10 Dicas de Como Dar um Feedback Negativo no Trabalho

10 Dicas de Como Dar um Feedback Negativo no Trabalho

Atualmente, no mundo corporativo, um dos principais pontos que auxilia no crescimento, no desenvolvimento e na rentabilidade das empresas são líderes e funcionários motivados, instruídos e reconhecidos. Para isso, é preciso que um bom gestor saiba como dar tanto um feedback positivo, quanto um feedback negativo para sua equipe.

Mas você sabe o que é um feedback? Ele nada mais é do que um termo da língua inglesa que, traduzido para o português, significa retorno. Ele é um importante instrumento de trabalho voltado para o desenvolvimento de pessoas.

Existem dois tipos de feedbacks, como já mencionamos brevemente, o positivo e o negativo. O primeiro, como o seu próprio nome sugere, é utilizado para enaltecer um acerto, uma ajuda, um bom desempenho, entre outras características. 

Esse modo pode ser realizado tanto em grupo, ou seja, com o time completo, quanto individual. Basta ter bom senso e uma comunicação clara e objetiva. Já o feedback negativo refere-se, por exemplo, ao alinhamento, ao comportamento, às expectativas que não foram alcançadas, entre outros fatores.

Este é recomendado que seja feito com cada funcionário individualmente, a fim de que o objetivo da conversa seja atendido e, também, que todas as possíveis dúvidas e questionamentos sejam esclarecidos, tornando, assim, o feedback mais assertivo.

Independentemente do tipo de feedback a ser transmitido, é importante termos em mente que ambos são construtivos, ajudando assim, no crescimento do colaborador e, como resultado, da instituição.

Para compreender melhor, imagine que você é líder de um time de uma determinada empresa, por isso, já possui uma certa prática em dar um feedback das ações, dos comportamentos, das entregas e dos resultados de cada funcionário.

Entretanto, aconteceu um determinado conflito entre dois colaboradores, o que resultou em alguns desentendimentos, baixa rentabilidade, desarmonia e um ambiente não saudável. Buscando melhorar essas características, uma alternativa encontrada foi dar um feedback para cada funcionário individualmente.

Diante dessa situação, você deve estar se perguntando: “Mas como eu devo proceder em um cenário como esse? Como eu posso dar um feedback negativo ao meu time?”

Calma! Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, entretanto, com cautela, respeito e seguindo algumas dicas que mostraremos para você, com certeza, tirará de letra essa questão.

10 Dicas Simples para Você Aprender a Dar um Feedback Negativo

Confira agora as dicas que separamos para te ajudar a dar um feedback negativo da melhor maneira possível para seus colaboradores, e veja como fazer isso é mais simples do que você imaginava.

1. Preste atenção às palavras, ao tom de voz e às expressões

Em um ambiente de trabalho, em qualquer momento, é necessário atentar-se às palavras que serão utilizadas, ao tom da voz e às expressões corporais e faciais, afinal, elas demonstram muito do que sentimos e do que queremos expressar no momento. 

2. Prepare-se para a conversa

Para o feedback negativo, lembre-se de que você sairá da sua zona de conforto para informar ao colaborador pontos a serem melhorados.

Por isso, é muito importante que você esteja preparado, saiba o que irá falar e como irá transmitir a mensagem. Tudo deve ser feito de maneira que não haja desentendimento e falta de respeito com o próximo.

Caso já tenha tido feedbacks anteriores, lembre-se de analisar como foi, o porquê ainda terá um ponto negativo e esclareça tudo objetivamente.

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3. Inicie a conversa pela parte positiva

Normalmente, já é de nosso conhecimento que os seres humanos possuem certas dificuldades ao escutar e ao lidar com críticas ou feedbacks negativos. Por essa razão, é muito importante sabermos como lidar com essas situações. 

Primeiramente, comece o feedback destacando todos os pontos positivos do colaborador, para, só depois, evidenciar os pontos negativos e de melhoria. 

4. Evidencie os pontos negativos por meio dos dados

Independentemente do tipo de feedback, quando formos reportar ao colaborador os pontos positivos ou negativos, é necessário ter dados para apoiar e comprovar as evidências. 

Para isso, sugere-se, por exemplo, as avaliações de desempenhos realizadas periodicamente, os registros de entregas, de pontualidade, de metas, de objetivos, de ajuda, entre outros aspectos.

5. Mostre caminhos para melhorar o desempenho

Apesar de o feedback negativo não ser algo prazeroso, é importante levar, junto à apresentação, meios de melhoria, ou seja, caminhos que podem ajudar o colaborador a não cometer os mesmos equívocos futuramente.

6. Escute o colaborador com atenção

Entender o funcionário e escutá-lo são pontos principais durante a conversa de um feedback negativo. Compreenda o motivo e as explicações que ele apresentar e busque quebrar todas as barreiras e dificuldades juntos. Afinal, um líder motiva e caminha junto ao time.

7. Reforce o objetivo da conversa

Lembre-se sempre de reforçar que o objetivo do feedback é melhorar o desempenho pessoal do colaborador dentro da empresa e fazer com que ele cresça profissionalmente.

Por essa razão, é importante não julgá-lo, não culpá-lo ou desmotivá-lo. Pelo contrário, mostre as diferentes maneiras que poderiam ter sido utilizadas para evitar tal inconsistência.

8. Mostre empatia

Lembre-se sempre de mostrar empatia e que está no mesmo “barco” que o colaborador. Que, ambos, estão remando juntos para uma empresa e por reconhecimento melhores. Coloque-se no lugar do colaborador para que ele se sinta acolhido e compreendido.

9. Não deixe o funcionário ansioso

Durante a conversa, não enrole o funcionário, ou seja, não o deixe ansioso com conversas paralelas. Vá conduzindo a apresentação de uma maneira que você fale e escute o que o colaborador tem a falar. Com isso, juntos, tracem uma solução para o problema.

10. Não espalhe o feedback para as outras pessoas

Lembre-se de não comentar com ninguém como foi o feedback. Isso é uma conversa e um assunto delicado que, certamente, deve ficar entre o líder e o colaborador.

Aproveite cada dica apresentada aqui, dessa forma, o funcionário terá mais facilidade em aceitar o feedback, os argumentos e, consequentemente, seguirá alguns pontos apresentados para melhorar o seu desempenho na próxima vez.

Lembre-se sempre: “Um feedback negativo não é uma reprovação, mas sim uma atitude de melhoria e de crescimento juntos.” E para ajudar no processo de crescimento de seus colaboradores, estudar maneiras para melhorar o desempenho e suas habilidades são uma ótima opção.