O Excel serve não só para realizar cálculos, como também serve para elaborar planilhas com intuito de programas estudos. Você que é estudante do ensino fundamental, médio, superior ou concurseiro, tende a organizar seus estudos semanalmente e precisa de um material pronto para fazer suas tarefas.
E temos como base o Excel, hoje você aprenderá a forma mais rápida de elaborar uma planilha de estudos, simples e eficaz.
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Baixe a planilha:
Como Fazer Uma Planilha de Estudos no Excel
Nossa planilha de estudos funcionará dessa forma:
Na primeira coluna temos os dias da semana, na segunda coluna temos os horários e nos restantes temos as matérias, veja abaixo:
Contudo, existe uma questão, precisamos deixar algo mais automatizado, pois você não vai querer digitar tudo manualmente.
Na coluna de dias da semana e das matérias, vamos fazer uma caixa de listagem, onde você irá clicar nessa caixa e será aberto uma lista de opções para escolher.
Já na coluna de horário, essas informações terão que ser digitadas manualmente, até porque os horários podem variar e ficaria um processo complexo inserindo horas na caixa de listagem.
Validação de Dados na Coluna de Dias da Semana
A ferramenta validação de dados do Excel, nos permite criar uma caixa de listagem com diversas informações.
Agora, clique na célula “A3” e depois clique na guia “Dados” e no ícone de “Validação de dados”, veja:
Em seguida, escolha a opção “Lista” no campo de critério de validação:
Depois, no campo “Fonte” copie e cole os nomes dos dias da semana abaixo: Seg;Ter;Qua;Qui;Sex;Sáb;Dom
E por fim, pressione o botão “Ok” para confirmar as alterações.
Agora que a validação já está pronta, clique na alça de preenchimento e arraste para as demais células abaixo:
Você pode arrastar até a linha 100 caso necessário, dessa forma você poderá selecionar quantos dia da semanas você quiser.
Para usar a caixa de listagem clique na pequena seta que aparece do lado direito:
Depois é só escolher os dias.
Criando Uma Lista das Matérias e Uma Validação de Dados
Precisamos criar uma lista de todas as matérias que serão estudadas, essa lista seria uma coluna de preenchimento onde você será capaz mate-la atualizada com qualquer matéria adicionada.
Em seguida, criaremos uma caixa de listagem com todas as matérias que foram listadas na coluna e toda vez que surgir uma nova matéria a caixa de listagem será atualizada, com base nas informações que irão sendo adicionadas na coluna.
Inicialmente, vamos criar uma nova aba, clique no sinal de (+) que fica do lado de direito das abas do Excel:
Dentro dessa nova planilha, crie uma coluna com todas as matérias que você pretende estudar, veja o exemplo:
E posteriormente, clique na célula “C3” onde temos a coluna da “Matéria”:
Seguindo esses passos, clique novamente na validação de dados e depois em lista e selecione toda a coluna de onde as matérias foram preenchidas, você pode selecionar as células em branco, pois caso você for adicionar mais matérias a validação irá puxar todo o conteúdo adicionado:
Confirme as alterações no botão “Ok” e sua validação estará pronta, veja:
Finalizando, basta arrastar a validação para as demais células das colunas de matéria:
E pronto! Temos a planilha mais simples de estudos
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Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.
Até breve!
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