No ramo empresarial muito se fala sobre o marketing, que é a alma dos negócios, e de fato esta afirmação sem dúvidas alguma é verdadeira. Mas os atos e estratégias de marketing não se ligam somente ao ato de promover ou vender um produto, ou serviço, da mesma forma como estratégias de vendas promovem uma empresa elas surtem muito efeito também em pessoas, o chamado marketing pessoal.
Por mais que nem todo estejam familiarizados com a expressão o marketing pessoal é muito real e efetivo, tendo enorme impacto na vida de qualquer pessoa, assim como uma propagando ou anúncio promove um produto o mesmo acontece com pessoa.
Em suma, o marketing pessoal nada mais é que as estratégias de vendas tradicionais, porém, sendo aplicadas no seu mercado e ambiente de trabalho, para promover a sua imagem como profissional. Com o auxílio do mkt pessoal, você consegue se promover profissionalmente, utilizando o que sabe para se diferenciar dos demais profissionais.
É muito importante durante a sua jornada saber como diferenciar o marketing pessoal do personal branding.
No mundo do marketing você vai estar promovendo seus serviços dentro do seu mercado de atuação ou até mesmo dentro da empresa na qual você trabalha, enquanto no personal branding, o profissional passa a promover o seu nome como se fosse uma marca.
Ambas táticas de se promover são extremamente benéficas e podem gerar grandes impactos em sua carreira, sendo assim, são excelentes estratégias para melhorar sua vida profissional.
Se você é um profissional e está interessado em melhorar a sua carreira, seja com melhores oportunidades em outras empresas ou até mesmo se promover internamente na empresa que já trabalha, uma excelente saída é aplicar o marketing pessoal, tanto dentro quanto fora do seu trabalho, e neste artigo contém tudo o que você precisa saber sobre o mkt pessoal, como aplicá-lo e por onde começar.
Por onde começar o marketing pessoal
O primeiro passo para aplicar o marketing de forma efetiva e buscando sempre o melhor para você é saber de forma clara e objetiva qual é o seu propósito aplicando a estratégia de promoção, afinal, para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.
Encontre o seu objetivo imediato, como, por exemplo, conseguir um aumento do salário, para então a partir da definição de meta, você poder traçar os planos necessários para alcançá-la, procure por outros colegas que conseguiram aumento, para só então começar a pôr em prática os métodos de se autopromover.
Melhore sua comunicação
Saber como se comunicar de maneira clara, objetiva e sem espaço para ambiguidades é um dos desafios iniciais do marketing pessoal. Não importa qual é o seu objetivo, conseguir outro cargo, mudar de empresa, aumento ou até mesmo criar seu próprio negócio, todos eles vão necessitar de uma proficiência em se comunicar.
Com comunicação, não basta apenas saber falar com linguagem formal, na verdade, isso diz muito mais respeito a saber os momentos de encaixar conversas e falas descontraídas e falas formais.
Se qualifique
A escalada na carreira profissional depende muito de estar o tempo todo em busca de maiores e melhores qualificações, as vagas e promoções estão cada vez mais exigentes e com isso, você precisa estar ainda mais preparado.
Cuide de sua imagem
Por mais que o pensamento popular nos dias de hoje pregue o contrário, ainda assim, o seu visual e a maneira como se veste ainda é muito levado em conta. Sendo assim, seu objetivo deve sempre ser equilibrar o modo como se veste e porta, sem muitos exageros e simplicidades.
Saiba como trabalhar em equipe
A forma como o seu time, e colegas te veem diz muito sobre o seu marketing pessoal, se você é uma pessoa que age com diferença a depender do cargo de quem conversa é um péssimo indício que pesa muito contra seus objetivos pessoais.
Saber como trabalhar em equipe é uma das soft skills mais importantes dos dias atuais e sem ela, com toda certeza você não vai conseguir ir muito longe em sua carreira.
Para isso é necessário saber como intercalar as vontades de seu time, agir de forma igual e com a mesma flexibilidade para todos, saber como intermediar os conflitos e divergências.
Possua uma boa imagem virtual
A presença digital de qualquer empresa é indispensável para o sucesso e se você está focado no processo de desenvolver a sua imagem, gerando um marketing pessoal, isso se aplica também a você.
As suas redes sociais, são reflexo da pessoa que você é, e isso não vai mudar nunca, por isso, tome muito cuidado com o que posta, a forma como se comunica e lida com o ambiente plural que são as redes.
Para consolidar de vez o seu marketing pessoal, de forma alguma a sua imagem na internet deve conflitar com a postura que possui dentro dos negócios.
Se o seu objetivo é subir na sua carreira profissional, não se prenda apenas ao marketing pessoal, não deixe de conferir nosso artigo sobre os passos que devem ser tomados para ser promovido no trabalho.