erro:

Mensagem de ALERTA no Excel, alerta de erro

Pressione o botão “OK” e vamos aos testes!

Como podemos ver abaixo na lista suspensa, os nomes já estão prontos para serem selecionados:

 testes

Se você selecionar algum desses nomes que possuem na coluna “Banco” o Excel irá permitir.

No entanto, caso digitarmos e confirmarmos outro nome diferente, nosso resultado será esse:

tabela exibindo mensagem erro

Tudo é bem prático, selecione somente os nomes que estão na coluna banco. Caso ao contrário, uma mensagem de erro será exibida.

E em relação aos outros tipos de mensagens de erro, temos: Aviso e Informações

Mensagem de ALERTA no Excel, tipos de mensagens

Veja a seguir o que cada uma delas fornece:

  • Parar: Exibe uma mensagem de alerta ou erro, ao ponto do usuário não conseguir confirmar o nome digitado;
  • Aviso: Emite uma mensagem de aviso, mas o usuário consegue confirmar o nome caso a opção desejada seja escolhida;
  • Informação: Mostra uma mensagem informativa com poucas opções, sendo que não impede que o usuário confirme o nome digitado.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Excel: